Cultura e sabores de Caraguatatuba, para descobrir e se encantar

O inverno é um convite perfeito para admirar a arte local e se deixar levar pelos sabores de seus muitos festivais gastronômicos

Mara Cirino
Publicado em 08/07/2019, às 12h52 - Atualizado em 23/12/2020, às 09h03

FacebookTwitterWhatsApp
Prato do Caraguá A Gosto/Kiskonofre - Claudio Gomes
Prato do Caraguá A Gosto/Kiskonofre - Claudio Gomes

Imagem acervo site

Passear em Caraguatatuba no inverno tem suas vantagens. Aliás, muitas! Afinal, pode-se aliar o visual das praias, mesmo com o friozinho, com vários passeios que permitem agradáveis caminhadas ao ar livre e visitas a espaços culturais e históricos. Há, ainda, os festivais gastronômicos que a cada ano, recebem mais e mais visitantes.

Imagem acervo site

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) é um excelente ponto de partida, no qual a história do município, contada por meio de fotos, objetos e documentos, é o seu foco principal, em mostra permanente. Na sala Caiçara, os visitantes podem admirar o cotidiano da vida caiçara, expresso numa réplica de moradia nativa, bem como a casa de farinha, alimento básico desses habitantes típicos do litoral paulista. Já a sala de Exposições está em constante movimentação, graças às frequentes mostras artísticas que ocorrem no local.

O MACC é um museu focado na preservação e conservação do patrimônio da cidade e, para tanto, utiliza ferramentas variadas, tais como tecnologia, cenografia, contação de histórias, entre outras, em salas devidamente idealizadas para abrigar cada setor.

A videoteca Lúcio Braun foca-se nas escolas, com visitas monitoradas e apoio de equipamentos de suporte às ações educativas do Polo Cultural. Oferece os projetos Cine Clube e Ponto MIS, com projeções de filmes de caráter cultural, educacional, documentários, mostras e produções.

Contação de histórias

Outro projeto bem atrativo é o de Contação de Histórias. Provocar o riso, despertar a curiosidades dos ouvintes com peculiaridades sobre a cidade e, assim, oferecer conhecimentos valiosos, é a missão da dupla Nhá Rita e Leco Borba.

Imagem acervo site

Rita Brugnerotti, 64 anos,  e Angelo Pereira, 42, têm cadeira cativa de apresentação no MACC, para grupos escolares durante a semana. Mas, é aos sábados que a dupla torna-se um atrativo a mais para os visitantes em busca de informações sobre a cultura, histórias, literatura e lendas folclóricas sobre Caraguatatuba.

As apresentações são sempre a partir das 16 horas, em ambiente que remonta à vida do caiçara, com direito a casa de barro e canoa de voga. O objetivo é entreter, divertir e emocionar.

 *O Macc fica na rua Altino Arantes, 72, centro. Funciona de terça-feira a sábado, das 10h às 18 horas. Informações: (12) 3883 9980.

Teatro Mario Covas

 O Teatro Mario Covas, no bairro Indaiá, pertinho do centro, é mais um ponto cultural que movimenta Caraguatatuba. Constitui-se no maior do litoral norte e Vale do Paraíba. Acomoda 613 pessoas, das quais 13 cadeirantes; palco de 12m por 29 metros; e área de três mil metros quadrados, com espaços para exposições, convenções e atividades educacionais e culturais.

Imagem acervo site

Sedia grandes eventos educacionais, festivais musicais, festivais de dança e de teatro. Em outubro, anualmente, realizam-se o Litoral Encena e o Fet – Festival Estudantil de Teatro. Em dezembro, ocorre a apresentação do Corpo de Baile Municipal, sempre uma atração imperdível para moradores e visitantes.

*O teatro fica na avenida Goiás, 187, Indaiá. Informações: (12) 3881 2623.

Para saborear

Agora que aproveitou um pouco da cultura de Caraguatatuba, a dica é curtir os festivais gastronômicos que a cidade oferece neste período. Só para esta temporada de inverno, são oito atrações, que já começaram em junho, com o Jazz e Vinho Festival (12 e 16), na praça da Cultura. Para as férias de julho, duas grandes atrações: o Festival da Tainha (5 a 9) e o Festival do Camarão (12 a 21).

Imagem acervo site

A Festa da Tainha é realizada na Praça de Eventos do Porto Novo, na região sul, reduto dos pescadores dessa área. Nela, o visitante pode apreciar pratos diversos feitos com o pescado de época e conhecer o artesanato local.

Imagem acervo site

Dias depois, Caraguatatuba abre o 22º Festival do Camarão, que, somente no ano passado, reuniu mais de 80 mil visitantes. Ele é realizado na praça da Cultura (centro) pela Fundacc, em parceria com a Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro. São 22 barracas; 19, para os pescadores de camarão, uma, para convidado da região sul, e duas, de doce.

Imagem acervo site

No mês seguinte, vem o Caraguá A Gosto, que começa já no primeiro dia de agosto e segue até o feriado de 7 de setembro (Independência); ele reúne comerciantes da cidade que criam um prato específico para o festival. A organização é da Secretaria de Turismo e, em 2018, contou com a participação de 44 estabelecimentos, entre bares, restaurantes, pizzarias, quiosques, lanchonetes, sorveterias e docerias.

Ainda para 2019, estão confirmados o Festival de Food Truck e Festa dos Mineiros (setembro), o Caraguá Beer Festival (outubro) e o Saberes e Sabores Caiçara (novembro).

*Sites:  www.fundacc.sp.gov.br  ou  www.caraguatatuba.sp.gov.br

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!