Guarujá: Fortaleza da Barra é revitalizada | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Variedades
Ação foi realizada pelo Instituto Neoenergia, em parceria com a Formarte e Prefeitura de Guarujá
Ação foi realizada pelo Instituto Neoenergia, em parceria com a Formarte e Prefeitura de Guarujá Foto: Helder Lima/PMG

Guarujá: Fortaleza da Barra é revitalizada

Ação é essencial na disputa pelo título de Patrimônio Mundial da Unesco


15 de março de 2019 às 11:12
Por Marina Aguiar

A Fortaleza da Barra está de cara nova. O patrimônio histórico de Guarujá, localizada no bairro Santa Cruz dos Navegantes, passou por revitalização e ganhou iluminação. A ação foi realizada pelo Instituto Neoenergia, em parceria com a Formarte e Prefeitura de Guarujá.

Agora, o Forte possui um sistema moderno de instalações elétricas e luminotécnicas. Conhecido pela vista belíssima da Baía de Santos, o monumento, erguido em 1584 - durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola - é a única fortificação espanhola no Brasil e integra a lista de concorrentes ao título de Patrimônio Histórico pela Unesco. A fortificação também abriga o Museu Histórico da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande.

O secretário de Cultura de Guarujá, Marcelo Nicolau, afirma que a ação é essencial na disputa pelo título de Patrimônio Mundial da Unesco. “A revitalização da iluminação do Museu da Fortaleza da Barra é importante, principalmente, para a visibilidade do nosso patrimônio, mas também, um incentivo às atividades que serão realizadas com uma melhor estrutura e o fomento do orgulho que a população sente, ao assistir um símbolo da história e cultura da Cidade reacender.”

“Participar dessa revitalização representa o nosso compromisso com os valores históricos, artísticos e culturais brasileiros, em consonância com a atuação desenvolvida mundialmente pelas outras fundações, no âmbito da Arte e da Cultura”, comenta a diretora do Instituto Neoenergia, Renata Chagas.

O projeto luminotécnico, além de valorizar a importância histórica do monumento, substituiu todo o sistema elétrico e de iluminação existentes por um novo sistema, mais eficiente. A inauguração da nova iluminação está prevista ainda para este primeiro semestre.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral