ONG TamTam comemora 30 anos em espetáculo em Santos | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Variedades
Foto: Divulgação/Fernando Alonso

ONG TamTam comemora 30 anos em espetáculo em Santos

A montagem será apresentada no dia 5 de novembro, no Teatro Municipal Braz Cubas.


30 de outubro de 2018 às 16:15
Por Da Redação

Resgatar a importância da inclusão, da cidadania e da diversidade é o principal mote do espetáculo 30 Anos TamTam,  que estreia no dia 5, às 19h30, no Teatro Municipal Braz Cubas, av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias, em Santos.


Com direção-geral de Renato Di Renzo, a montagem abre a programação comemorativa dos 30 anos de atuação referencial da ONG TamTam, na Baixada Santista, completados em 2019. A renda obtida na bilheteria, com ingressos vendidos a R$ 20 e R$ 40, será revertida aos projetos da associação.


A noite será especialmente marcada pela força de expressão dos grupos de dança clássica e contemporânea, jazz e teatro físico da TamTam, que reúnem cerca de 60 artistas entre alunos, usuários e beneficiários, pessoas com e sem múltiplas deficiências (física, intelectual e/ou sensorial).


Também participam como convidados o Corpo de Baile Infantil da Escola de Bailado Municipal de Santos (EBMS) e as bailarinas e arte educadoras Claudia Alonso e Renata Pacheco, que retornam aos palcos em coreografia assinada por Zeca Rodrigues. O Coral TamTam, grupo que usa voz e Libras (Língua Brasileira de Sinais) também marca presença. O conjunto abre a noite com performance no foyer do teatro.


O especial 30 Anos TamTam terá oito números de dança-teatro: Venha Conhecer a Vida; Segredos e Encantos do Coração; Sim, Estamos Dançando; Pela Vida; Diversos In-Versos; Eus Meus; Ninho. E excertos (trechos) audiovisuais que documentam o trabalho da organização, produzidos pela Imagens Aéreas.

 

Mais atividades

Ainda em novembro, sempre a partir das 20h, espetáculos dirigidos por Renato Di Renzo, e que pontuam historicamente o repertório da ONG TamTam e do Orgone Grupo de Arte, retornam para minitemporadas no Espaço Sociocultural e Educativo Rolidei Café Teatro, no 3º piso do Teatro Municipal. Estarão em cartaz Bodas de Midas (8/11), Canalha (9, 10 e 11/11), Out.Door (18, 19 e 20/11), Estragos (23, 24 e 25/11) e a leitura dramática Espelho das Horas (27/11). Mais informações no site.

História

O projeto TamTam nasceu em 1989, na extinta Casa de Saúde Anchieta, e tem como objetivo promover saúde mental, prevenção as doenças, educação, acesso a arte e cultura, diversidade e inclusão social.


O trabalho iniciou após uma intervenção pública municipal na extinta Casa de Saúde, feita pela prefeita Telma de Souza em 1989. O trabalho de humanização da Casa dos Horrores contava ainda com o Dr. David Capistrano Filho, o Dr. Roberto Tykanori e uma grande equipe. A partir daí, aquela equipe passou a procurar alguém que “fosse louco o bastante para querer dar Teatro para os loucos!”


O Arte Educador e Pedagogo Renato Di Renzo, revolucionou o campo das artes e da Saúde. Desde 1989,  Di Renzo já propunha uma Sociedade Inclusiva e Diversa com as ações do projeto.


O trabalho, exclusivamente de Arte, incluía Oficinas de Pintura, Utilitários, Jornal TamTam, Teatro e Dança, Grupos de Convivência, entre diversas atividades plurais e de humanismo e paixão pelo outro. 


Todas as ações socioculturais da ONG, sejam elas desenvolvidas por meio do teatro, dança, música, artes plásticas e comunicação, visam propiciar a qualidade de vida e fomentar a discussão do novo homem e do mundo que se quer viver.

Últimas Notícias