ALERTA NAS BALSAS

Travessias de balsa de todo o litoral podem ser interrompidas por mau tempo, alerta DH

Ventos fortes e mar agitado podem provocar atrasos e até paralisação das travessias na Baixada Santista, Vale do Ribeira e Litoral Norte

Lenildo Silva
Publicado em 17/05/2022, às 12h55 - Atualizado às 14h36

FacebookTwitterWhatsApp
Travessias de balsa de todo o litoral podem ser interrompidas por mau tempo, alerta DH Travessias em alerta - Divulgação DH
Travessias de balsa de todo o litoral podem ser interrompidas por mau tempo, alerta DH Travessias em alerta - Divulgação DH

O mau tempo que se instalou na Baixada Santista e Litoral Norte, pode provocar lentidão ou até mesmo a paralisação do serviço de travessias de balsas em todo o litoral de São Paulo. O alerta foi emitido pelo Departamento Hidroviário (DH), responsável pelas travessias litorâneas, na manhã desta terça-feira (17).

Leia os destaques jornalísticos do dia  ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

A previsão de ventos fortes e mar agitado podem prejudicar as travessias de balsas entre Santos e Guarujá, Bertioga e Guarujá e a travessia de pedestres entre Santos e Vicente de Carvalho. 

No Litoral Norte a balsa que faz a ligação entre São Sebastião e Ilhabela também deve ser impactada devido ao mau tempo. Já no Vale do Ribeira, os trajetos de Iguape a Juréia e Cananéia a Ilha Comprida e ao continente também podem registrar atrasos.

Em nota enviada ao Portal Costa Norte, o DH ressalta que a medida é referente ao alerta emitido pela Marinha do Brasil, para a passagem de uma frente fria, nesta semana, que pode ocasionar temporais com fortes ventos de até 88 km/h e maré alta, gerando ressaca nos próximos dias.

Por conta destas estimativas, o DH orienta que os usuários das balsas programem sua viagem antecipadamente e acompanhem as informações pelos seguintes canais:

Site Travessias; Twitter; telefone: 0800 7733 711 ou Aplicativo Travessias, disponível gratuitamente para Android e iOS.

Tempo no Litoral

O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), informou que a previsão meteorológica para o litoral de São Paulo é de maré elevada a partir desta terça-feira, mas os impactos de mar agitado e ressaca devem ser observados na quarta-feira, segundo a entidade.

“Se a previsão se mantiver há possibilidade de alagamentos nos períodos de maré elevada, podendo haver impactos nas estruturas urbanas costeiras no município de Santos”, ressalta o NHP em comunicado.

O núcleo prevê que, por volta de 16h de terça, a maré ultrapasse 1,9m na Baía de Santos e 2 metros no interior do estuário. Isso significa um aumento de 60 centímetros em relação à tábua de marés. Na quarta, o nível da maré deverá subir de 2 metros e 2,10m, respectivamente

Ciclone Yakecan

A formação de um ciclone ou tempestade subtropical batizada pela Marinha do Brasil de Yakecan, que significa "o som do céu" em tupi-guarani, pode evoluir ao longo desta terça-feira (17) com rajadas de vento superiores a 100 km/h e subir a costa do Rio Grande do Sul, atingindo Santa Catarina, Paraná e o sul do estado de São Paulo.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Segundo comunicado conjunto da Marinha e do Inmet, até a noite de quarta-feira essa tempestade subtropical pode se intensificar e ser classificada como tempestade tropical, com rajadas de vento que poderão superar os 110 km/h, do extremo sul e leste do Rio Grande do Sul ao litoral de Santa Catarina.

Leia mais:Marinha alerta e forte ciclone deve causar grandes estragos no Sul do Brasil

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!