Para alegria dos comerciantes, turistas começam a lotar as praias, em Bertioga

Costa Norte
Publicado em 06/01/2012, às 10h21 - Atualizado em 24/08/2020, às 00h54

- Costa Norte


Por Ana Cláudia Gomes

Minas Gerais, Tocantins e Goiás são alguns dos Estados de onde vêm os turistas que aproveitam o Verão, em Bertioga, neste ano. Muitos, pela 1ª vez, outros já se apaixonaram pelas paisagens da cidade e retornaram. Existem também os que vêm de regiões mais próximas, como a Zona Leste paulista e do Grande ABC. E vêm para passar somente o dia, como é o caso da professora Kátia Tavares de Alvarenga, de São Miguel Paulista, que passou a terça-feira (03), curtindo a Praia da Enseada, com mais 15 pessoas da família. “É rápido chegar em Bertioga. Viemos só para passar o dia”, afirmou. O contador Vanderlei Nogueira da Silva alugou uma casa na cidade pela 1ª vez, onde está hospedado com mais 6 pessoas da família. “Gostei muito daqui, mas acho que falta infraestrutura na praia, como chuveiro”, reclamou. Ao ser questionado se as obras de revitalização da orla da praia, que estão em andamento, na região central, atrapalham o turismo, ele garantiu que não. “Na verdade, são necessárias para a cidade ficar mais bonita”, comentou o turista que fica em Bertioga até dia 15 deste mês.

Encantada Hospedada com a família – marido e dois filhos – em um hotel em frente à Enseada, a coordenadora de Projeto Social, Rose Hernandes, de Itápolis, região Oeste de SP, estava encantada. “É a 1ª vez que vimos para Bertioga. A praia é limpa e o ambiente familiar. Com certeza, vamos voltar no ano que vem”. A auxiliar administrativa, Luciana Generoso, também estava com a família (marido e filha), curtindo a praia. “Conseguimos comprar uma casa em Bertioga, estávamos em 27 pessoas durante o Réveillon, agora, 24 foram embora”, comentou rindo a turista de Itaim Paulista, que disse que a cidade é muito boa para “desestressar”.



Prainha Branca Pela 2ª vez em Bertioga, a secretária Nilda da Silva, que veio com a família de Lavras, na região Sul de Minas Gerais, aguardava a balsa na manhã de terça-feira (03), para atravessar o Canal de Bertioga e visitar a Prainha Branca, em Guarujá. “Já conheço essa praia e acho o lugar mais lindo que já conheci”, opinou a turista, que está hospedada em Bertioga. Já o estudante Guilherme Molina, de 13 anos, veio de Palmas, no Tocantins, mais uma vez esse ano para curtir as férias. “Venho todo ano. Gosto muito das praias”.

Mochila De mochila nas costas, o mecânico Robson da Silva, de Santo André, estava em Bertioga pela 1ª vez. “Gostei muito das paisagens. É uma cidade muito bonita”. O turista veio do ABC com um amigo, deixou o carro em um estacionamento, para acampar na Prainha Branca. “Pretendemos ficar até sábado [dia 07]”.