Orquestra Terra Preta é atração neste sábado | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Variedades
Foto: Fábio Burtin

Orquestra Terra Preta é atração neste sábado

Apresentação faz parte do projeto Negritudes, uma ação que ocorre durante o mês de novembro para celebrar o Dia da Consciência Negra


13 de novembro de 2018 às 11:15
Por Da Redação

Com o objetivo de celebrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o projeto Negritudes traz a orquestra Terra Preta para a Casa da Cultura de Bertioga (avenida Tomé de Souza, 130, Centro), neste sábado, 17, a partir das 20 horas.

A apresentação gratuita é uma parceria entre o Sesc Bertioga e a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura. 

O grupo, formado por um conjunto de instrumentos de sopro e percussão, celebra as orquestras e bandas tradicionais, a música instrumental e as matrizes rítmicas das manifestações populares, advindas de tradições africanas, europeias e indígenas, como o Bumba-meu-boi, o carimbó, a ciranda,o coco de roda, o cacuriá e o maracatu.

Ao som da música instrumental, um casal de dançarinos interpreta os ritmos executados. Seus passos marcados, improviso, posturas e manobras coreográficas carregam elementos simbólicos e convidam o público a dançar junto. 

Durante o mês de novembro, o projeto Negritudes - aprender, resistir, celebrar - traz ações em várias áreas, considerações sobre identidade racial e consciência negra.

Música, dança, teatro, cinema, palestras e debates pretendem provocar reflexões sobre esta temática, valorizando os saberes, as lutas e as celebrações da cultura negra. 

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral