Bertioga recebe intervenção artística no domingo | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Variedades
O trailer/museu é composto por 40 obras de arte interativas
O trailer/museu é composto por 40 obras de arte interativas Foto: Divulgação

Bertioga recebe intervenção artística no domingo

A programação traz um museu itinerante multissensorial, em que a população poderá interagir com as esculturas


15 de maio de 2018 às 14:31
Por Da Redação

A fábula-instalação Fiotim - o Museu em Movimento! - chega à Bertioga neste domingo, 20, das 12h às 19 horas, no Parque dos Tupiniquins, e apresenta uma intervenção artística, repleta de oficinas e exibições de brinquedos-esculturas, que proporcionam ao público uma interação festiva com a arte. O evento faz parte da comemoração dos 27 anos de emancipação político-administrativa da cidade. 

Fiotim é um trailer/museu multissensorial, com visual de circo e teatro mambembe. Em sua parte externa, o trailer possui um jardim artificial composto por gramado, plantas, flores e aves; além de lâmpadas e cataventos. O veículo comporta até quatro pessoas por vez, que podem visitar as 40 obras de arte - releituras feitas em miniatura das obras monumentais de Inhotim, do Museu de Minas Gerais. 

O Parque Everland é onde os visitantes se divertem com as esculturas interativas, inspiradas em brinquedos já existentes, com nomes bem originais, como a Máquina de Abrir Sorrisos, o Realizejo, o Self-Game – o Seu Maior Adversário é Você, entre outros. As principais referências utilizadas pelo artista, na construção desse projeto, foram os mascates (camelôs de outrora) e os Gabinetes de Curiosidades,  que são pequenos circos sobre rodas, que, antigamente, percorriam cidades do interior, levando ao público uma exposição de raridades, novas descobertas, além de objetos considerados estranhos, na época. O evento é gratuito. O Parque dos Tupiniquins fica na avenida Vicente de Carvalho, s/nº, Centro.

Programação de aniversário

Além do museu itinerante, Bertioga terá uma programação voltada para o aniversário da cidade. Para abrir as festividades, na sexta-feira, 18, a partir das 20 horas, ocorre a apresentação do  espetáculo Bertioga - A História que Conhecemos -, encenado por meio de parceria entre os coletivos artísticos bertioguenses Cia. Objeto de Cena e grupo Alma de Maré. 

A comédia encena uma perspectiva questionadora, do ponto de vista tradicional da história, que coloca homens brancos europeus como heróis e povos nativos como inimigos, que tentaram impedir que os colonizadores conquistassem novos territórios. O evento será no Parque dos Tupiniquins, e, em caso de chuva, será transferido para a Tenda de Eventos.

O sábado, 19, começa com uma cerimônia na praça dos Emancipadores, com hasteamento de bandeiras e execução dos hinos Nacional e de Bertioga, às 8h30. O desfile cívico-militar será logo em seguida, na avenida 19 de Maio, no bairro Albatroz, às 9 horas, com participação de mais de mil alunos da rede pública de ensino, além de representantes de diversas entidades.  . 

No mesmo dia, a partir das 20 horas, na Casa da Cultura, será aberta a exposição Bertioga: Sua História, Nossas Lembranças. Com o intuito de resgatar a história, personagens e memória de Bertioga, a mostra é composta por imagens enviadas pela população. Também no sábado, haverá o show da banda de rock Titãs, a partir das 22 horas, na arena Bertioga Fest, montada entre a avenida 19 de Maio e a rodovia Rio-Santos. A entrada é gratuita para o setor pista. Já no domingo, 20, é a vez do cantor Belo apresentar-se no mesmo palco, a partir das 22 horas. 

Últimas Notícias