Acervo conta com mais de 700 peças sacras e religiosas, como a de Santa Catarina de Alexandria
Por meio de passeio guiado é possível conhecer e admirar toda a beleza deste que é considerado o segundo maior museu de Arte Sacra do Estado. O Museu de Arte Sacra de Santos, o MASS, conta com mais de 700 peças sacras e religiosas, como a de Santa Catarina de Alexandria, a mais antiga do museu, guardada numa sala vedada ao público. Pode-se observá-la através das grades de uma cela.
O relato sobre a imagem de Santa Catarina de Alexandria é bem peculiar. Em 1591, o corsário inglês Thomas Cavendish saqueou a Vila de Santos, roubou a imagem da santa da capela construída em sua homenagem pelo casal Luiz de Góes e Catarina de Aguillar, mas em seguida atirou-a no mar. Encontrada após 72 anos, a imagem de Santa Catarina de Alexandria só perdera a roda e a espada que segurava, símbolos dos objetos de tortura que a mataram.
Outra curiosidade do Museu fica na sala Frei Gaspar. É a medalha de Exorcismo, cujas réplicas podem se adquiridas. No andar inferior está exposta uma coleção de máscaras.
Há, ainda as salas temáticas, são sete ambientes distintos que, por meio de objetos, quadros e imagens, que retratam períodos e modos da monástica e religiosa.
O MASS foi inaugurado em 12 de dezembro de 1981, funciona no antigo Mosteiro de São Bento, anexado à Igreja de Nossa Senhora do Desterro. O local também conta com exposições temporárias e permanentes.
O endereço é rua Santa Joana D’Arc, nº 795. Abre de terça a domingo, das 10 às 17 horas. O ingresso custa R$ 5,00 e o telefone para contato é o (13) 3219 1111.
Comentários