Aves raras são avistadas em Bertioga

Os animais foram fotografados durante o 11º Curso de Observação de Aves da Birding Brasil

Da Redação
Publicado em 14/10/2019, às 13h28 - Atualizado em 26/08/2020, às 22h34

Observadores de aves na trilha do Itaguaré - Aluizio Durço Bernardin

Duas aves raras no estado foram avistadas em Bertioga, durante o 11º Curso de Observação de Aves da Birding Brasil, realizado nos dias 5 e 6 de outubro, no Parque Estadual Restinga de Bertioga. No encontro inusitado, foram vistos o martinho ou martim-pescador-miúdo (Chloroceryle aenea) e o maçarico-de-bico-fino (Calidris bairdii), ambos na praia de Itaguaré. O momento foi registrado pelas lentes fotográficas de Marcelo H. Marques e Tania Mara de Camargo, respectivamente. 

A oportunidade de ver pássaros raros e tantos outros ocorre por meio de uma parceria entre a Fundação Florestal e a Birding Brasil. O curso é voltado para biólogos, monitores ambientais, guias turísticos, estudantes, ambientalistas, fotógrafos da natureza, a comunidade de observadores de aves que é internacionalmente conhecida como 'birdwatchers', e demais entusiastas. 

Acredita-se que a observação de aves possa movimentar o turismo e, segundo a bióloga Tietta Pivatto, em texto publicado em seu blog no ano de 2006, a estimativa é de que mais de 600 turistas tenham vindo ao Brasil especificamente para este propósito, o que movimentou cerca de US$ 1 milhão. Por falta de levantamentos oficiais, acredita-se que a observação de aves possa promover uma movimentação turística da ordem de milhares de pessoas por mês, e incremente a economia turística em milhões de reais anualmente.

Curso

O curso foi ministrado por Carlos Otávio Araujo Gussoni, doutor em ciências biológicas (zoologia), pós-doutorado em zoologia, ambos pela Unesp, e especializado em ornitologia. A capacitação foi dividida em atividades teóricas e práticas na identificação e observação de aves. Para ele, a observação de aves é uma grande oportunidade para incentivar a educação ambiental, conservação e aumento do conhecimento local sobre as aves presentes na região.

Durante a parte prática, em meio à restinga, os participantes vislumbraram a rica diversidade de aves de Bertioga. Durante a manhã de atividades práticas, foram registradas 91 espécies de aves que corroboram com o artigo científico recém-publicado na revista Unisanta Bioscience, cujo autores são Marcelo Bokermann e Sandra Regina Pardini Pivelli, como o gavião-bombachinha (Harpagus diodon) fotografado por Celmo Coutinho. Além dele, as aves raras no estado citadas acima. 

Para os participantes da Associação Bertioguense de Ecoturismo (Abeco) e da Associação de Monitores Locais de Bertioga (Amolb), o conhecimento adquirido durante o curso será utilizado para melhorar a prestação de serviços de monitoria local e condução de fotógrafos de natureza, bem como aumentar a observação de avifauna presente nos parques de Bertioga e suas praias.

Bertioga AVENTURA TRILHAS CACHOEIRAS observação de aves praia de itaguaré birding brasil parque restinga bertioga