Chegada do calor começa a atrair turistas ao Guarujá | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Chegada do calor começa a atrair turistas ao Guarujá

Da Redação
05 de novembro de 2019 às 13:58
Foto: Divulgação/Helder Lima

Foto: Divulgação/Helder Lima

Foto: Divulgação/Helder Lima

Foto: Divulgação/Helder Lima

Foto: Divulgação/Helder Lima

Foto: Divulgação/Helder Lima

Foto: Divulgação/Helder Lima


Com a chegada da primavera e a proximidade da temporada de verão, o número de turistas vem crescendo aos finais de semana em Guarujá. É o que atestam hoteleiros, comerciantes e demais entes que compõem o trade turístico da cidade. Desde a chegada da primavera, basta andar pelas ruas e praias de Guarujá para perceber que, à medida em que os termômetros registram aumento da temperatura, sobe também o número de visitantes.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Mas não é só o sol que está colaborando. Guarujá vem investindo maciçamente, em diversas frentes, para aprimorar a infraestrutura tanto para moradores quanto para turistas. Exemplo disso são os constantes investimentos em Segurança Pública.

Presidente da APROHOT – Associação dos Proprietários de Meios de Hospedagem de Guarujá, José de Ávila, já constatou melhora no movimento da hotelaria neste ano, em comparação com anos anteriores. “Estamos muito felizes com a preocupação da Administração atual em armar e aumentar o efetivo da Guarda Civil Municipal de Guarujá. Não existe turismo de sucesso sem segurança,” destacou.


Presidente do Visite Guarujá Maria Laudenir de Oliveira também já notou uma crescente na procura por hospedagens. “Às sextas, os hotéis e pousadas atingem de 50% a 60% de reservas. Aos sábados, chegamos a 70% ou 80%. Isso aumenta nossas expectativas para a próxima temporada”, aposta.



Investimentos

No verão 2018/2019, Guarujá chegou a receber dois milhões de visitantes no pico da temporada – entre os últimos dias de dezembro e início de janeiro. Para o próximo verão, turistas e munícipes poderão contar com mais de 100 Guardas Civis Municipais (GCMs) treinados e habilitados ao uso de arma de fogo no patrulhamento das vias e próprios públicos. Outra novidade é a iluminação ornamental das principais avenidas da cidade e das praias do Tombo, Astúrias, Pitangueiras e Enseada, com lâmpadas de LED, que iluminam mais e consomem menos energia.


Na praia de Pitangueiras, um novo posto de salvamento foi instalado para reforçar o monitoramento dos banhistas. A prefeitura também investiu em obras que impactam o turismo e a economia locais, como a revitalização do Mirante da Campina, entregue em junho e que rapidamente se tornou uma das principais atrações da cidade.


Aos fins de semana, o projeto “Música no Mirante” é um atrativo, quando instrumentistas da Orquestra Municipal se apresentam no local ao pôr do sol. Do Mirante, a 40 metros de altura, pode-se contemplar toda a praia da Enseada, a mais extensa de Guarujá, com quase seis metros de faixa de areia.


É na orla da Enseada que está, também, a nova Praça Horácio Lafer, transformada em outra boa opção de diversão para as famílias. Além da retirada das ruínas de um antigo palco de concreto, a praça ganhou infraestrutura, paisagismo, acessibilidade, playground, academia ao ar livre e passou a ser a primeira praça com aparelhos voltados à pessoa com deficiência. Juntos, o Mirante e a Horácio Lafer receberam investimentos de cerca de R$ 3 milhões.

Foto: Divulgação/Helder Lima
 

Ainda neste verão, um novo Centro de Informações e um Observatório Turístico serão instalados no antigo Píer da Gávea – localizado na Alameda Marechal Floriano Peixoto, em Pitangueiras, que foi repassado ao Município pela Superintendência do Patrimônio da União do Estado de São Paulo (SPU).



Mais expectativas

Sócia proprietária do Grand Hotel Guarujá, Nalva Lima também constatou a melhora da imagem da cidade na perspectiva de turistas e moradores. “Estamos otimistas com a temporada 2019/2020, justamente pelas ações e investimentos em infraestrutura e eventos, como o Festival de Balonismo, na baixa temporada,” ressaltou.


Vendedora há seis anos na loja Nice Biquínis, em Pitangueiras, Valquíria Damasceno espera que a próxima temporada seja a melhor desde 2015. Ela enxerga um movimento crescente a cada verão: “Incrementar a exploração do turismo, trazendo opções de entretenimento e administrando o movimento da cidade, é muito importante. Isso afeta diretamente na geração de empregos e renda para os moradores,” destacou.

Foto: Divulgação/Helder Lima
 

O empresário Bruno Rodrigues, do hostel, escola de surf e bar Curvão Surf House, na praia da Enseada, tem a mesma visão. Recentemente, ele ampliou seu estabelecimento e vem trabalhando com nichos de mercado crescentes na região, como os universitários, devido à chegada de dois cursos de Medicina no município. Temos tido muita receptividade desse público, que é exigente e gosta de espaços com a sua cara," salientou.



Explorando outros segmentos turísticos

Outros segmentos turísticos também são explorados em Guarujá, como o cultural, religioso e o histórico. Em recente reunião, prefeitura e Exército Brasileiro discutiram a exploração do Forte dos Andradas, da Fortaleza da Barra Grande e das ruínas do Forte São Felipe como atrações turísticas.

Os avanços ambientais também são notórios, o que garante mais segurança no usufruto das praias. Recentemente, o jundu, vegetação costeira rara em praias urbanas, voltou a florescer na praia da Enseada. Além disso, em 2019, pela 10° vez consecutiva, a praia do Tombo recebeu o selo de qualidade “Bandeira Azul” - título socioambiental internacional. É a única praia paulista com a certificação e há mais tempo premiada na América do Sul.

 

Os festivais de teatro, dança, literatura e música são possibilidades para visitantes que procuram atividades culturais com valores acessíveis. O turismo religioso também é destaque na cidade, com iniciativas como a Festa de Iemanjá, que contou com a presença da cantora Leci Brandão, e a Marcha para Jesus – que teve como atração a cantora gospel Aline Barros. Cada evento  atraiu cerca de 15 mil pessoas em 2019.


https://beach.costanorte.com.br/experiencias/praia/22106/guaruja-visite-os-mirantes-para-ver-a-cidade-sob-outros-angulos



As carreatas iluminadas são outra novidade que aos poucos vão se tornando tradição em Guarujá. Nos últimos Natal e Páscoa, moradores e visitantes de todas as idades se encantaram com carros alegóricos, diversos personagens típicos e decorações temáticas.


Mapa de Turismo Brasileiro

No final de agosto, Guarujá foi classificada na categoria ‘A’ no Mapa de Turismo Brasileiro. A classificação, do Ministério do Turismo, é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério, incluindo ações de infraestrutura turística, promoção dos destinos e qualificação profissional.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 15 a 22 de novembro

  • COROA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    COROA - Nem sempre bater de frente com certas questões é a melhor maneira de resolvê-las, muitas vezes é preciso desviar de certos assuntos e pessoas, livrar-se de tudo o que possa atrapalhar os seus bons planos. No amor uma nova fase mais tranquila se segue, é hora de organizar seus pensamentos de maneira positiva, filtrar seus sentimentos e saber separar o seu lado amoroso do seu lado profissional, pois dessa maneira tudo estará bem em ambas as partes.

  • CANDEIAS - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    CANDEIAS - Momento de luz, fase de paz e alegrias enfim chegou a hora de viver seus bons planos, você começa a reorganizar os seus dias tanto no amor como em todos os setores. Você atravessa uma fase de mais otimismo e fé, encontra boas respostas em seus caminhos e busca direcionar seus bons pensamentos de maneira positiva. No amor a fase é tranquila e você busca entender a pessoa amada e até se surpreende com as boas atitudes da pessoa.

  • RODA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    RODA - Você busca melhorias em todos os sentidos, segue com mais entusiasmo diante das questões, vibra com mais positividade no ramo profissional e as respostas são bem positivas e a semana ganha forças com seus bons atos. Vibrações positivas para o lar enfim uma fase muito tranquila se segue, chegou a hora de virar o jogo com sabedoria e muita fé. Você tem uma maneira mágica de resolver as questões amorosas, busque essa sabedoria para lidar com tais questões.

  • SINO - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    SINO - Os dias que se seguem são mais positivos, momento de muita luz e raciocínio onde você consegue resolver certas questões que estão ao seu redor. Novidades podem te surpreender, mas será preciso ter calma ao tentar resolver certas questões amorosas, pois lidar com seus próprios pensamentos não é fácil, é preciso ter o equilíbrio ideal para não sufocar a pessoa amada. Você tem a capacidade de colocar tudo no lugar, mas será preciso usar o que você tem de melhor, que é a sua Fé.

  • MOEDAS - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    MOEDAS - Momento de luz, fase de paz e raciocínio onde você direciona seus pensamentos aos seus bons planos, se desprende de situações desagradáveis e segue com mais fé e entusiasmo diante das boas questões. Chegou a hora de colocar tudo no lugar, buscar a paz interior e viver da melhor maneira possível. O seu coração antes duvidoso agora segue com mais sabedoria e muita fé, entendendo o que realmente será bom em seus caminhos, seguindo um novo rumo de pensamentos e sentimentos.

  • ADAGA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    ADAGA - Momento de luz e alegrias, fase de paz e equilíbrio onde você consegue determinar os seus bons planos, seus pensamentos se direcionam para dias melhores, seus objetivos são maiores e dentro de alguns dias tudo estará resolvido da melhor maneira possível. O seu coração antes duvidoso agora enfrenta uma fase de otimismo e fé, encontra dentro de si uma porcentagem de forças que te ajuda a resolver importantes questões.

  • FERRADURA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    FERRADURA - Fase de paz e sabedoria, momento de organização pessoal onde você busca melhores respostas em todos os sentidos. Algo que você tinha dado por perdido ganha um novo sentido em sua vida, ressurge de uma maneira meio que inesperada surpreendendo os seus dias. A semana promete ser de novidades quentes e de respostas que realmente trazem um novo sentido em seus caminhos, apenas siga em frente que as boas respostas chegam em breve pra você.

  • TAÇA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    TAÇA - Dias de luz e sabedoria, fase de paz enfim você deixa de lado certos extremismos e opta por seguir uma vida mais tranquila, mais focada em seus objetivos. Momentos de muita sabedoria e discernimento, chegou a hora de seguir com fé em todos os sentidos, desprendendo-se dos seus medos, buscando mais solidez aos seus pensamentos. No amor uma nova resposta surpreende o seu coração, você vira a página e segue com mais foco em seus objetivos.

  • CAPELA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    CAPELA - Dias de luz e iluminação, fase de paz e raciocínio lógico onde tudo acontece de maneira positiva em seus caminhos. Uma nova fase mais tranquila, você se desprende de questões negativas que antes te traziam muitas dores de cabeça, e busca focar em seus objetivos maiores deixando de lado tudo o que for prejudicial, questões que te atrapalharam de uma certa forma, buscando melhorias em todos os sentidos. Momento de luz e determinação, a semana será quente porém de respostas.

  • PUNHAL - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    PUNHAL - Fase de raciocínio lógico, momento de luz e estabilidade financeira, resoluções de problemas que antes te preocupavam e muito, chegou a hora de deixar de lado tudo o que amarra seus caminhos e seguir com seus novos projetos, conquistar novamente o seu espaço com luz, garra e determinação. Mantenha o seu foco que tudo tende a dar certo, a semana promete ser de boas resoluções e até mesmo questões judiciais se resolverão da melhor maneira possível.

  • ESTRELA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    ESTRELA - Uma nova luz se segue, os bons momentos direcionam seus pensamentos a novidades maiores, você consegue sim resolver certas questões e coloca tudo no lugar , o que antes te atrapalhava agora serve como ponte para dias melhores, sim a vida surpreende a muitos e com você não seria diferente, é hora de buscar as suas boas respostas, tanto amorosas como profissionais, pois enfim chegou a hora de estar bem em todos os sentidos.

  • MACHADO - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    MACHADO - Novas respostas surpreendem o seu coração, os seus caminhos ganham luz e sabedoria, chegou o momento de reorganizar a sua vida pessoal, você está jogando fora muitos pensamentos que antes te atrapalhavam de uma certa forma, buscando sentimentos maiores focando mais em seus objetivos enfim as mudanças vieram para melhorar o seu astral, para que o seu lado profissional seguisse um novo rumo mais positivo e a sua vida amorosa tivesse mais sentido.