Festival Curta Santos começa nesta terça-feira,16 | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Variedades
O curta-metragem Ana, dirigido por Vitória Felipe, de Santos (SP)
O curta-metragem Ana, dirigido por Vitória Felipe, de Santos (SP) Foto: Divulgação

Festival Curta Santos começa nesta terça-feira,16

Haverá uma Sessão Especial de Abertura, a partir das 20 horas, na Praia do Gonzaga


15 de outubro de 2018 às 15:46
Por Da Redação

A 16ª edição do Curta Santos - Festival de Cinema de Santos, com a temática Pra Frente, Brasil, começa nesta terça-feira, 16, e segue com programação extensa até o dia 20 de outubro.

O tema deste ano é inspirado na contemporaneidade do filme que leva o mesmo título desta edição, de Roberto Farias (1932-2018), lançado em 1982. Trata-se de um dos primeiros filmes a retratar abertamente o período da Ditadura Militar.

Ao todo, serão cinco dias de exibição de 47 obras entre curtas, longas e videoclipes, além espaços que promoverão o debate da realidade sociocultural, política e econômica brasileira.  A Sessão Especial de Abertura ocorre a partir das 20 horas e transformará a Praia do Gonzaga em uma sala de cinema.

Na faixa de areia, próximo à Praça das Bandeiras, haverá um telão para a exibição de Vlado – 30 Anos Depois, longa de João Batista de Andrade, o diretor homenageado desta edição.

Caso chova, a sessão será transferida para o Cine Roxy 5, na avenida Ana Costa, 443.

A seleção de curtas-metragens inclui as mostras competitivas (Olhar Caiçara, Olhar Brasilis e Videoclipe Caiçara) no Cine Roxy 5, a circulação da programação para crianças, o Curta Matinê - O Filho do Vento; Procura-se; O Malabarista; e Diário de Areia – e os longas Praça Paris, de Lúcia Murat (Cine Arte Posto 4, na avenida Vicente de Carvalho, no Gonzaga), e 45 Dias Sem Você, de Rafael Gomes, que fará sua estreia nacional no festival.

Durante o festival, além da exibição de obras audiovisuais, haverá oficinas de direção e história do cinema, no Sesc Santos. Para participar é preciso inscrever-se no site do Festival.

Criado há 16 anos, o Curta Santos é um evento sociocultural que tem como objetivo contribuir com a formação de plateias e fortalecimento do movimento audiovisual da Baixada Santista. 

A programação completa está no site do Curta Santos

Últimas Notícias