Logo do Jornal Costa Norte
|
Variedades

J. Veloso e Mariene de Castro fazem show e inauguram mostra cultural

A exposição Santo Antônio - Olhares da Arte Sobre a Tradição, que reúne trabalho de artesãos do litoral norte paulista e da Bahia, permanecerá aberta ao público


09 de junho de 2018 às 19:24
Por Da Redação
Casa Brasileira abriga a Mostra cultural Santo Antônio - Olhares da Arte Sobre a Tradição
Casa Brasileira abriga a Mostra cultural Santo Antônio - Olhares da Arte Sobre a Tradição Foto: Arnaldo Klajn/PMSS

 O cantor, compositor e produtor cultural baiano J. Velloso estará na Casa Brasileira, em São Sebastião, para o primeiro show de lançamento de seu novo CD  Não Sei Se Te Contei, no sábado, 9, a partir das 20 horas. O show faz parte de  uma agenda cultural de J. e Mariene Castro no centro de artes do Instituto Mpumalanga, que inclui abertura de uma mostra do artesanato caiçara sobre Santo Antônio e uma roda de conversa com artistas locais.

Este será o primeiro show do artista baiano após o lançamento do novo trabalho, desde 1 de junho nas plataformas digitais e em lojas físicas. No encontro musical, na sala da música da Casa  Brasileira,  J. Velloso  mostrará  canções do novo disco, um álbum de MPB com músicas inéditas e autorais, de estilos diversos, que mostra um J. mais leve e maduro.

Além das músicas do novo álbum, ele passeará por um repertório diversificado de músicas autorais já consagradas na voz dos tios Maria Bethânia e Caetano Velloso, e de outros artistas como  Gal Costa, Gilberto Gil, Beth Carvalho, Jorge Vercillo,  Belô Velloso, Margareth Menezes e Mariene de Castro, que o acompanha neste show.

Esse novo disco  de Velloso é dedicado  à mãe  Dona Clara, e soma-se a outros trabalhos fonográficos do artista, como Aboio para um Rinoceronte, de  2004; J. Velloso e os Cavaleiros de Jorge, de 2009; e o livro-CD Santo Antônio e Outros Cantos, de2010.  

A Mostra

Reunir o trabalho de artesãos do litoral norte de São Paulo e da Bahia é o objetivo da mostra cultural Santo Antônio - Olhares da Arte Sobre a Tradição, que será aberta ao público na tarde de sábado, 9, a partir das 14 horas, na Casa Brasileira, na avenida Dr. Altino Arantes, 80, no Centro.

Serão trabalhos em madeira, juta, metal, crochê, papel, conchas, tecido, palha e cerâmica, produzidos por artesãos do centro, da costa norte e da costa sul do município e que vão se juntar a diferentes objetos que compõem a devoção ao santo feitos por artistas da Bahia. Participam da exposição  as artesãs  Neide Palumbo, Paula Galani, Cida Ivanov, Esther Feital e Filomena Santos, entre outros artistas.

Estandartes, imagens de Santo Antônio confeccionadas com diferentes materiais, altares de diversos estilos, lírios, trigo, fogueira quadrada, elementos do sincretismo religioso e outros,  que fazem parte da história do santo franciscano, poderão ser vistos em instalações artísticas  nos vários espaços da Casa Brasileira.

Últimas Notícias