Costa Norte
Publicado em 27/10/2011, às 09h28 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h33
Pelo 3º ano consecutivo, o NOB (Núcleo Orquidófilo de Bertioga) vai promover a Semana de Orquídeas e Bromélias, no interior do Forte São João, centro, no próximo fim de semana (05 e 06/11), das 10 às 19h. Cerca de 10 entidades representadas pelo Litoral Paulista e Grande SP devem participar. Também deve estar presente o taxonomista (especialista na identificação de espécies) e diretor técnico do CPO (Círculo Paulista de Orquidófilos), Marcos Antonio Campacci, que é o atual presidente do NOB e o casal de veranistas e amante de orquídeas e bromélias, Celso e Solange Peres, entre tantos outros. Com patrocínio do comércio local e apoio municipal, essa edição do evento contará com novidades. Além da exposição de inúmeros tipos das duas plantas e das oficinas sobre manejo e conservação das espécies, haverá a realização da pintura de orquídeas em cartões de mensagem e técnica de pintura em óleo sobre tela, inspirado nas orquídeas e bromélias.
Fotografias Uma mostra fotográfica retratando toda a paixão dos bertioguenses que cultivam as espécies também irá ocorrer, por meio do Foto Clube Lentes Caiçaras. E mais: os tradicionais sorteios de orquídeas e bromélias e a distribuição de revista que conta a biologia e conservação dessas plantas na Mata Atlântica e, consequentemente no município, e toda a trajetória do grupo local que atua em prol desta temática também deverão acontecer no evento.
Plantio Como nos anos anteriores, ainda está previsto o plantio de mudas de orquídeas e bromélias nas árvores do Parque dos Tupiniquins, a ser feito por crianças da comunidade, com o auxílio da Guarda Ambiental e dos orquidófilos da cidade. A atividade, segundo o NOB visa não somente valorizar a paisagem do parque, mas promover a educação ambiental acerca da importância das epífitas para o ambiente natural e ainda despertar a consciência sobre o manejo predatório, que coloca estas espécies em estado de vulnerabilidade e, outras, até em extinção.
Nativas Vale ressaltar que as espécies a serem utilizadas nesse plantio são exemplares de plantas nativas do município, classificadas como ameaçadas de extinção. Segundo pesquisas calcula-se mais de 150 tipos diferentes de orquídeas existentes somente em Bertioga.
Serviço: III Semana de Orquídeas e Bromélias Data: 05 e 06 de novembro, das 10h às 19h Local: Forte São João, centro de Bertioga