Pesquisa inédita confirma vocação de Ilhabela para receber turistas o ano todo | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Pesquisa inédita confirma vocação de Ilhabela para receber turistas o ano todo

Da Redação
22 de agosto de 2019 às 17:11
turismo em Ilhabela
turismo em Ilhabela Foto: Divulgação/PMI

Foto: Divulgação/PMI

Foto: Divulgação/PMI

Alta temporada, baixa temporada. A maioria das estâncias turísticas vivencia essa sazonalidade de forma intensa, com reflexos na comunidade, comércio e poder público. Ilhabela trabalha em projetos para incrementar o turismo durante os 365 dias do ano, com atrações em terra e mar.

Foto: Divulgação/PMI
 

São várias frentes, desde trilhas pela reserva de Mata Atlântica e suas cachoeiras, esportes náuticos, atividades como avistamento de baleias e observação de pássaros, sem contar com a valorização da cultura e gastronomia caiçara. Para planejar é preciso mensurar. É isso que a prefeitura executa por meio da análise de pesquisa inédita feita durante o mês náutico de julho.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA5 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


A pesquisa ouviu 1.000 pessoas no Race Village, espaço de convivência instalado no Centro Histórico da Vila em julho, mês em que são realizados eventos como as tradicionais Semana de Monotipos e Semana Internacional de Vela de Ilhabela. O estudo foi realizado pelo Observatório do Turismo, sob supervisão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo do município.


Entre os números apurados, é possível verificar o acerto em investir em atrações diferenciadas. Contudo, a prefeitura trabalha para armazenar mais informações a fim de cruzar mais dados. Por isso, mantém em andamento uma nova pesquisa, desta vez, durante o Festival do Camarão, que segue até o próximo domingo, 25, nos restaurantes locais e no Boulevard montado na Praça das Bandeiras, aproveitando a estrutura do Race Village.



Preferências no mar - Entre as atividades náuticas, uma tradição em Ilhabela, passeio de escuna e ir à praia são as preferidas, com 94,6% e 74,2%, respectivamente. Porém, a invasão das jubartes no litoral norte paulista nos últimos anos fez crescer o interesse pelo avistamento de baleias, que foi citada como opção por 57,4% das pessoas que responderam sim à pergunta se já haviam passado pela experiência ou têm interesse. Entre os esportes, os campeões são caiaque/stand up paddle (55,4%) e mergulho (52.1%). Pela metodologia do estudo, os pesquisados responderam a todas as perguntas, o que explica os índices que, se somados, ultrapassam 100%.



Atrações em terra - Quando o assunto são as atrações em terra, os 27.025 hectares (ou 270 quilômetros quadrados) do Parque Estadual e suas trilhas e quedas d'água estão no centro das atenções. Do total de entrevistados, 67,4% declararam já ter feito caminhadas ou pretender se aventurar pelo verde de Ilhabela. Em seguida vem os passeios de jeep (64,3%) e pedal (58,3%). Novidade para o verão 2020, o avistamento de pássaros mostra potencial para crescer. Segundo a pesquisa, 35,9% das pessoas se dedicam ou pretendem se dedicar a essa atividade. A expectativa é que esse índice cresça quando o projeto de Birdwatching, que prevê a criação de estrutura específica, incluindo a construção de seis torres no parque seja implantado.



“Baseados em informações precisas, teremos mais e melhores ferramentas para incrementar o turismo de Ilhabela, tanto para os visitantes como para os moradores, que precisam e merecem variadas opções de lazer. Os resultados comprovam que o slogan Vida Natural está em sintonia com os nossos objetivos e  os anseios das pessoas”, avalia a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo do município, Bianca Colepicolo, lembrando que Ilhabela tem 40 praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, montanhas e dezenas de cachoeiras cercadas por vegetação nativa em uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta.



A pesquisa também mensurou dados para entender quem são as pessoas que visitam Ilhabela. Os dados apontam para a fidelidade dos turistas. Isso porque 59,4% dos turistas pesquisados visitaram a ilha mais de cinco vezes. A maioria viaja em família (61,4%) e divide a hospedagem entre hotéis ou pousadas (31%) e casas de amigos (24.6%) e, quando chegam, ficam mais de sete dias (28,3%). O ticket médio diário por pessoa é de R$ 258,00.

Destaques

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Colunas e Blogs

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.