Um museu para admirar e degustar | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Um museu para admirar e degustar

Da Redação
16 de novembro de 2019 às 10:32

Antes de adentrar o local, perca alguns minutos para admirar a belíssima arquitetura da Bolsa Oficial de Café, palácio inaugurado em 1922, como marco da opulência da elite cafeeira do estado de São Paulo, ou, segundo a versão oficial,  edificado em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. Postar-se na entrada do prédio e olhar para cima, traz imediatamente um sentimento de pequenez diante de tão rica obra artesanal.


Passado o encanto inicial, já sob o teto da edificação, os olhos se arregalam diante da grandiosidade da abóboda principal, da sisudez do mobiliário e da atmosfera histórica que reina no local. Adornando o Salão do Pregão, surge a pintura tríptica de Benedicto Calixto, que mostra as transformações urbanas e econômicas de Santos de três fases diferentes:  fundação da vila, 1822 e 1922.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA7 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Também é assinado por Calixto  o rico vitral que adorna o topo da abóboda, um dos primeiros do país a encenar valores brasileiros, como o ouro, o café, a cana-de-açúcar e algodão. Melhor sentar-se, porque há muito a ver e admirar.


No andar superior, uma surpresa: modernas instalações abrigam o Museu do Café, criado em 1998. Ele mantém a  exposição permanente A trajetória do café no Brasil, referente à relação da  cafeicultura com  o desenvolvimento do Brasil. São grandes painéis compostos por textos explicativos e fotos restauradas da época áurea do café, que atraiu grandes contingentes de imigrantes, notadamente italianos e japoneses. Há, também, utensílios usados na época, na manufatura do café. Periodicamente, o Museu do Café sedia mostras diversas.


Bom, encerrada  a visita histórica, o cheiro inebriante de café não é apenas sugestão de nossa mente; é a realidade vinda do térreo, da bela e charmosa cafeteria existente logo à entrada, da qual  não se tem vontade de sair.


Grande variedade de cafés tipo exportação, preparados por baristas experientes, está disponível para todas as preferências. Lá você encontra, inclusive, o Jacu Bird, grão produzido no Espírito Santo, produzido pela defecção da ave que lhe empresta o nome. Mas há, ainda, incontáveis tipos de grãos para venda, que são moídos na hora, ao gosto do freguês.


O perfume inigualável do cafezinho feito na hora abre o apetite para salgadinhos e doces deliciosos à venda no local, sempre fresquinhos; e nem poderia deixar de ser assim, haja vista a enorme frequência de amantes do café, seja no dia a dia, seja em feriados.


É um passeio completo: prazer para os cinco sentidos.


O Museu do Café  abre de terça-feira a sábado, das 9h às 17 horas; aos domingos, das 10h às 17 horas. Na temporada de verão, abre também às segundas-feiras. Ingresso R$10; crianças de seis a 16 anos, bem como pessoas com mais de 60 anos, pagam R$5.

Detalhe: a cafeteria funciona de segunda-feira a sábado, da 8h às 18h; aos domingos, da 10h às 18 horas. 

Rua XV de Novembro, 95, centro histórico. Mais informações: (13) 3213 1750.



O que fazer em Santos

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - de 5 a 11 de dezembro

  • Coroa - de 5 a 11 de dezembro

    COROA - Fase favorável para o amor onde você se entrega mais à pessoa amada libertando-se dos seus medos anteriores. Em questões trabalhistas a semana será meio difícil porém você saberá lidar com certas situações embaraçosas, será preciso manter o foco dos seus objetivos e saber usar as palavras certas sem se entregar ao desespero e nem cair em armadilhas propositais que infelizmente alguns insistem em tentar armar para você.

  • Candeias - de 5 a 11 de dezembro

    CANDEIAS - Momento de luz e meditação, você sente a necessidade de voltar-se mais à espiritualidade, dedica-se mais à sua fé e tranquiliza o seu coração, aquele desespero desnecessário começa a se dissipar e você coloca a sua vida no lugar tanto em questões amorosas como em questões financeiras. Os dias que se seguem serão mais proveitosos enfim tudo acontece de uma maneira mais positiva em seus caminhos. Segue em frente com seus bons planos trabalhistas.

  • Roda - de 5 a 11 de dezembro

    RODA - O fim de uma fase de dúvidas, a semana será bem esclarecedora em questões profissionais, e você conseguirá resolver tudo o que está te atrapalhando de uma certa maneira. No amor o segredo é manter o equilíbrio, saber esperar o momento certo para conversar e se desprender  de tudo o que possa atrapalhar seus bons planos. Com o passar dos dias você terá a resposta ideal que enfim te trará a tranquilidade e a certeza de dias melhores.

  • Sino - de 5 a 11 de dezembro

    SINO - Momento de dúvidas em questões amorosas, você se precipitou e pode ter jogado fora uma grande oportunidade em sua vida, tente manter a calma para não complicar mais o seu ado amoroso, a semana te trará a oportunidade de corrigir os seus erros, mas será preciso saber entender os dois lados da questão. No ramo profissional a fase é de recomeço, tenha calma que em breve tudo estará bem novamente, apenas mantenha o foco dos seus objetivos.

  • Moedas - de 5 a 11 de dezembro

    MOEDAS - Dias de luz e alegrias, fase de comprometimento com o seu bem-estar físico e espiritual, chegou a hora de buscar melhores respostas para os seus dias, correr atrás de seus interesses pessoais enfim você se desgastou demais diante de questões banais agora é hora de reerguer-se, pois o tempo passa rápido demais e você tem bons projetos para colocar em ordem, só é preciso reerguer-se diante das situações, focar melhor em seus objetivos.

  • Adaga - de 5 a 11 de dezembro

    ADAGA - Momento de bons presságios onde você consegue equilibrar o seu astral, os dias que se seguem trarão resoluções financeiras favoráveis, o seu lado psicológico também apresenta uma melhora e você se desprende de preocupações que até afetaram a sua saúde, agora é hora de avaliar tudo o que está ao seu redor de uma maneira mais consciente, tomando as decisões necessárias para que a sua paz interior permaneça nesta semana que promete ser muito boa em todos os sentidos.

  • Ferradura - de 5 a 11 de dezembro

    FERRADURA - Chegou a hora de virar a página, mudar o que for preciso e seguir com mais fé e entusiasmo diante dos seus objetivos. O seu coração ainda enfrenta sérias dúvidas, você busca respostas melhores para os seus dias, retirou-se de situações que de certa forma afetavam o seu lado emocional, mas é preciso levantar- se diante das situações e enfrentar o que for preciso pois os dias passam rapidamente e você precisa conquistar o seu espaço.

  • Taça - de 5 a 11 de dezembro

    TAÇA - Muitas de suas dúvidas acabam transformando os seus caminhos, fuja de situações constrangedoras, coloque o seu pensamento no lugar e tente manter o equilíbrio diante das situações ao seu redor. Tudo pode ser diferente se você tomar a decisão certa, a sua teimosia às vezes acaba complicando os seus caminhos. Deixe o tempo agir, não tente avançar o sinal pois tudo tem o momento certo para acontecer.

  • Capela - de 5 a 11 de dezembro

    CAPELA_ Dias de mudanças em seus caminhos, momento de decisões que realmente farão a diferença em sua vida. Procure manter o foco dos seus objetivos, afaste-se de questões que só trouxeram dores de cabeça e busque a paz interior, você merece o progresso e tudo pode ficar melhor dentro de alguns dias, basta que para isso você aceite os fatos e siga esta nova estrada que o destino coloca a sua frente, pois quando a sua intuição aponta ela não costuma falhar.

  • Punhal - de 5 a 11 de dezembro

    PUNHAL - Fase de luz e respostas, momento oportuno para bom negócios e investimentos enfim você se sente mais seguro(a) diante de certas questões que antes te incomodavam e muito. Em questões familiares tudo tende a se resolver, apenas não se apegue a preocupações desnecessárias. No amor esta será uma semana bem delicada onde você terá de manter o equilíbrio para não colocar tudo a perder, pois sua paciência está nos limites.

  • Estrela - de 5 a 11 de dezembro

    ESTRELA - Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, é hora de colocar a cabeça no lugar e mudar o que for preciso, fugir de assuntos que estão te prendendo de uma certa forma e virar páginas se preciso for, pois os dias que se seguem te trarão a oportunidade ideal para mudar o rumo de sua vida, quer seja no amor ou em questões profissionais você pode virar o jogo, mas será preciso coragem para decidir e fé para seguir um novo caminho.

  • Machado - de 5 a 11 de dezembro

    MACHADO - Momento em que será preciso tomar uma importante decisão, você se deixou levar por situações nada favoráveis e agora enfrenta um grande duelo com o seu eu interior, a sua mente pede para você mudar, virar a página, mas o seu coração pede para você ter paciência pois tudo pode mudar para melhor, o mais sábio a se fazer no momento é entregar tudo ao tempo, ele sempre te trouxe a melhor resposta e com certeza a trará novamente, muito antes do que você imagina.