Além dos irresistíveis restaurantes e café, eventos culturais, artísticos e turísticos acontecem por lá ao longo do ano
O Centro Histórico da Vila, em Ilhabela, encontra-se a 6 km ao norte do porto da balsa São Sebastião/Ilhabela. Casarões antigos, como os da famosa Rua do Meio, sediam cafés, restaurantes, hotéis, danceterias, bares e lojas de grifes, muito badalados dia e noite.
Para conhecer um pouco da história da ilha, nada melhor do que uma visita ao prédio da antiga Cadeia e Fórum, hoje sede do Parque Estadual de Ilhabela (Peib). Aberto ao público, as visitas são monitoradas pelos guarda-parques. A exposição permanente destaca a história, a cultura caiçara, o meio ambiente, a fauna e flora da região.
A poucos metros do prédio da antiga Cadeia e Fórum está a Igreja Matriz, construída em 1806. Os cerca de trinta degraus de acesso à igreja são guardados pelas imagens de São Sebastião, São Paulo, São Pedro e São Benedito. O forro da nave da igreja, pintado a óleo, reproduz Nossa Senhora da Ajuda, e o ornamento em gesso é réplica exata da antiga Igreja da Sé, em São Paulo.
A história desponta em cada esquina das ruas da Vila. Exposições de arte e outros eventos culturais acontecem no antigo prédio da prefeitura, enquanto que um simpático shopping, com lojas de moda, antiquários e docerias ocupa agora o local onde antes existia o Hotel São Paulo, em frente ao píer, onde se concentram os pescadores de linha.
A maioria dos eventos culturais, artísticos e turísticos ao longo do ano acontece na Vila, como a Festa de São Benedito em maio, a Semana de Vela em julho, o Festival de Gastronomia em agosto, as comemorações do aniversário da cidade em setembro, entre outros.
A vida noturna de Ilhabela também se concentra na Vila, onde restaurantes, bares e danceterias fervilham até altas horas da madrugada, além de hotéis de gabarito e lojas náuticas.
Comentários