Prefeitura recomenda cuidado a banhistas no rio Guaratuba

Costa Norte
Publicado em 20/09/2013, às 14h22 - Atualizado em 24/08/2020, às 01h22

- Costa Norte


Por Antonio Pereira

Um final de semana de sol e uma paisagem paradisíaca; o cenário parece perfeito para passar a tarde com a família às margens do rio Guaratuba, em Bertioga, mas não é. O registro fotográfico de domingo último (15), feito pela reportagem do Jornal Costa Norte (JCN) mostra motos aquáticas dividindo espaço com banhistas no rio. E o pior: no local não há sinalização alertando os banhistas sobre o perigo. A área em questão fica a menos de um quilômetro da praia de Guaratuba, local onde a menina Grazielly Lames, de três anos de idade, foi vítima fatal em um acidente envolvendo esse tipo de embarcação, em fevereiro de 2012. Segundo Bolívar Barbanti Júnior, diretor de Operações Ambientais de Bertioga, as pessoas devem fazer uma avaliação do movimento de embarcações antes de entrar no rio. Isso porque a cidade ainda não tem um plano de ordenamento naquele trecho, o que, de acordo com o diretor, deve ser formalizado até dezembro, antes da temporada de verão. “Nossa intenção é demarcar um espaço com boias, exclusivo para banhistas, e, com isso, reduzir o risco de contato deles com essas embarcações”, explicou. Atualmente, o limite da área de embarcações com motor em relação à faixa de areia das praias é de, pelo menos, 200 metros; já em rios, a delimitação é inexistente.



Convênio com Marinha No mês de outubro, com data a ser definida, o Departamento de Operações Ambientais (DOA) de Bertioga se reunirá com representantes de todas as marinas da cidade para apresentar um convênio firmado há um mês com a Marinha do Brasil, pelo qual a municipalidade destacará quatro guardas municipais para lhes prestar informações sobre supostas irregularidades que venham a acontecer na entrada e saída de embarcações. De acordo com o diretor, o convênio não cobre situações como a do rio Guaratuba, por estar restrito apenas à entrada e saída de embarcações, conforme contempla o Decreto Municipal 1183/2012.

Denúncias Qualquer pessoa que avistar uma embarcação trafegando por uma área considerada irregular pode informar o DOA pelo telefone (13) 3317-7073 ou pelo 153, da Guarda Civil Municipal (GCM). A recomendação dada pelas autoridades é que a pessoa, ao ligar, informe o número da embarcação que, geralmente, fica na parte lateral das motos aquáticas ou na popa de barcos e lanchas; se possível, deve tirar uma fotografia. Procurada pela reportagem do JCN, a Capitania dos Portos não foi localizada para falar a respeito.