SOLZÃO

Foto de 83 milhões de pixels mostra o Sol como nunca vimos antes

Nitidez é dez vezes maior que a de uma televisão em 4K. Sonda Solar Orbiter, responsável pelas imagens, está a 75 milhões de quilômetros do Astro-Rei

Da redação
Publicado em 29/03/2022, às 11h49 - Atualizado às 13h28

FacebookTwitterWhatsApp
Sonda Solar Orbiter estava a 75 milhões de quilômetros de distância do Sol Fotos de 83 milhões de pixels mostram o Sol como nunca vimos antes Sonda em frente ao sol em ampla nitidez - Divulgação/Agência Espacial Européia - ESA
Sonda Solar Orbiter estava a 75 milhões de quilômetros de distância do Sol Fotos de 83 milhões de pixels mostram o Sol como nunca vimos antes Sonda em frente ao sol em ampla nitidez - Divulgação/Agência Espacial Européia - ESA

A sonda Solar Orbiter, da Agência Espacial Europeia (ESA) conseguiu registrar 25 fotos do Sol com uma resolução de inacreditáveis 83 milhões de pixels. Isso significa que elas possuem uma nitidez dez vezes maior que uma televisão em 4k.

As imagens, captadas em 7 de março, mostram detalhes da atmosfera do Astro-Rei e do disco solar. Isso vai ajudar a entender melhor o motivo pelo qual ocorre uma diferença brutal de temperatura entre a coroa solar e  a superfície da estrela.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApphttps://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Para se ter uma ideia dessa diferença, a coroa atinge colossais 1 milhão de graus Celsius, enquanto a superfície registra “apenas” 5 mil graus.

De acordo com a ESA, a Solar Orbiter, que foi lançada ao Espaço em fevereiro de 2020, estava a 75 milhões de quilômetros de distância do Sol. Isso equivale à metade da distância entre nosso planeta e o astro. 

As 25 fotos formam um mosaico que cobriram todo o sol. Cada click possui uma coloração diferente, pois indicam uma variação da temperatura provocada por elementos químicos, como o hidrogênio gasoso (roxo), a 10.000 ºC, o carbono (azul), a 32.000 ºC, o oxigênio (verde), a 320.000 ºC e o neon (amarelo) a 630.000 ºC.

Cada click possui uma coloração diferente, pois indicam uma variação da temperatura provocada por elementos químicos Fotos de 83 milhões de pixels mostram o Sol como nunca vimos antes Quatro clicks diferentes do Sol, em cores distintas (Reprodução/Agência Espacial Européia -ESA)

Leia também: Foto surreal de brasileiro fã de auroras boreais é publicada até pela Nasa

*Com informações de Portal UOL

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!