Aos 80 anos, moradora de morro consegue retomar aulas de violão | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Stories

Aos 80 anos, moradora de morro consegue retomar aulas de violão

Rafaela Tonetto
17 de março de 2019 às 11:07
Célia frequenta aulas de projeto inaugurado quase em frente à sua casa
Célia frequenta aulas de projeto inaugurado quase em frente à sua casa Foto: Marcelo Martins/PMS

Célia frequenta aulas de projeto inaugurado quase em frente à sua casa
Célia frequenta aulas de projeto inaugurado quase em frente à sua casa Foto: Marcelo Martins/PMS

Célia frequenta aulas de projeto inaugurado quase em frente à sua casa
Célia frequenta aulas de projeto inaugurado quase em frente à sua casa Foto: Marcelo Martins/PMS

Os dedos cuidadosos deslizam pelo violão preto já não tão brilhante como antes devido ao constante manuseio. Com o olhar atento, cada exercício é repetido com muita paciência, como se no mundo só existissem as notas musicais vindas dos acordes suaves do instrumento. É com esse espírito de determinação e a paixão pela música que a auxiliar de enfermagem aposentada Célia Elias Pedro, 80 anos, frequenta as aulas de violão na Vila Criativa do Morro da Penha. 

As músicas escolhidas são bem atuais: Zóio de Lula, do Charlie Brown Jr e Te ver, da banda Skank. As mãos de dona Célia são precisas em cada acorde e também refletem os sinais da idade, da vasta experiência de quem trabalhou uma vida inteira dedicada a cuidar da saúde dos outros, e também de quem criou dois filhos e participou da educação de seis netos e sete bisnetos. 

A aposentada mora aos pés do Morro da Penha há mais de 40 anos, mas foi em São Vicente, onde viveu por um tempo, que entrou em contato com as aulas de violão e se apaixonou. “Adorei desde o primeiro dia”, contou.

À pedido de seu filho, dona Célia voltou a morar em sua antiga residência na Penha, e precisou deixar as aulas de seu instrumento favorito. “Meu filho achou que eu precisava morar perto da família devido à minha idade pois, se surgisse alguma emergência, seria mais fácil me atender; com isso deixei o curso de violão porque ficou inviável continuar frequentando em outra cidade”.

Tudo mudou quando a Vila Criativa foi inaugurada quase em frente à casa dela, em fevereiro deste ano. Foram abertas inscrições para diversas modalidades e, para a surpresa da octogenária, para aulas de violão também. Foi então que viu a oportunidade de voltar a praticar o instrumento. “Minha vida mudou muito. Agora, não apenas posso dar continuidade às aulas de violão como também me matriculei na musculação e já fiz muitos amigos. Hoje sou mais alegre, ativa, me sinto uma adolescente”.

Para o professor de violão João Paulo Siqueira César, é muito importante essa diversidade de idades entre os alunos durante o curso e revela que Célia é uma aluna muito dedicada. “Tenho alunos bem jovens e outros mais experientes como a dona Célia frequentando as aulas, isso permite a troca de experiências e enriquece o aprendizado”, afirmou o professor.

Vila Criativa

A Vila Criativa do Morro da Penha foi inaugurada no dia 2 de fevereiro deste ano, mas já conta com quase 75% das vagas preenchidas. São 500 inscritos nas 683 oportunidades oferecidas em 14 cursos e atividades: capoeira, circo, ginástica, zumba, recreação infantil, tranças-afro, culinária, artesanato, violão, balé, futsal, ginástica rítmica, handebol e musculação.

Ainda há vagas para os interessados em se inscrever em algumas das modalidades. As inscrições podem ser feitas na própria Vila Criativa, que fica na Rua Brigadeiro Newton Braga, 39, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. É preciso levar cópia do documento do aluno (RG ou certidão de nascimento), cópia de comprovante de residência, duas fotos 3x4, e, no caso de atividade física, um atestado médico, que pode ser solicitado em qualquer policlínica.

Destaques

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 28 de agosto

  • Coroa -­ de 21 a 28 de agosto

    Tudo tem limite sim, inclusive este é o momento de decidir certas questões pessoais e colocar um fim a situações desagradáveis que estão atrapalhando os seus caminhos. Busque a paz acima de tudo, desapegue-se de pessoas que estão sugando as suas boas energias, o destino pede mudanças significativas e você pode estar perdendo tempo com questões banais. No amor novas respostas alegram o seu coração, novidades te surpreendem.

  • Candeias - de 21 a 28 de agosto

    Semana de bons pensamentos, você busca focar no progresso profissional, está prestes a arriscar um pouco mais em seus objetivos maiores, pensa em certas mudanças e tudo te favorece neste momento. Já no amor as guerras e desentendimentos continuam, será preciso ter muita paciência com a pessoa amada para não acabar tomando conclusões precipitadas. Bom momento para cuidar da sua saúde física e do seu estado emocional.

  • Roda - de 21 a 28 de agosto

    As questões que te rondam trazem certos resultados positivos nesta semana, as preocupações familiares começam a ganhar soluções favoráveis, enfim você busca o progresso financeiro para os seus dias, está em busca de melhores respostas porém deixa de lado certos sentimentos que te atrapalharam de certa forma, quer voltar-se mais às questões profissionais e buscar a paz mental. Semana muito voltada à sua Fé pessoal, onde você  encontra a paz!

  • Sino - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra a resposta ideal para os seus caminhos, vai ao encontro da paz e se desprende dos seus medos, tenta resolver da melhor forma as suas questões familiares e amorosas, enfim deseja focar mais em seus objetivos maiores e acima de tudo vencer todas as situações desagradáveis que atrapalharam a sua vida por um bom tempo. É hora de reverter todas as situações, tentar entender tudo de uma maneira mais favorável e agir de maneira amigável diante de certos assuntos.

  • Moedas - de 21 a 28 de agosto

    Esta fase de indecisões está te trazendo certas dores de cabeça, desprenda-se de  situações que só te trazem desânimo. Reaja diante dos fatos, vá em busca de melhores respostas e deixe de lado pessoas e assuntos que só atrapalham os seus bons planos. Chegou a hora de fazer uma faxina geral em sua vida, buscar a paz para os seus dias, deixar ir tudo aquilo que não te serve mais e abrir as portas para o novo, para as respostas que fazem mais sentido para você.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em todo os sentidos, mudança na sua maneira de pensar e de agir, é hora de reavaliar os seus planos, procurar agir com sabedoria diante de certos assuntos, evitar acusações desnecessárias que só complicam os seus bons projetos. No amor a semana pede calma para decidir certos assuntos, controlar os seus impulsos e resolver tudo de uma maneira mais tranquila, sem discussões e desacertos.

  • Taça - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra motivos de sobra para lidar com certas situações, vai ao encontro da luz ideal se desprendendo dos medos e indecisões, favorece o seu astral por conseguir a liberdade para os seus caminhos, segue livre com seus pensamentos e sentimentos. No amor novidades trazem a alegria de recomeçar, de encontrar a paz para a sua vida, mudando aquilo que for necessário para que você possa ficar em paz.  

  • Capela - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em questões profissionais, momento de luz e boas decisões que refletem de maneira positiva em seus caminhos, te trazendo o equilíbrio e a força ideal que a semana precisava. Uma nova resposta em questões financeiras chega no momento exato e você investe um pouco mais no ramo profissional. No amor novas respostas trazem a paz para os seus caminhos, boas decisões fazem com que você mude o que for preciso para estar bem com a pessoa amada.  

  • Punhal - de 21 a 28 de agosto

    Chegou a hora de encarar os fatos, seguir com fé diante dos seus objetivos maiores, enfrentar de vez as questões trabalhistas e tudo o que está ao redor, esclarecer e decidir pois enfim é o seu progresso que está em jogo. No amor muitas das questões começam a ser esclarecidas e você busca a paz para o seu relacionamento, faz de tudo para que a pessoa amada se sinta confortável ao seu lado enfim a semana te traz bons resultados.

  • Estrela - de 21 a 28 de agosto

    Uma fase positiva se inicia nesta semana onde você aposta mais nas questões profissionais, deixa de lado certos medos e anseios, tranquiliza o seu coração e vai em busca de dias melhores. No amor a semana será meio duvidosa devido a sua maneira de pensar e até mesmo de agir diante dos fatos, às vezes sem querer você fere a pessoa amada e depois encontra dificuldades para resolver as situações. Seja coerente e saiba reverter as situações.

  • Machado - de 21 a 28 de agosto

    Você decide ficar em paz em todos os sentidos, vence os seus objetivos com luz e alegrias, está numa fase de mudanças significativas e encontra boas respostas em todos os setores, quer seja nas questões profissionais como até mesmo no amor tudo tende a ficar melhor. A semana te abençoa com uma surpresa agradável que fará muito mais sentido dentro em breve, onde você vai encontrar a luz ideal para os seus caminhos.