LITERATURA NO LITORAL

Aventuras de Jonny e Anita: conheça a obra infantil de autora de São Vicente (SP)

Após abordar o universo feminino e da maternidade, escritora Helena Fraga se aventura na literatura infantil em livro que homenageia seus dois filhos

Da redaçãoPublicado em 13/05/2021 às 15:24Atualizado há 13/05/2021 às 16:22
Capa da obra infantil de Helena Fraga (Imagem: Reprodução)

Capa da obra infantil de Helena Fraga (Imagem: Reprodução)

A escritora do município de São Vicente, Helena Fraga, segue os passos de Monteiro Lobato e outros mestres da literatura brasileira, desbravando os reinos da literatura infantil em seu livro Aventuras de Jonny e Anita - Viagem ao Recanto dos Sentimentos, uma história que ensina as crianças a lidar com sentimentos como ansiedade, medos, alegrias, decepções, raiva de uma forma lúdica.

O livro é dedicado a João Henrique e Ana Helena, dois filhos da autora. “Escrevi há alguns anos, em homenagem aos meus filhos. É uma história para ensinar às crianças sobre nossos sentimentos de forma fácil e lúdica”, afirma o autora em sua página oficial.

O próprio mergulho de Helena Fraga na literatura se deu em forma de homenagem. Quando seu pai completou 70 anos, ela resolveu presenteá-lo com um livro que contava sua história. Antes disso, porém, Helena já escrevia desde os 13 anos. Nas resmas de papel ela guardava suas confidências.

Helena Fraga, autora do livro Aventuras de Jonny e Anita e de outras obras. Autora é natural de São Vicente (Imagem: Reprodução / Acervo Pessoal)

Depois disso, nos anos 80, formada em Jornalismo, ela conciliava a escrita com a administração do empreendimento da família - negócio do ramo de manutenção automotiva.

A escritora de São Vicente é também uma desbravadora de linguagens e tecnologias. Nos anos 90, quando adotou seu primeiro filho, comprou também um computador e foi uma pioneira das publicações literárias na internet, num período em as redes sociais nem pensavam em existir. A escritora aprendeu sozinha a programar em HTML e lançou o portal poetando em 1996.

“Mulher, mãe, empresária e escritora. Sou muito curiosa e adoro aprender. Escrevo desde os 13 anos. Meu jeito melhor de me comunicar com o mundo ao meu redor”, assim se define a escritora polivalente.

Há um paralelismo entre a vida e a obra da autora. Da mesma forma que ela transita entre as funções sociais de mãe, empresária e mulher, na literatura, a escritora da Baixada Santista transita entre vários gêneros literários já trilhados por célebres escritoras brasileiras.

Como Hilda Hilst, explora a poesia. Como Clarice Lispector, se aventura no conto. Como Jane Austen, autora inglesa muito lida nos Estados Unidos, conta cada história de amor que parecem resgatadas dos confins da alma.

Obras de Helena Fraga

Além do livro infantil, autora possui outras obras lançadas pela editora Delicata (Imagem: Reprodução)

Além do livro infantil, Helena Fraga possui outros quatro títulos, segundo o portal oficial da escritora.

Ser Feliz é Uma Escolha, coleção de 50 poesias da escritora e sua primeira publicação como autora profissional. A obra contém reflexões sobre o luto, desilusões amorosas e sobre a busca por ascensão profissional.

“Quando fiz 50 anos, repassei minha vida toda e concluí que a gente escolhe se quer ser feliz ou não. Em toda a nossa vida, teremos situações alegres, tristes, de desânimo e afins. Então, ser feliz é um dom da alma”, afirma a autora.

O livro Hoje e Sempre, também de poesias, é um mergulho introspectivo ainda mais profundo. Dividido em pequenos capítulos, o livro trata de temas como solidão e saudade.

"Hoje e Sempre também nos faz pensar no lado bom da vida, apesar de seus dramas, tristezas e decepções. Essa reflexão permeia poesias que falam da alegria de um recomeço, da incansável capacidade de sonhar, da beleza nas relações afetivas e de como o amor é o propulsor da vida da autora, em qualquer que seja a situação". 

Em Mãe a autora homenageia todas as mães e filhos do mundo.

Em Alma de Mulher, publicado em 2020, a autora desbrava a alma feminina. O universo das mulheres é um tema recorrente da autora. "Sou um emaranhado de descobertas e mantenho meu coração em alerta para que isso seja perpétuo em minha vida. Sinto-me viva e pulsante toda vez que consigo olhar para o céu e sorrir ou acreditar num sorriso ou ainda temer a depressão; e é esse o caminho de Alma de Mulher”, explica a autora.

Todos os livros foram lançados pela editora Delicata. Os títulos da autora podem ser conferidos aqui

Assuntos

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por