Artesãos de Guarujá são selecionados para exposição no Memorial da América Latina | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Variedades
Foto: Divulgação

Artesãos de Guarujá são selecionados para exposição no Memorial da América Latina

Celebra Artesanato ocorreu neste fim de semana, em São Paulo


25 de março de 2019 às 15:11
Por Da Redação

Entre mil inscritos, três artesãos de Guarujá foram selecionados para participar do Celebra Artesanato, evento realizado anualmente pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Sutaco (Sistema Único de Artesanal nas Comunidades). A exposição aconteceu no último sábado, 23, e domingo, 24, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Os artesãos da cidade puderam contar com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, que dispõe de duas avaliadoras da Sutaco, com intuito de ampliar e incentivar a prática do artesanato. A pasta assegurou todo apoio durante o processo de seleção e garantiu os recursos necessários para participação dos artistas no evento.

Para participar do Celebra Artesanato, os candidatos foram avaliados pela equipe organizadora do evento nos seguintes requisitos: originalidade, técnica, capricho com embalagens e etiquetas, tradição, sustentabilidade, entre outros requisitos. Entre os inscritos, sendo 60 selecionados no estado de São Paulo, Telma Alencar e o casal Márcia Reis e Marco Antônio Gomes representaram Guarujá.

 

Artistas

A artesã Telma Alencar Braga produz artesanatos desde criança, mas há poucos anos está usando a arte como fonte de renda e participando do projeto municipal Arte na Praça, do bairro Barra Funda. Ela é especialista na produção de acessórios e peças de vestuário com técnicas artesanais antigas como crochê, tricô e bordado. O nome de sua marca é “Segredos da Estação”, e ela confecciona os produtos com diversos materiais, desde ao algodão às lãs mais quentes para o alto inverno.

A artista também destaca a importância da participar de feiras e exposições de artesanatos. Em 2018, com apoio da Secretaria de Cultura, participou de alguns eventos, tais como o Bazar de Natal da Afpesp (Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo) e o ArtMundi, do Sofitel Jequitimar. Sobre sua participação no Celebra Artesanato, comentou: “Nossa cidade tem artesãos maravilhosos. Fico feliz em participar e espero que nos próximos mais artesãos da Cidade estejam presentes.”

 

O casal Márcia Reis Gomes e Marco Antônio Gomes produz acessórios com folhas de bananeira, fio de cobre, pedras naturais, vidros reciclados e até caixas de leite e escamas de peixe. Os dois trabalham juntos há 15 anos, atualmente na Praça das Bandeiras, na Praia de Pitangueiras, mas conquistaram clientes que estão espalhados por todo o mundo: suas peças já chegaram a Dubai, França, Espanha, Irlanda e Rússia, por exemplo.

 

“Eu não esperava, estou maravilhado, feliz em ver o artesanato, nosso trabalho ser valorizado”, comenta Marco. A esposa destaca a importância das pessoas na trajetória do casal. “Os clientes gostam tanto dos produtos que divulgam, comentam e explicam o que é cada peça. Os eventos são essenciais, abrem portas para o artesanato.”

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral