Circo Navegador tem programação cultural no Litoral Norte | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Variedades
Doralyce
Doralyce Foto: Divulgação

Circo Navegador tem programação cultural no Litoral Norte

Espaço cultural participará de um festival de artes nas quatro cidades da região


13 de janeiro de 2019 às 21:14
Por Da Redação

O Circo Navegador foi contemplado por dois editais que vão garantir a programação do espaço cultural e a realização de um festival de artes nas quatro cidades do Litoral Norte. A organização recebeu prêmios do Programa de Ação Cultural (ProAC) para a manutenção de espaços artísticos e culturais e do Iberescena para realização de festivais em países ibéricos.

A programação do festival será ampliada pela parceria com a Associação Felino que foi reconhecida como Ponto de Cultura e recebeu prêmio financeiro que será investido no evento.

A programação do espaço será composta por shows musicais como: Juçara Marçal, Doralyce, Luiz Perequê, Moreno Overá, Ieda Terra e Grupo Cantamar, além de espetáculo de teatro, cineclube, oficinas formativas de mímica, circo, teatro, contação de história, café com poesia, saraus, roda de conversa filosofando e bicicletada.

Está previsto para o mês de maio, o FELINO – Festival de Artes do Litoral Norte, que foi premiado pelo programa Iberescena e no qual as cidades de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba receberão espetáculos de música e teatro de grupos nacionais e internacionais da Espanha, Chile, Colômbia e Argentina. 

A programação do Espaço Cultural Circo Navegador reúne diferentes linguagens artísticas: circo, teatro, literatura, música, dança e cinema. De acordo com o diretor artístico, Luciano Draetta: “Acreditamos que as artes vão muito além da opção estética, elas são uma opção política, um modo de refletir sobre o mundo e as relações humanas. Com esse claro posicionamento propomos um espaço democrático e com grande poder de interação nas várias camadas da sociedade, capaz de agregar artistas, estudantes, produtores, educadores, ativistas, pensadores e público em geral, tendo as artes como uma potente ferramenta de luta e sensibilização no campo simbólico”.

Programação do mês de Janeiro

25/01 às 20h Show do Mestre Lumumba

Mestre da percussão, Lumumba apresenta seu repertório inspirado nas matrizes musicais afro-ameríndias. Valorizando a cultura e arte brasileira, possibilita o respeito à diversidade cultural brasileira, em releituras dos ritmos Ijexá, Agueré, Congo e base do samba-reggae; este projeto proporciona o conhecimento de tais matrizes e ainda nos conta histórias da cultura afro-ameríndia. O show traz seu diferencial ao agregar composições de alta qualidade com referências à música e histórias das culturas tradicionais do Brasil.

26/01 10h Oficina Mestre Mulumba

Através de técnica afro-brasileira de confecção de tambores, Mestre Lumumba ministra oficinas educativas com instrumentos percussivos e vivência de ritmos ligados ao universo da cultura afro-brasileira. Com duração de 2 horas, Mestre Lumumba transmite em sua oficina uma série de conhecimentos relativos à construção de tambores artesanais, feitos com materiais orgânicos recicláveis e introduz aos toques afro-brasileiros.

26/01 às 20h show da cantora Doralyce

A cantora, nascida na capital pernambucana, e que cresceu dividida entre a Zona da Mata Sul e a Região Metropolitana do Recife, estará em São Sebastião para ampliar o alcance das suas músicas com as influências rítmicas advindas do sítio histórico de Olinda, o “OlindaStyle”, representando a força feminina no Maracatu, Coco, Manguebeat, Rock, Ijexá, Funk e Samba, com o canto da revolução. Seu trabalho se potencializou ao dialogar com a cena teatral carioca, por meio da companhia Gene Insanno e com a cena artística independente, através dos movimentos de ocupação e resistência cultural, em que teve expressiva atuação. 

28/01 às 19h Bicicletada

O casal Isabel Galvanese e Eduardo Costa Melchert, fez a primeira viajem de bike para Europa, mais precisamente na Alemanha, onde viram que era possível fazer uma viajem com esse transporte e conhecer novos lugares pedalando. Houve mais uma oportunidade para viajar ao exterior e o casal, escolheu a Holanda. Após as pedaladas internacionais , o casal resolveu andar constantemente de bike em São Sebastião. O Circo Navegador convida a todos a participarem da bicicletada, um passeio de uma hora de bike, com saída do Circo Navegador às 19 horass, da segunda-feira, 28, com retorno ao ponto de saída, para em seguida assistir um filme sobre bike e sua utilidade no momento filosófico e interativo do evento.

29/30 e 31 janeiro às 21h Oficina de dança Contato e Improvisação

 O Contato Improvisação pode contribuir muito no estímulo dos alunos do curso e interessados em geral, além de promover o aprofundamento das variações da dança. Oferecemos uma oportunidade única de ter os professores Gustavo Lecce da Argentina e Ricardo Neves do Brasil,com várias décadas de experiência, em razão do 8º Encontro Internacional de Contato Improvisação em Ilhabela. Essa iniciativa acontece numa época em que o desenvolvimento da dança na cidade de São Sebastião tem crescido muito e foi impulsionado pela implantação do curso de dança da ETEC em parceria com a FUNDASS. O investimento é de R$100,00 e as inscrições são feitas no site www.circonavegador.com.br.

Espaço Cultural Circo Navegador fica na rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826, Vila Amélia, São Sebastião. Reservas e informações: (12) 3892-2589 ou (12) 98173-4402.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral