Costa Norte
Publicado em 15/12/2012, às 05h53 - Atualizado em 24/08/2020, às 01h11
Por Ana Cláudia Gomes
anaclaudia@costanorte.com.br
A premiação dos 15 alunos de Bertioga, vencedores da 5ª edição do concurso ‘Costa Norte Escola: Comunicando para Educar’, o CNE, aconteceu nesta quarta-feira (12), na Sala de Convenções do Sesc-Bertioga. Em 2013, o concurso, idealizado pelo Sistema Costa Norte de Comunicação, entrará em seu 3º ano de realização. Em dois anos e meio já envolveu mais de 10 mil crianças da rede municipal de ensino.
Como nas premiações anteriores, a emoção e o orgulho tomaram conta do público, formado principalmente por familiares dos vencedores. Além do desenvolvimento pedagógico das crianças, elas passam por um dia de celebridade, recebendo o certificado e a premiação, posando para fotos e concedendo entrevistas.
O concurso premia alunos da rede municipal de ensino, do 1º ao 5º ano, que se classificaram em 1º, 2º e 3º lugares, nas categorias cartaz, história em quadrinhos, propaganda e texto informativo, sempre abordando o desenvolvimento sustentável. Neste semestre, mais de 3,7 mil trabalhos foram elaborados.
Novidade
O CNE é desenvolvido em parceria com a prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria da Educação do município. Todos os temas são estabelecidos de acordo com os critérios do sistema apostilado adotado na rede municipal. De acordo com o idealizador do projeto e diretor do Costa Norte, Roberto Zaidan, para o próximo semestre haverá novidade. “Vamos buscar trabalhar alguns recursos áudio-visuais, unindo os patrocinadores às crianças. Vamos produzir DVDs com tudo que nossos apoiadores fazem em prol do meio ambiente e esse material poderá ser utilizado como apoio para os professores”, detalhou.
Cidadania
Também presente, o diretor-presidente do Costa Norte, Ribas Zaidan, disse que o CNE colabora para a formação da sociedade. “Ajuda a formar uma sociedade mais justa, mais consciente, porque transmite para as crianças a conscientização de que o desenvolvimento pode ser aliado a boas ações ambientais e o projeto ainda proporciona o desenvolvimento intelectual das crianças”.
Já a diretora da Emeif Jardim Rio da Granja, Fátima Barreto, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento pedagógico. “É muito importante porque trabalha com todas as tipologias textuais, que nem sempre é muito fácil para a criança, e auxilia os professores a desenvolver o trabalho”, comentou.
Premiação
Além dos alunos vencedores, os professores, diretores e escolas também receberam prêmios, a escolha de cada um. Entre os prêmios mais pedidos está o Playstation 2, celulares, bicicletas e câmeras digitais. As escolas também tiveram opção de escolha, de acordo com suas necessidades e, entre os pedidos, estão impressoras e mini system.
Educação ambiental
Empresas de vários segmentos, que reconhecem a importância do desenvolvimento sustentável, apoiam o CNE. É o caso da BTP (Brasil Terminal Portuário), que desenvolve cerca de 20 projetos de educação ambiental. “O que o Costa Norte Escola faz com as crianças, fazemos com os adultos, abordando temas ambientais. Por isso, apoiamos o projeto”, comentou Elisabete Ramos, coordenadora de Meio Ambiente da empresa.
A importância da disseminação da educação ambiental por meio das crianças foi destacada pelo gerente da Sabesp de Bertioga, Alexandre Menuchi. “Esses projetos são envolvidos com a parte operacional da nossa empresa, que busca o bem estar da família, que é conquistado com o conhecimento que as crianças levam para casa”.
“O Costa Norte Escola faz o que a Sobloco Construtora faz: coloca a criança para pensar, refletir de como é feita a interação do homem com o meio ambiente. Isso é sustentabilidade”, relatou o representante da Sobloco, Paulo Velzi.
Reconhecimento
Ao final de cada semestre, as crianças vencedoras recebem premiações. Entretanto, para a secretária da Educação de Bertioga, Antonia Malafatti, o prêmio maior é ver a satisfação das crianças por terem seus trabalhos lidos e reconhecidos. “O reconhecimento é a maior premiação”.
Também presente à cerimônia, a diretora Regional de Ensino, Dulce Ceneviva, considerou que a educação só vai progredir no país se cada cidadão achar que o problema é de si próprio. “Foi isso que o Sistema Costa Norte fez: assumiu a sua parcela de responsabilidade e disse: ‘eu posso ajudar’. E tem ajudado muito. Espero que consigam crescer e levar o projeto para outras cidades da região”.
Divulgação
O projeto ‘Costa Norte Escola’ é divulgado em todos os veículos que compõem o Sistema Costa Norte de Comunicação: a rádio Praia FM – 106,1; a TV Costa Norte – Canal 48 UHF, o Jornal Costa Norte, a revista Beach&Co. e ainda na internet, no site do sistema.
Apoio
O CNE – Costa Norte Escola: Comunicando para Educar conta com apoio da Sabesp/Governo do Estado de São Paulo, Brasil Terminal Portuário, Buriqui Costa Nativa, Mare Incorporadora, Sobloco Construtora, Sesc Bertioga, Subway e Cacau Show.
Exibição
A cerimônia completa de entrega da premiação para os vencedores do CNE será exibida pela TV Costa Norte – Canal 48 UHF, às 18h deste sábado (15).