Um passeio pelos saberes e sabores da ilha Diana | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Stories

Um passeio pelos saberes e sabores da ilha Diana

Da Redação
07 de março de 2019 às 10:26
Foto: Rogério Bonfim

Foto: Flávia Souza

Foto: Flávia Souza

Foto: Flávia Souza

Foto: Rogério Bonfim

Foto: Flávia Souza

Encravada na confluência do rio Diana com o canal de Bertioga, ao lado do rio Jurubatuba, a ilha Diana, na área continental de Santos, abriga uma das últimas colônias de pescadores artesanais da região. Conhecer sua comunidade, cultura e ritmo de vida  vale o passeio.


Ao chegar ao bairro, com pouco mais de 200 habitantes, o visitante é recebido não só pela paisagem bucólica, que o leva a um estado de contemplação, sossego e conexão com a natureza, mas também por uma mesa farta de café da manhã. Preparada pelas mãos da comunidade, é composta por chá de capim cidrão, pão caseiro, bolo de cenoura, torta de frango e suco natural de abacaxi com hortelã.


Bem alimentado, segue para uma verdadeira viagem à cultura caiçara, em visita guiada por quem tem a propriedade no que diz: os próprios moradores. Trata-se do projeto Vida Caiçara – educação ambiental e turismo de base comunitária, desenvolvido pela comunidade local com renda totalmente revertida aos participantes.


Eles apresentam a Capela do Bom Jesus, o campo do Esporte Clube Diana, a casa da moradora mais antiga - dona Dina, falecida em 2011 - e falam de suas tradições e costumes, sua história e modo de vida. A moradora Patrícia dos Santos, uma das diretoras do projeto, explica: “A ilha Diana começou com quatro famílias. No começo, não tinha luz nem água. As casas eram de madeira, construídas com materiais aproveitados dos restos dos navios”.


Visitantes também passeiam de barco pelo canal do estuário e têm a oportunidade de conhecer o rio Diana, no qual os moradores pescam seu próprio alimento. A guia Angela de Souza Lima diz: “Aqui tem tainha, robalo, camarão. Não comemos peixe congelado, pois o gosto é diferente. Podemos pescar do lado da nossa casa”. Informa aos  visitantes que, atualmente, são cerca de cinco famílias que vivem só da pesca. “Hoje, temos a visão de proteger o mangue”.


A programação inclui o saboreio de delicioso prato típico da culinária caiçara, no qual não falta peixe fresco em receitas para todos os gostos: filé frito, ensopado e pirão, além de farofa e molho de camarão, polenta com marisco e ainda arroz, feijão e salada. Sucos naturais de limão e de maracujá completam a refeição. Para fechar o passeio, moradores mostram aos visitantes instrumentos de pesca utilizados por eles na captura de peixes, siris e mariscos.

 

Turismo e meio ambiente

O Vida Caiçara nasceu de um programa de educação ambiental desenvolvido pela DP World, ligado ao licenciamento ambiental da empresa portuária junto ao Ibama. Construído de forma participativa com os moradores locais desde outubro de 2012, tem apoio da prefeitura de Santos e conta com 40 pessoas, entre adultos e jovens moradores desta região da cidade. Os passeios guiados por eles funcionam à base de rodízio. “Um ajuda o outro”, explica Patrícia.


Além de contribuir para compor a renda familiar dos moradores, o projeto também representa um modo de cultivar e valorizar as raízes e saberes locais, e mostrar a importância dos manguezais na região. A bióloga e coordenadora do programa, Ana Maria Marins, que presta consultoria em educação ambiental para a DP World, explica: “Nenhum progresso pode passar por cima das pessoas. Por isso, a DP World aporta capacitações do pessoal e dá apoio estrutural. Mas temos o cuidado de assegurar a autonomia dos moradores. Hoje, podemos afirmar que é um projeto da comunidade, ele anda com as próprias pernas. Os moradores ganham e investem no projeto uma parte do que ganham”.

 

Gostou? Veja como fazer

Interessados no passeio pela ilha Diana devem agendar pelo telefone (13) 99741 8690, com Patrícia. É preciso formar grupos de 15 pessoas, no mínimo, e 45, no máximo. Preços dos pacotes a combinar. O passeio completo, incluindo café da manhã e almoço, inicia às 8h30, na barca atrás da Alfândega, com retorno às 14 horas.

 

Confira mais detalhes sobre a Ilha Diana aqui: 

https://beach.costanorte.com.br/experiencias/passeio/29486/um-passeio-pelos-saberes-e-sabores-da-ilha-diana

Destaques

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 28 de agosto

  • Coroa -­ de 21 a 28 de agosto

    Tudo tem limite sim, inclusive este é o momento de decidir certas questões pessoais e colocar um fim a situações desagradáveis que estão atrapalhando os seus caminhos. Busque a paz acima de tudo, desapegue-se de pessoas que estão sugando as suas boas energias, o destino pede mudanças significativas e você pode estar perdendo tempo com questões banais. No amor novas respostas alegram o seu coração, novidades te surpreendem.

  • Candeias - de 21 a 28 de agosto

    Semana de bons pensamentos, você busca focar no progresso profissional, está prestes a arriscar um pouco mais em seus objetivos maiores, pensa em certas mudanças e tudo te favorece neste momento. Já no amor as guerras e desentendimentos continuam, será preciso ter muita paciência com a pessoa amada para não acabar tomando conclusões precipitadas. Bom momento para cuidar da sua saúde física e do seu estado emocional.

  • Roda - de 21 a 28 de agosto

    As questões que te rondam trazem certos resultados positivos nesta semana, as preocupações familiares começam a ganhar soluções favoráveis, enfim você busca o progresso financeiro para os seus dias, está em busca de melhores respostas porém deixa de lado certos sentimentos que te atrapalharam de certa forma, quer voltar-se mais às questões profissionais e buscar a paz mental. Semana muito voltada à sua Fé pessoal, onde você  encontra a paz!

  • Sino - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra a resposta ideal para os seus caminhos, vai ao encontro da paz e se desprende dos seus medos, tenta resolver da melhor forma as suas questões familiares e amorosas, enfim deseja focar mais em seus objetivos maiores e acima de tudo vencer todas as situações desagradáveis que atrapalharam a sua vida por um bom tempo. É hora de reverter todas as situações, tentar entender tudo de uma maneira mais favorável e agir de maneira amigável diante de certos assuntos.

  • Moedas - de 21 a 28 de agosto

    Esta fase de indecisões está te trazendo certas dores de cabeça, desprenda-se de  situações que só te trazem desânimo. Reaja diante dos fatos, vá em busca de melhores respostas e deixe de lado pessoas e assuntos que só atrapalham os seus bons planos. Chegou a hora de fazer uma faxina geral em sua vida, buscar a paz para os seus dias, deixar ir tudo aquilo que não te serve mais e abrir as portas para o novo, para as respostas que fazem mais sentido para você.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em todo os sentidos, mudança na sua maneira de pensar e de agir, é hora de reavaliar os seus planos, procurar agir com sabedoria diante de certos assuntos, evitar acusações desnecessárias que só complicam os seus bons projetos. No amor a semana pede calma para decidir certos assuntos, controlar os seus impulsos e resolver tudo de uma maneira mais tranquila, sem discussões e desacertos.

  • Taça - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra motivos de sobra para lidar com certas situações, vai ao encontro da luz ideal se desprendendo dos medos e indecisões, favorece o seu astral por conseguir a liberdade para os seus caminhos, segue livre com seus pensamentos e sentimentos. No amor novidades trazem a alegria de recomeçar, de encontrar a paz para a sua vida, mudando aquilo que for necessário para que você possa ficar em paz.  

  • Capela - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em questões profissionais, momento de luz e boas decisões que refletem de maneira positiva em seus caminhos, te trazendo o equilíbrio e a força ideal que a semana precisava. Uma nova resposta em questões financeiras chega no momento exato e você investe um pouco mais no ramo profissional. No amor novas respostas trazem a paz para os seus caminhos, boas decisões fazem com que você mude o que for preciso para estar bem com a pessoa amada.  

  • Punhal - de 21 a 28 de agosto

    Chegou a hora de encarar os fatos, seguir com fé diante dos seus objetivos maiores, enfrentar de vez as questões trabalhistas e tudo o que está ao redor, esclarecer e decidir pois enfim é o seu progresso que está em jogo. No amor muitas das questões começam a ser esclarecidas e você busca a paz para o seu relacionamento, faz de tudo para que a pessoa amada se sinta confortável ao seu lado enfim a semana te traz bons resultados.

  • Estrela - de 21 a 28 de agosto

    Uma fase positiva se inicia nesta semana onde você aposta mais nas questões profissionais, deixa de lado certos medos e anseios, tranquiliza o seu coração e vai em busca de dias melhores. No amor a semana será meio duvidosa devido a sua maneira de pensar e até mesmo de agir diante dos fatos, às vezes sem querer você fere a pessoa amada e depois encontra dificuldades para resolver as situações. Seja coerente e saiba reverter as situações.

  • Machado - de 21 a 28 de agosto

    Você decide ficar em paz em todos os sentidos, vence os seus objetivos com luz e alegrias, está numa fase de mudanças significativas e encontra boas respostas em todos os setores, quer seja nas questões profissionais como até mesmo no amor tudo tende a ficar melhor. A semana te abençoa com uma surpresa agradável que fará muito mais sentido dentro em breve, onde você vai encontrar a luz ideal para os seus caminhos.