Um restaurante-escola no qual atender bem vale uma nota, por isso, da recepção à sobremesa, nada funciona menos do que exemplar
Um lugar especial para quem gosta de ser bem atendido. Em poucas palavras, este é o perfil do Estação Bistrô, um restaurante-escola mantido em parceria entre a municipalidade e a Universidade Católica de Santos. Criado como uma instituição de caráter social, hoje firmou-se como um ponto imperdível para quem gosta de comer bem, ser bem atendido e deleitar-se num ambiente agradável e bem decorado.
O bistrô foi tão bem projetado, para ocupar um dos locais mais simbólicos da cidade de Santos, a antiga estação ferroviária construída pela empresa inglesa São Paulo Railway, que até parece que a edificação foi erguida para abrigá-lo e, não o contrário. Tudo remonta à época áurea da cidade, quando o café constituía-se, de fato, no ouro negro impulsionador da economia local. Uma dica: quando for lá, não deixe de olhar para o teto; há um criativo lustre decorado com xícaras, pires e bules pendentes. Lindo.
À frente do fogão, um chef renomado comanda uma equipe de alunos, já em fase final de formação, em sistema de rodízio, e um cardápio impossível de não agradar a todos. Há pratos fixos, a exemplo da meca santista, imperdível, e outros que variam dia a dia. Os alunos são distribuídos a exemplo de um restaurante comercial; assim, da recepção ao pagamento, todos exercem funções semelhantes às que vão enfrentar no exercício profissional.
Uma diferença fundamental é que eles, em vez de salários, recebem avaliações. Bom para nós, os frequentadores, porque todos dão o melhor de si para oferecer um atendimento cinco estrelas.
Outra dica, aos sábados, vá mais cedo e com paciência, a demanda é grande. Mas até esperar constitui-se em parte do passeio, afinal, em frente, há o ; ao lado, a igreja do Valongo e incontáveis edificações históricas, com suas arquiteturas peculiares.
Na entrada do bistrô, na ampla cobertura do casarão, funciona aos sábados e domingos, uma feira artesanal com muitas peças para presentear amigos, parentes ou você mesmo. Quem pilota as bancas são os próprios artesão que, inclusive, explicam o passo-a-passo de seu trabalho. Peças industrializadas são proibidas pela prefeitura e só participam artesãos devidamente cadastrados.
Há lindas peças em madeira, patch work, conchas, tricô, crochê e bijuterias. Impossível sair de lá sem comprar alguma coisa. Os preços são convidativos, o pessoal supersimpático e produtos originais. Um fecho de ouro para um almoço perfeito.
A feira funciona apenas aos sábados e domingos entre 10h e 17 horas. O Estação Bistrô fica no largo Marquês de Monte Alegre s/n°; centro histórico de Santos. Funciona de terça-feira a sábado, das 12h às 15 horas. Fone: (13) 3219 3494.
Comentários