|
Variedades

1º Pet Day promoverá ações de conscientização e bem-estar animal

Evento no Parque dos Tupiniquins, em Bertioga, reunirá veterinários, protetores, instituições e pet-shops


22 de junho de 2018 às 11:33
Por Da Redação
Cães e gatos poderão ser analisados por veterinários no local
Cães e gatos poderão ser analisados por veterinários no local Foto: Instagram.com/sou_caramelo

O Sistema Costa Norte de Comunicação promove, no dia 30 desse mês, o 1º Pet Day, um evento de conscientização e bem-estar animal. Consultas veterinárias, palestras e distribuição de amostras são algumas das atividades gratuitas programadas para ser realizadas das 9h às 14 horas, no Parque dos Tupiniquins, no Centro, em Bertioga.

Primeiro Pet Day Costa Norte
Primeiro Pet Day Costa Norte Foto: Catia

Uma das responsáveis pela organização do evento, a gerente do Sistema Costa Norte Catia Lisboa, conta que a principal proposta da ação é promover a conscientização sobre o trato e práticas relacionadas aos animais, que é uma necessidade latente no município. Ela explica: “Temos muitos descartes de pet`s por supostos donos que visitam o litoral, ou mesmo moradores, que acreditam que seu animal de estimação não precise de grandes cuidados. Isso nos traz muitos problemas, incluindo alguns ligados à saúde pública, como a importância de recolher os detritos das ruas durante os passeios e descartá-los em local apropriado, ou melhor, no esgoto”.

Para atender cães e gatos, até o momento, estão confirmados estandes das pet-shops: Casa da Ração - 19 de Maio; Dra Rafaela Cassaniga; Marques Adestramento e Criação; Pet Love; Simbio Vet Care; Villa Pet; e Vita Centro Veterinário. Estarão presentes também protetores de animais e instituições relacionadas à causa animal. Além de palestras, os tutores também poderão participar de sorteios de cesta pet e ingressos para o Acqua Mundo e a Escuna Genesis.

Ecocidadania

A prática correta no cuidado com os animais também é uma forma de colaborar com a saúde do meio ambiente. O descarte correto das fezes dos animais, citado por Catia, é um desses exemplos. Somente em Bertioga, é descartada uma média de 36 toneladas de fezes de cães e gatos, mensalmente e, conforme estudos técnicos da Sabesp, responsável pelo saneamento básico na cidade, o descarte incorreto, em tamanha proporção, prejudica principalmente a balneabilidade das praias, além dos rios e mangues.

A companhia esclarece que o descarte por sacolas é alarmante porque, além do plástico ser um material que leva centenas de anos para se deteriorar, elas podem ser levadas pelas chuvas para o sistema de drenagem pluvial e causar o entupimento de redes de escoamento ou chegar ao mar. Apesar de não conseguir estimar a porcentagem, este tipo de poluição, denominada difusa, é uma das causas das bandeiras vermelhas constantes na praia, informa a Sabesp. Segundo a companhia, a prática correta é jogar os dejetos no vaso sanitário, para que passem pelo tratamento de esgoto.

Apoiadores e Parceiros
Apoiadores e Parceiros Foto: Catia

O 1º Pet Day é uma realização do Sistema Costa Norte, com o apoio da Sabesp e da prefeitura de Bertioga.

 

Últimas Notícias