Uma arte milenar que ganhou força nos dias atuais está fazendo sucesso na cidade de Santos, no litoral de São Paulo. A padaria artesanal Du Forno utiliza a técnica da fermentação natural, que tem maior aproveitamento dos nutrientes e evita a azia e má digestão.

A Du Forno produz uma imensa variedade de pães inspirada em diversos países da Europa. O continente europeu, aliás, foi o ponto de partida para o início desta história deliciosa.

Em 2018, quando o administrador de empresas Marcos Vale e a fisioterapeuta Adriana Martins decidiram tirar um ano sabático, nem passava pela cabeça do casal abrir uma padaria. “Nós sempre quisemos morar no Nordeste do Brasil e trabalhar com turismo”, conta Marcos.

Marcos e Adriana eram moradores da cidade de Arujá (SP), e o administrador trabalhava como gerente de serviços em uma multinacional alemã, no Morumbi, em São Paulo. “Eu viajava mais de uma hora todos os dias. Eu queria mudar de cidade, de estado, ter um negócio próprio e ter qualidade de vida”.

O casal idealizou esse sonho em 2009, mas foi em 2018, quando o administrador deixou o emprego, que puderam dar início ao plano e colocar a casa à venda.

“Eu sai da empresa e queria tirar um ano sabático, dar uma volta ao redor do mundo. Já conhecia alguns países, vários lugares do Brasil, e a ideia era ficar um tempo prolongado mesmo, só viajando”.

Eles foram para o leste europeu e deixaram a decisão de suas vidas para a volta. Visitaram países como Rússia, Polônia, Hungria, Bulgária, Estônia, Letônia e a Romênia. Este último, em especial, conquistou o coração dos brasileiros e os motivou a mudar de planos.

O que mais chamou a atenção de Marcos foram os preços acessíveis. “Não é como no Brasil que, pra pessoa consumir um produto de alta qualidade, tem que fazer parte de uma classe social mais elevada. Me chamou atenção, na Romênia, a gente via várias lojas de pães, pequenas padarias, com uma variedade de produtos grande, feitos na frente do consumidor. Não tinham parede que separava a produção”.

Recalculando a rota

Quando um comprador da casa apareceu, o casal voltou ao Brasil motivado a entrar no ramo da gastronomia. “Corri para me especializar. Sempre trabalhei com equipamentos farmacêuticos, máquinas. Nada a ver com cozinha, alimentação. Fiz cursos no Shimura e na France Panificação".

Além da mudança de ramo, o casal mudou o destino inicial, que era o Nordeste do Brasil. “Recebemos uma ‘intimação’ de amigos nossos que foi fundamental para que pudéssemos viabilizar essa loja. Nos convidaram a conhecer Santos e passamos alguns dias na casa deles. Gostamos da cidade, eu mesmo não conhecia”, disse.

Ao pesquisar, o casal decidiu mudar para Santos devido à qualidade de vida aliada a algumas semelhanças com a capital. Mudaram em fevereiro de 2019 e procuraram um salão próximo à praia, mas se assustaram com o valor dos aluguéis. “Não dava pra gente arriscar".

Após um ano de pesquisa, o casal encontrou o seu primeiro ponto e abriu as portas para o público no dia 29 de dezembro de 2020. “Foi um dia que não fazia sentido nenhum abrir”, brinca Marcos. “Mas decidimos abrir e logo na sequencia fechamos, dia 30, 31 de dezembro”.

Hoje, com quatro meses de abertura, o casal tem a ajuda de mais três funcionários e perspectiva de crescimento de 10% a 15% ao mês. “Estamos confiantes porque é uma tendência o nosso segmento. A cultura está mudando”.

Todos os produtos vendidos na Du Forno são saudáveis, com exceção da média, o famoso pão francês. “É um pão pobre de ingredientes, mas que todo brasileiro gosta. Foi uma resistência muito grande pra eu fazer, mas cedi por conta da vizinhança".

"As pessoas chegavam na porta perguntavam se tinha média. Se não tinha viravam as costas e iam embora. Decidi fazer a média uma vez por dia, só a tarde. Produzimos 40 médias por dia e, às sextas-feiras, a gente produz 60”.

Com isso, Marcos consegue trazer as pessoas para dentro de sua loja e levá-las a conhecer outros produtos. “Tem clientes que não levam mais a média, preferem a baguete, por exemplo, que é um pão saudável, de fermentação natural, que traz benefícios pra saúde e que não deixa a pessoa com aquela sensação de estomago cheio, sabor de fermento, nada disso”, revelou.

Atualmente, o carro-chefe da Du Forno são as baguetes, mas o pão de parmesão e o pão de forma 100% integral também fazem sucesso na padaria. Alguns levam 24 horas para a fermentação.

A Du Forno Pães & Sabores fica na rua Barão de Paranapiacaba, nº 196, no bairro Encruzilhada, em Santos. Para conhecer os produtos acesse: https://duforno-paes-sabores.kyte.site/paes-de-fer-natural.