Parque das Cachoeiras: um banho de frescor e adrenalina em Ilhabela | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Stories

Parque das Cachoeiras: um banho de frescor e adrenalina em Ilhabela

Marcello Veríssimo
21 de janeiro de 2019 às 14:14
Cachoeira da Água Branca
Cachoeira da Água Branca Foto: Gabriela Wotzassek

Na trilha mais longa do Parque da Água Branca está a Cachoeira do Furado
Na trilha mais longa do Parque da Água Branca está a Cachoeira do Furado Foto: Gabriela Wotzassek

Parque da Água Branca, em Ilhabela
Parque da Água Branca, em Ilhabela Foto: Gabriela Wotzassek

O Parque das Cachoeiras, em Ilhabela,  é um santuário natural. A unidade municipal de conservação ambiental ocupa cerca de 80 hectares na Mata Atlântica.


O  visitante esquece os problemas diários,  passando por momentos inesquecíveis, em meio ao canto dos pássaros e ao som das quedas d’água. Nem a chuva é capaz de diminuir o entusiasmo dos apreciadores do contato direto com a natureza.


Mas, é preciso força de vontade e entusiasmo para vencer os desafios das três trilhas existentes, que passam ao lado das duas grandes cachoeiras, com quase 30 metros de queda, e são inspiradoras do nome do parque. Os trajetos reservam boas surpresas aos mais desavisados – como o cipó rasteiro. O tronco nasce no chão e, como defesa, ‘segura’ o pé de quem pisa nele.

 

Baile das águas

Antes de começar o percurso, que leva quase 2 horas para ser concluído, pode-se conhecer o Viveiro Florestal Aroeira, que conta com cerca de 5 mil mudas e produz mensalmente uma média de 1.500 plantas.


No caminho,  aspectos curiosos como a gruta formada sob uma rocha cujo vão tem o tamanho de um prédio de cinco andares. Nela brotam orquídeas, bromélias e até mandacarus.  


A primeira parada é na cachoeira da Água Branca. Pelo caminho é possível encontrar peças que foram da antiga usina hidrelétrica do município, que está desativada e fica naquela área.


Mas é do alto da queda que é possível notar o ‘baile das águas’, proporcionado pela natureza com vista privilegiada para São Sebastião. É da cachoeira também, que sai boa parte da água que abastece a região norte da ilha, por meio de captação da Sabesp.   


De lá, os guias partem para a chamada Cachoeira  do Furado, pouco menor, mas não menos exuberante que, por causa das chuvas da estação, aumentam em volume de água.


A Cachoeira do Furado tem, em sua extensão, seis espécies de divisórias, onde é possível parar para descansar, admirar o visual ou simplesmente pensar na vida. Ao chegar no topo, quem procura por mais adrenalina, pode praticar rapel, mas, para isso, deve assinar termo de responsabilidade para o caso de algum imprevisto ou acidente.


Dica

O visitante deve trajar bermuda e camisetas leves, além de par de tênis confortável. O repelente também é item de “primeira necessidade”. Já para banhos nas cachoeiras é proibido o uso de xampu ou sabonete. 

 

Bom saber

Durante todo o ano, o Parque das Cachoeiras funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Na temporada de verão abre diariamente, incluindo finais de semana. Visitas podem ser agendadas pelos telefones (12) 3896 3832 / (12) 3896 3757. O endereço: rua José Bonifácio, s/n, Água Branca.

 

 

 

Destaques

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 28 de agosto

  • Coroa -­ de 21 a 28 de agosto

    Tudo tem limite sim, inclusive este é o momento de decidir certas questões pessoais e colocar um fim a situações desagradáveis que estão atrapalhando os seus caminhos. Busque a paz acima de tudo, desapegue-se de pessoas que estão sugando as suas boas energias, o destino pede mudanças significativas e você pode estar perdendo tempo com questões banais. No amor novas respostas alegram o seu coração, novidades te surpreendem.

  • Candeias - de 21 a 28 de agosto

    Semana de bons pensamentos, você busca focar no progresso profissional, está prestes a arriscar um pouco mais em seus objetivos maiores, pensa em certas mudanças e tudo te favorece neste momento. Já no amor as guerras e desentendimentos continuam, será preciso ter muita paciência com a pessoa amada para não acabar tomando conclusões precipitadas. Bom momento para cuidar da sua saúde física e do seu estado emocional.

  • Roda - de 21 a 28 de agosto

    As questões que te rondam trazem certos resultados positivos nesta semana, as preocupações familiares começam a ganhar soluções favoráveis, enfim você busca o progresso financeiro para os seus dias, está em busca de melhores respostas porém deixa de lado certos sentimentos que te atrapalharam de certa forma, quer voltar-se mais às questões profissionais e buscar a paz mental. Semana muito voltada à sua Fé pessoal, onde você  encontra a paz!

  • Sino - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra a resposta ideal para os seus caminhos, vai ao encontro da paz e se desprende dos seus medos, tenta resolver da melhor forma as suas questões familiares e amorosas, enfim deseja focar mais em seus objetivos maiores e acima de tudo vencer todas as situações desagradáveis que atrapalharam a sua vida por um bom tempo. É hora de reverter todas as situações, tentar entender tudo de uma maneira mais favorável e agir de maneira amigável diante de certos assuntos.

  • Moedas - de 21 a 28 de agosto

    Esta fase de indecisões está te trazendo certas dores de cabeça, desprenda-se de  situações que só te trazem desânimo. Reaja diante dos fatos, vá em busca de melhores respostas e deixe de lado pessoas e assuntos que só atrapalham os seus bons planos. Chegou a hora de fazer uma faxina geral em sua vida, buscar a paz para os seus dias, deixar ir tudo aquilo que não te serve mais e abrir as portas para o novo, para as respostas que fazem mais sentido para você.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em todo os sentidos, mudança na sua maneira de pensar e de agir, é hora de reavaliar os seus planos, procurar agir com sabedoria diante de certos assuntos, evitar acusações desnecessárias que só complicam os seus bons projetos. No amor a semana pede calma para decidir certos assuntos, controlar os seus impulsos e resolver tudo de uma maneira mais tranquila, sem discussões e desacertos.

  • Taça - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra motivos de sobra para lidar com certas situações, vai ao encontro da luz ideal se desprendendo dos medos e indecisões, favorece o seu astral por conseguir a liberdade para os seus caminhos, segue livre com seus pensamentos e sentimentos. No amor novidades trazem a alegria de recomeçar, de encontrar a paz para a sua vida, mudando aquilo que for necessário para que você possa ficar em paz.  

  • Capela - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em questões profissionais, momento de luz e boas decisões que refletem de maneira positiva em seus caminhos, te trazendo o equilíbrio e a força ideal que a semana precisava. Uma nova resposta em questões financeiras chega no momento exato e você investe um pouco mais no ramo profissional. No amor novas respostas trazem a paz para os seus caminhos, boas decisões fazem com que você mude o que for preciso para estar bem com a pessoa amada.  

  • Punhal - de 21 a 28 de agosto

    Chegou a hora de encarar os fatos, seguir com fé diante dos seus objetivos maiores, enfrentar de vez as questões trabalhistas e tudo o que está ao redor, esclarecer e decidir pois enfim é o seu progresso que está em jogo. No amor muitas das questões começam a ser esclarecidas e você busca a paz para o seu relacionamento, faz de tudo para que a pessoa amada se sinta confortável ao seu lado enfim a semana te traz bons resultados.

  • Estrela - de 21 a 28 de agosto

    Uma fase positiva se inicia nesta semana onde você aposta mais nas questões profissionais, deixa de lado certos medos e anseios, tranquiliza o seu coração e vai em busca de dias melhores. No amor a semana será meio duvidosa devido a sua maneira de pensar e até mesmo de agir diante dos fatos, às vezes sem querer você fere a pessoa amada e depois encontra dificuldades para resolver as situações. Seja coerente e saiba reverter as situações.

  • Machado - de 21 a 28 de agosto

    Você decide ficar em paz em todos os sentidos, vence os seus objetivos com luz e alegrias, está numa fase de mudanças significativas e encontra boas respostas em todos os setores, quer seja nas questões profissionais como até mesmo no amor tudo tende a ficar melhor. A semana te abençoa com uma surpresa agradável que fará muito mais sentido dentro em breve, onde você vai encontrar a luz ideal para os seus caminhos.