Leão-marinho Abaré-Inti morreu devido a uma torção na região intestinal | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Leão-marinho Abaré-Inti morreu devido a uma torção na região intestinal

Da Redação
19 de agosto de 2019 às 16:23

Exames apontaram que o mascote do Aquário de Santos, o leão marinho Abaré-Inti, morreu, na noite de domingo, 18, em decorrência de uma torção severa em uma alça intestinal,  o que causou dor intensa e isquemia no órgão.


De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, Abaré-Inti alimentou-se normalmente até as 14h de domingo, 18, quando começou a apresentar um quadro agudo de cólica abdominal. ''Tudo que se podia, foi feito para salvar a vida do Abaré-Inti. A equipe, o Aquário, a Secretaria de Meio Ambiente, estão todos consternados. Ele era uma referência para a cidade, cercado de cuidados e carinho'', disse o secretário.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA4 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Biólogo marinho e coordenador do parque, Alex Ribeiro explicou que a necropsia foi acompanhada pelo chefe da Divisão de Veterinária do Zoológico de São Paulo, Fabrício Rassi, e pelo professor de Patologia do Centro Universitário São Judas – Campus Unimonte, Guilherme Godoy.


''Foi um quadro hiperagudo. O animal sofreu uma torção na região intestinal, o que causou uma isquemia naquele órgão. Isso mata e não há como prever ou prevenir''. Ainda segundo Ribeiro, no Zoo de São Paulo, o pai do leão-marinho apresentou quadro semelhante de problemas abdominais, mas não é correto pensar que há algum componente genético. ‘’Isso está descartado, é algo puramente anatômico’’.

 

Rotina

Uma equipe de 10 a 12 pessoas lidava diariamente com Abaré-Inti. Dois veterinários, três tratadores, biólogos, três estagiários e equipes de limpeza interagiam com ele todos os dias.


''Ele era um animal feliz. Quando chegou aqui, estava mais agressivo, até mesmo com os pais dele, e tinha problemas de pele. Aqui, encontrou o ambiente adequado, tomava banhos de sol, foi ficando cada vez mais dócil e o problema de pele desapareceu. Eu o via diariamente, acompanhava toda a sua rotina. É comovente. Agora, fica o vazio'', completa o biólogo.

 

Cuidados especiais

Nascido no Zoológico de São Paulo, no dia 2 de fevereiro de 2005, o leão-marinho estava em Santos desde 9 de dezembro de 2011. Abaré-Inti vivia em um tanque de 80 m², especialmente adaptado para ele, com 450 mil litros de água do mar. Para garantir o bem-estar do animal, em 2013, o Aquário criou protocolos de comportamento específicos com atividades para desenvolver habilidades e entreter o leão-marinho, tornando o tempo dentro do cativeiro mais produtivo e interessante. 


Os exames médicos, por exemplo, eram realizados de forma que o animal pensasse que estava brincando. E, nos verões, ele ganhava 'picolés' com peixes para que tivesse o trabalho de quebrar os cubos de gelo e chegar ao alimento.


Considerado um jovem adulto, Abaré-Inti era o preferido da maioria dos visitantes do parque. Seu nome foi escolhido por meio de concurso envolvendo a população. Abaré significa 'amigo do homem' e Inti representa 'Deus do sol', pela mitologia inca.


Por ter nascido em cativeiro, Abaré não poderia ser solto no mar, porque não saberia buscar o próprio alimento. O recinto onde vivia reproduzia seu habitat natural. Em uma arquibancada, o público passava boa parte do tempo admirando o animal. Agora, de acordo com o secretário Marcos Libório, a Semam pensará sobre uma nova proposta de uso do espaço.


Abaré-Inti era o maior animal do Aquário e mais pesado até mesmo do que os tubarões que vivem no parque: dois metros de comprimento e cerca de 300kg. E era justamente o peso do leão-marinho um dos fatores que faziam com que ele fosse educado para obedecer aos comandos, principalmente durante exames médicos.


A espécie de Abaré-Inti, Otaria flavescens, é semiaquática, vive em áreas de baixas temperaturas, de preferência em pedras. Os animais são encontrados em colônias no Rio Grande do Sul e também na costa da Argentina. No inverno, alguns podem ser vistos na praia do Sul. O tempo de vida da espécie pode chegar a 30 anos.

 

Destaques

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Colunas e Blogs

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.