Camarão na Moranga, prato imperdível nos dias frios de agosto

O prato típico agrada aos olhos e ao paladar de quem visita Bertioga nesta época do ano

Eleni Nogueira
Publicado em 12/06/2018, às 14h35 - Atualizado em 22/12/2020, às 16h25

FacebookTwitterWhatsApp
Camarão na Moranga serve bem até quatro pessoas - Diego Bachiéga/PMB
Camarão na Moranga serve bem até quatro pessoas - Diego Bachiéga/PMB

O colorido e o sabor todo especial da tradicional Festa do Camarão na Moranga, realizada pela Colônia de Pescadores Z-23, em  dá o tom do roteiro gastronômico para o mês de agosto.

O prato agrada aos olhos e ao paladar e os organizadores garantem que ninguém prepara a iguaria com o mesmo capricho e generosidade, afinal cada moranga é recheada com um molho à moda caiçara com cerca de um l kg de camarão sete barbas.

Imagem acervo site

Para os amantes dessa delícia, há duas opções: a moranga especial, decorada com lagostins e camarões rosas e a moranga simples, com o mesmo recheio e arroz à vontade.

A festa acontece tenda da na Praça de Eventos, de frente para a  no centro. Na decoração, os pescadores aproximam o público do cotidiano da pesca utilizando canoa de arrasto e redes, dentre outros itens. 

A Colônia de Pescadores realiza a festa anualmente com o objetivo de arrecadar fundos para as atividades voltadas aos interesses dos pescadores associados à entidade. A festa ocorre anualmente durante todo o mês de agosto. Ás sextas-feiras é servido jantar, a partir das 19 horas. Aos sábados e domingos a festa tem início a partir das 12 horas. 

Imagem acervo site

As colônias

O movimento pela organização dos pescadores teve sua origem em 1919, quando o cruzador José Bonifácio, sob o comando do Oficial da Marinha de Guerra, Frederico Villar, percorreu o litoral Brasileiro com a missão de implantar o Programa de Nacionalização da Pesca e Saneamento do Litoral. Com esse trabalho ele promoveu o registro e a criação das Colônias de Pescadores do Brasil.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!