Escritora lança livro sobre viagem pelo Brasil | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Variedades
Foto: Arquivo pessoal

Escritora lança livro sobre viagem pelo Brasil

De aforma divertida, Venha Sonhar Comigo conta as aventuras de Ana Laura de Queiroz durante sua viagem sozinha pelo país


04 de abril de 2019 às 17:11
Por Da Redação
Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

Do Oiapoque ao Chui. É assim que a escritora paulistana Ana Laura de Queiroz descreve sua viagem pelo Brasil, que deu origem ao livro Venha Sonhar Comigo. Com histórias sobre os 365 dias de expedição em 117 cidades brasileiras de 26 estados e do Distrito Federal, a obra será lançada neste sábado, 6, a partir das 19 horas, no Forte São João (av. Vicente de Carvalho, s/n, Centro), em Bertioga. 

No livro, a autora conta com bom humor as experiências vividas, em relatos de superação, empoderamento feminino e solidariedade, encontrando diversos personagens em diferentes cantos do Brasil. Em cada uma das páginas cheias de fotografias, ela mostra que, com força de vontade, qualquer um pode mudar o rumo de sua vida e ir em busca de seus sonhos.

Em entrevista para o programa Opinião, da TV Costa Norte, ela conta como se abriu para novas experiências, aos 64 anos, e que o anseio pelo recomeço ocorreu em 2016, em um momento de crise no trabalho de coaching. "O trabalho havia diminuído bastante. O treinamento e desenvolvimento, naquela época, já estava tendo uma queda devido à crise. Eu sou muito agitada, não gosto de ficar parada. E daí, em um dia muito triste, acordei e me veio essa luz: vou tirar meu ano sabático".

Após decidir que viajaria por todo o país, fez um planejamento financeiro, para que pudesse bancar as despesas com a aposentadora que ganha, e então, decidiu vender os móveis e o carro. "Eu dei meu ponta-pé inicial pelo norte, porque viajar pelo norte é uma das maiores aventuras. Você viaja via fluvial". O primeiro lugar por onde passou foi Belém, no Pará, e ao chegar no hostel, ficou sem saber o que fazer, já que não havia dinheiro suficiente para se locomover dentro da cidade. "Quando cheguei lá, travei. Fui direto para um hostel e eu nunca havia me acomodado em um lugar assim. Sentei naquela cama, em um quarto cheio de moças, e eu não sabia o que fazer".

A 'salvação' aconteceu quando ela conheceu uma jovem, moradora de Brasília, que a ajudou a iniciar seu percurso. Com certeza, essa não foi a única amiga que Ana fez ao longa de sua caminhada. Ela relata que quando falava que estava viajando pelo Brasil, as pessoas se aproximavam e que até chegou a se hospedar em várias casas quando era convidada: "Fiz muitos amigos".

A trajetória entre cidades, fez com que a escritora rompesse barreiras físicas e pessoais. Ela descobriu que era uma aventureira. "Aconteceram alguns fenômenos. Eu não imaginava o quanto viajar sozinha e estar consigo mesmo era transformador". A viagem foi encerrada em Bertioga, local escolhido para escrever o livro, já que o local tem significado importante para ela, por trazer boas lembranças do período em que morou no município, durante a década de 1990.

O livro pode ser adquirido por R$ 35 na livraria e papelaria Letras em Festa, na avenida 19 de Maio, 707, no Jardim Albatroz. Mais histórias da escritora são contadas no canal do Youtube Ana Laura Viajante.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral