Costa Norte
Publicado em 24/11/2012, às 04h43 - Atualizado em 24/08/2020, às 01h10
Por Maria Paula
A equipe santista de Canoa Havaiana, Tribo Q’Pira participa neste fim de semana (23 a 25) do Campeonato Sulamericano VA’A Argentina 2012, nas águas de Puerto Madero, em Buenos Aires. A prova faz parte da 11ª etapa Sulamericana do Circuito Mundial da modalidade e é válida pela Federação Internacional de VA’A. O evento conta com 60 participantes do Brasil, entre eles, o bertioguense Cadu Zaidan, vice-campeão brasileiro, que faz parte da equipe santista e participará na categoria V6 Masculino Open. O atleta embarcou na quarta-feira (21), com os outros cinco integrantes da equipe: Celso Filetti, Felipe Newman, Marcos Mendes, Mario Cavaco e Cauê Serra. Além da Argentina fazem parte dessa Etapa Sulamericana, o Brasil, Peru e o Chile. Serão 24 km de prova para a categoria principal Senior-Open. Cadu disse que disputará pela vitória e que vem se preparando, há tempos, para mais esse título. Os treinos ocorrem no Canal de Bertioga e na Ponta da Praia, em Santos, onde a equipe se encontra três vezes por semana.
Prova é válida pela Federação Internacional de VA’AEntusiasmado “Além do prazer pelo esporte e dos desafios que a prova determina, o maior objetivo é ganhar o ‘Bolsa-Atleta’, do governo federal”, esclarece o canoísta, bastante entusiasmado. O programa visa garantir uma manutenção pessoal mínima aos atletas de alto rendimento, que não possuem patrocínio, buscando dar condições para que se dediquem ao treinamento esportivo e participação em competições visando o desenvolvimento pleno de sua carreira esportiva. Caso a equipe Tribo Q’ Pira fique entre os três primeiros colocados no Sul Americano da Argentina, o ‘Bolsa-Atleta’ estará garantido.
Currículo Cadu participa da Canoa Havaiana desde 2004, e em 2006 entrou para a Tribo Q’Pira. Um ano depois, os integrantes foram os primeiros colocados no Campeonato Aberto do Rio de Janeiro. No currículo, Cadu traz ainda o título de vice-campeão no Sul Americano de Maratona em Caiaque (cat.ind.), que aconteceu em São Vicente, em 2008. Essa prova rendeu ao canoísta o benefício do seu 1º Bolsa-Atleta. Numa outra prova válida pelo Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica em Caiaque, também individual, Cadu foi o vice-campeão.
Volta dos brasileiros está prevista para segunda-feira (26)