Costa Norte
Publicado em 05/05/2012, às 04h51 - Atualizado em 24/08/2020, às 01h01
A 1ª escola de atletismo de Bertioga será inaugurada sábado (05), às 16h, na rua Epifânio Batista, no bairro Vicente de Carvalho II. Intitulada como ‘Antonio Monteiro’, a unidade é uma homenagem ao pedestrianista local, que no sábado vai completar 66 anos. A escolinha é uma iniciativa da prefeitura junto com o coordenador técnico Zezinho Reis, que auxilia diversos esportistas da cidade, inclusive Monteiro, que vem se destacando em competições.
Presenças Durante a inauguração, está garantida a presença de dois nomes do esporte da região: Angelina das Graças Rafael e Adilson Dama.
Inscrições Os interessados em se inscrever para as aulas que acontecerão no campo de futebol do bairro podem procurar Zezinho Reis pelos telefones (13) 9609-6477 e 9626-5979. Os treinos acontecerão aos sábados e domingos, das 8h às 10h e das 16h às 18h. Os atletas interessados deverão ter idade entre 10 e 16 anos e será exigida a autorização por escrito dos pais ou responsáveis.
Homenagem Antonio Monteiro da Silva é morador de Bertioga há 35 anos. Abandono na infância, bebida na fase adulta e um câncer superado, por tudo isso ele já passou. Mas nada o fez desistir do esporte. Nascido em Saboá (PE), ele chegou à cidade para trabalhar na construção civil e, por recomendação médica começou a praticar corrida. “Eu bebia para dormir e acordava para beber”, conta Monteiro, lembrando que o médico havia detectado colesterol alto. “Parei, orei e Deus me abençoou”, diz o atleta, que tinha o apelido de ‘Diabinho’. Com o treinamento, começou a conquistar mais pódios.
O retorno Em 2009, uma hepatite o tirou dos treinamentos. Recuperado da doença, voltou a treinar. Em 2010, um câncer de próstata o fez parar com a corrida. Após o tratamento, retornou aos treinamentos, mais uma vez, e conquistou várias medalhas na sua categoria, ficando em 1º lugar nos principais eventos de pedestrianismo da região.