Costa Norte
Publicado em 04/10/2013, às 07h57 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h07
Tema das imagens é o próprio município, sobre qualquer ponto de vista; podem ser abstratas, de paisagens, urbanas, noturnas, natureza, sociais, retratos
Em sua segunda edição, o Revela Bertioga 2013 convoca fotógrafos amadores e profissionais, para participarem das exposições Bertioga Revelada e Revelações de Bertioga, com a finalidade de encontrar, selecionar e expor os talentos da região. “A exposição coletiva Bertioga Revelada é um dos grandes charmes do evento. Em 2012, a exposição surpreendeu a todos os participantes, revelando talentos da cidade. Foi um grande sucesso entre os fotógrafos visitantes, a imprensa e os moradores que estiveram na mostra. Acredito que ganhou relevância por ser produzida pela população de Bertioga e apresentar excelente qualidade técnica e artística”, disse Zé Zuppani, curador da exposição coletiva e dos ensaios fotográficos. A primeira convocatória começou dia 1º e segue até o próximo dia 14. Podem participar bertioguenses e frequentadores de Bertioga, com fotografias profissionais e amadoras. O tema das imagens, como no ano passado, é o próprio município, sobre qualquer ponto de vista. Poderão ser fotografias abstratas, de paisagens, urbana, noturna, natureza, social, retrato, etc. Serão selecionadas 60 imagens de 60 fotógrafos diferentes, que serão expostas nos tamanhos de 40cm x 60cm, como parte de um conjunto de três ocas interligadas, no Parque dos Tupiniquins, em Bertioga.
Novidade Como novidade deste ano, está o edital para os ensaios fotográficos Revelações de Bertioga, que será aberto entre os próximos dias 15 e 22. Os interessados deverão enviar um ensaio fotográfico composto por 12 a 14 fotografias para a curadoria do evento. Dois fotógrafos terão como prêmio a oportunidade de expor 10 fotos de seu ensaio, no tamanho de 40cm x 60cm, no Forte São João. “Neste edital, o objetivo é a estética de um ensaio. A composição, a criatividade e a coesão entre as fotos enviadas serão os fatores que definirão os premiados. As fotografias também devem ser feitas no município e podem conter desde objetos abstratos até realistas, como o fotojornalismo, por exemplo. A ideia é incentivar os fotógrafos, amadores e profissionais, a criarem sua arte em formato de ensaio”, explicou o curador. As exposições estarão abertas ao público durante o Revela Bertioga 2013, que acontecerá do dia 21 de novembro a 1º de dezembro.
Serviço - os fotógrafos interessados em participar das convocatórias das exposições devem acessar a página facebook.com/revelabertioga e ler os regulamentos no site www.revelabertioga.com.br/coletiva ou www.revelabertioga.com.br/ensaio. Mais informações pelo emailcontato@revelabertioga.com.br ou no telefone (13) 3319-9150.
Grande encontro A prefeitura de Bertioga, com apoio com apoio do Conselho Municipal de Turismo (Contur), do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), realiza pela segunda vez, este grande encontro de fotógrafos da Baixada Santista, entre os dias 21 de novembro a 1º de dezembro. O evento contará com a presença de experientes fotógrafos de renome nacional e de diversas regiões do Brasil, desenvolvendo palestras, exposições, mesas de debates, além de atividades como projeções fotográficas e foto escambo, todas abertas ao público, no Forte São João e no Parque Tupiniquim de Bertioga, gratuitamente.
Saídas Durante o evento, os fotógrafos e interessados pela arte da fotografia podem participar de cursos, com saídas fotográficas em regiões turísticas do município, acompanhados de renomados fotógrafos. Serão abertas 10 vagas por saída fotográfica e as inscrições serão online, ao preço de R$ 20,00. Para acompanhar toda a programação e não perder as datas de inscrições e de envio das fotos para os editais do Revela Bertioga 2013, acesse a página do evento no facebook.com/revelabertioga e o site www.revelabertioga.com.br.