Sesc Bertioga recebe palestras do Festival de Aprender | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Variedades
Vestuário produzido por artesãos da cooperativa Manos del Uruguay
Vestuário produzido por artesãos da cooperativa Manos del Uruguay Foto: Divulgação/Sesc Bertioga

Sesc Bertioga recebe palestras do Festival de Aprender

Oportunidade para artesãos da cidade adquirirem conhecimento com algumas das principais referências do design e do artesanato na América Latina


13 de março de 2019 às 11:50
Por Da Redação

De 16 a 24 deste mês o Sesc SP realiza o FestA! - Festival de Aprender, uma ação que acontece em todas as unidades do estado. Para Bertioga, o projeto reservou um debate sobre a criação artesanal, entre os dias 15 e 17. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas a partir das 14 horas desta quinta-feira, 14, pelo site sescsp.org.br/festa. A entrega das senhas será no local, com 30 minutos de antecedência


A relação entre o trabalho artesanal e o design é cada vez mais próxima. Se, por um lado, o consumidor contemporâneo tem buscado produtos feitos à mão, repletos de história; do outro,artesãos ampliam suas redes de contato e inovam suas formas de expressão. Aproximando perspectivas, o FestA! do Sesc Bertioga traz algumas das principais referências do design e do artesanato na América Latina. Nas discussões em grupo, ações que permeiam o artesanato, design, artes e criatividade.  Veja a a programação das palestras, que ocorrerão na Sala de Convenções do Sesc: 


Sexta-feira – dia 15

Design + Artesanato: O Caminho Brasileiro

Com Adélia Borges - das 19h30 às 21h30

Uma radiografia da revitalização recente do objeto artesana lbrasileiro  

 

Sábado – dia 16

Criatividade e Identidade Artesanal

Com Rita Paiva - das 11h às 13 horas

A criadora da Revista Make aponta os principais caminhos para o processo criativo de quem trabalha com as mãos. Além disso aborda a importância de se constituir identidade autoral na criação.  

 

Mãos do Uruguai Artesãos, Design e Criação

Com Ana de Prado (Uruguai)

Das 16h às 18 horas.

Nessa palestra a designer  irá abordar um pouco da história do projeto Manos del Uruguay, que completa 50 anos e é voltado ao cooperativismo. Ela também abordará as relações entre a criação artesanal e o design.  

 

Domingo – dia 17

Artesanato Solidário – Criativos por Tradição

Com Josiane Masson, da Artesol - das 11h às 13 horas.

Irá abordaras especificidades do trabalho de qualificação de comunidades artesãs.Também irá falar sobre os projetos de apoio ao artesanato brasileiro,e ainda da construção da Rede ArteSol, como também da loja Artiz, para abordar as possibilidades de comercialização do artesanato.  


A Alma dos Objetos: Desig e Artesania

Com Luján Cambariere (Argentina) - das 16h às 18 horas.

A jornalista e pesquisadora argentina Luján Cambariere, autora dos conceituados livros El alma de losobjetos e Mastercraft irá falar sobre a relação entre design e o fazer manual.  


O Sesc Bertioga fica na rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20, no bairro Rio da Praia. Telefone para contato: (13) 3319 7700  

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral