Parque das Neblinas tem recorde de visitação em 2018 | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Variedades
Foto: Diego Bachiéga

Parque das Neblinas tem recorde de visitação em 2018

Reserva recebeu cerca de cinco mil pessoas no último ano, um aumento de mais de 42% em relação a 2017


11 de março de 2019 às 14:23
Por Da Redação
Foto: Diego Bachiéga

Foto: Divulgação/Ecofuturo

Foto: Eliza Carneiro

O Parque das Neblinas recebeu 4.839 visitantes, durante o ano de 2018. O número marca um recorde de visitações na reserva da Suzano, gerida pelo Ecofuturo e localizada na Serra do Mar, nos municípios de Mogi das Cruzes, no Alto Tietê,  e Bertioga, na Baixada Santista. O aumento é de 42,65% em relação ao ano anterior e, segundo os gestores, ainda há espaço para crescimento.

 

Desde a sua inauguração, em 2004, o Parque das Neblinas já recebeu mais de 45 mil pessoas, que tiveram a oportunidade de viver uma experiência na Mata Atlântica por meio de trilhas, canoagem, culinária local e atividades diversas oferecidas – tudo com um viés também educacional e de conscientização para o cuidado com o meio ambiente e sua biodiversidade. Para zelar por um atendimento personalizado e cuidadoso, além de manter o mínimo impacto ambiental, a reserva atende a um número limitado de até 50 visitantes por dia.

 

O recorde de visitação no Parque das Neblinas segue uma tendência do País. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, os parques nacionais e unidades de conservação receberam cerca de 12,4 milhões de visitantes durante 2018, o maior número desde o início das pesquisas, em 2012.

 

Paulo Groke, Diretor de Sustentabilidade do Ecofuturo, comenta: “O Parque das Neblinas é uma oportunidade de integração e vivência na natureza. Com a vida cada vez mais agitada nas grandes cidades, muitas pessoas têm buscado opções de passeios mais tranquilos e de se reconectar com o ambiente natural. Além disso, a reserva está próxima à cidade de São Paulo, o que a torna uma opção viável para famílias e empresas”. 


Ainda segundo Groke, há grande concentração aos sábados, domingos e feriados, mas ainda há espaço para potencializar a visitação durante a semana.

 

O Parque oferece trilhas monitoradas e autoguiadas pela floresta, canoagem no cristalino rio Itatinga, área para camping e trilha de bicicleta. Para visitas, é necessário agendamento prévio, com ao menos 48h de antecedência e sujeito à disponibilidade de vagas.


Para mais informações, valores e reservas, entre em contato pelos telefones (11) 4724 0555 / (11) 4724 0556, de segunda a sexta, das 8h30 às 17 horas, ou por e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br.  

 

Sobre o Parque das Neblinas

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 6 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária. Mais de 1.250 espécies já foram identificadas. 

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral