A canela tem um perfume de aconchego, que invade a casa, fica marcado em nossa memória, e nos remete aos bolinhos de chuva ou arroz doce da vovó
A canela fica ótima com bebidas quentes à base de chocolate ou café. Vai bem, também, em bolos de cenoura ou de chocolate, para destacar o sabor. Mas fica ótima ainda em pratos salgados como frango, carnes e molhos. Pratos indianos, árabes e marroquinos sempre ganham o seu toque aromático. Por isso, merece todo destaque, da história à dicas e receitas.
O fascínio pela canela já dura séculos e conquistou povos de todo o mundo. Originária do Sri Lanka, foi levada para o Oriente pelos árabes e virou símbolo de riqueza na Antiguidade e na Idade Média. Sua árvore pode alcançar 10 metros de altura e a casca seca de seu tronco é que é a especiaria. No Egito antigo, era utilizada para embalsamar corpos e como afrodisíaco. Foi introduzida no Brasil pelos portugueses no século 17 e se aclimatou muito bem no Nordeste.
A maioria das canelas pertence à família Lauraceae. No entanto, as que são famosas em todo mundo pertencem ao gênero Cinnamomum; a canela-da-índia (C. zeylanicum), a canela-da-china (C. cassia) e a canforeira (C. camphora) são utilizadas desde a antiguidade.
A canela-da-china, que encontramos nos supermercados, é mais barata, mas tem menos aroma do que a original. Também é chamada de Cássia. Ela é mais grosseira, escura e dura. Entretanto, a maior parte da canela em pó encontrada é desta qualidade.
Ao comprar, verifique a data de validade (quanto mais nova melhor) e o aroma, que deve ser bem forte e característico. A canela de qualidade tem pó fino e de cor uniforme. Vale a pena pagar um pouco mais por uma canela de boa qualidade. Você vai precisar de menor quantidade e ela vai durar mais tempo. Os rótulos geralmente trazem se é canela-da-china.
Café Cremoso - ingredientes:
Preparo: em uma panela ferva o leite, junte o cappuccino e a canela em pó. Misture e deixe abafado por 5 minutos. Coe, volte ao fogo e adicione o chocolate e o açúcar. Mexa até ambos até derreterem. Retire do fogo, acrescente o creme de leite e bata a mistura em um liquidificador até ficar espumante. Rendimento: 2 porções.
*Dica: sirva quente ou gelado.
Bolo de especiarias com maçã - ingredientes:
Preparo: misture todos os ingredientes secos e reserve. Na batedeira, bata a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar por uns cinco minutos. Vá adicionando os ovos, um a um e batendo. Adicione o mel. Junte os ingredientes secos alternando com o café misturado ao vinho do Porto, batendo em velocidade baixa.
Quando terminar de adicionar e estiver homogêneo, desligue a batedeira. Junte então as frutas. Misture e leve em uma assadeira de furo no meio grande untada com margarina e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido a 200 graus por cerca de 30 minutos, ou até que, ao enfiar um palito na massa, este saia limpo (não abra o forno antes de 20 minutos, senão o bolo não cresce).
*Dica: se quiser, coloque uma calda de açúcar sobre o bolo. Misture 1 xícara de açúcar de confeiteiro com 1/4 de xícara de água e despeje sobre o bolo quente.
Tortinha de carne com batata e toque de canela - ingredientes:
Recheio:
Cobertura:
Preparo da massa: em uma tigela, coloque a farinha, a manteiga, o ovo e meia colher (chá) de sal, e amasse bem. Deixe na geladeira por 30 minutos. Depois, pegue porções de massa e, com ela, forre o fundo e as laterais de forminhas de empada. Leve para preassar em forno preaquecido a 200° por cerca de 15 minutos.
Recheio: em uma panela, coloque azeite e refogue a cebola com o alho picadinhos. Junte o pimentão picado em cubinhos e refogue. Junte a carne e vá soltando com o garfo enquanto ela frita. Quando estiver cozida, tempere com a canela, sal e pimenta a gosto. Se quiser, coloque salsinha e azeitonas picadas.
Cobertura: ferva o leite com a manteiga e misture à batata amassada. Misture o queijo parmesão e acerte o sal, se necessário.
Montagem: retire as massas do forno e coloque a carne refogada. Depois cubra com batata. Repita com todas as forminhas. leve ao forno preaquecido a 200°C até a massa dourar– cerca de 20 minutos.
Matéria produzida para a Revista Beach&Co - Edição 158/Agosto 2015; a autora é jornalista, cronista, gastrônoma, sommelièr e coautora do Livro Santos Paladares.