Logo do Jornal Costa Norte
|
Variedades

No Guarujá, escolas de samba animam o Guaibê no Carnaval

Agremiações se apresentam com suas alas show; confira programação completa


09 de fevereiro de 2018 às 00:05
Por Estela Craveiro
Imperador da Ilha, escola de samba campeã do desfile de 2015, o último realizado na cidade
Imperador da Ilha, escola de samba campeã do desfile de 2015, o último realizado na cidade Foto: Wilmar Calomino

O estacionamento do Ginásio Municipal Marivaldo Fernandes, o Guaibê, será palco de uma grande festa para celebrar o Carnaval. Com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, as escolas de samba de Guarujá, em parceria com a Associação das Bandas e Blocos da Ilha de Santo Amaro (ABBISA), realizam a partir desta sexta-feira, 9, durante todo o período de folia, apresentações com suas alas show compostas por ritmistas, músicos, passistas e casais de mestre sala e porta bandeira.

A festa começa nesta sexta-feira, 9, e conta praça de alimentação, mini parque de diversão para a criançada, estacionamento e DJs em todos os dias de folia, a partir das 16 horas. A programação terminará na terça-feira, 13.

O ingresso para participar da folia é 1 kg de alimento não perecível, com exceção do dia 13, quando se apresenta o Bloco das Cabritas. Nesse dia, além de 1 kg de alimento será cobrado R$ 10,00 de entrada. Que tem o abadá deste ano, de qualquer bloco ou banda, no dia 13 poderá entrar apenas com a doação do alimento.

Conforme explica Marcos Antônio Ferreira, presidente da ABBISA, a ideia inicial, devido às dificuldades de captar apoio, foi montar a associação para reorganizar o Carnaval de blocos. “O secretário de Cultura propôs esse projeto de resgatar os blocos e bandas e, assim, desde novembro vimos trabalhando para efetivar o Carnaval na Cidade, que com certeza será um dos melhores que já tivemos em Guarujá”, diz Ferreira.

"O envolvimento da ABBISA e das escolas, garante à Cidade um Carnaval democrático e devolve a elas (bandas e escolas) o controle e a organização da festa, ficando o Município e o Estado, através da Polícia Militar no total apoio", destaca Paulo Fiorotto, secretário de Cultura do Município.

Programação
 
Dia 10, sábado


Os blocos e bandas preencherão a Cidade - da Vila Alice (Vicente de Carvalho) até a Enseada, passando por Morrinhos e Santo Antônio. O destaque fica para a solidariedade, com arrecadação de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade (FSS) do Município.

A orla da Praia de Pitangueiras será fechada das 15 às 22 horas para o desfile da Banda da Apae (15 horas), Banda Pitangueiras, que destina sua renda para o CRPI e Bloco Põe Põe, que fará destinação ao Lar Maanaim. Quem comprar os respectivos abadás dessas bandas estará diretamente auxiliando as entidades citadas.

No Guaibê, às 21h30 se apresenta a Escola de Samba Amazonense, seguida pela Escola de Samba Guarujá, a partir das 23 horas.

Dia 11, domingo


Domingo é dia de tradição e de curtir o Carnaval com a família. A festa começa às 14 horas, em Vicente de Carvalho, com a Banda ‘Vasco da Gama’, passando pela ‘Vermelho e Preto’ e finaliza com a tradicionalíssima ‘Saudoso Itapema’ – grupo que adotou e tem como base a Praça da Fraternidade e que visa celebrar o orgulho de se viver no Itapema.

Já em Pitangueiras, o convite é para acompanhar o cordão que segue o Urso Guaru-Yá e sua banda, composta por instrumentos de sopro, com saída a partir das 15 horas, da Barra Funda, seguindo até a Praça das Bandeiras.

No Guaibê vale a pena prestigiar a Escola de Samba Caminho da Paz, a partir das 21 horas; e a Escola de Samba Vem que é 10, às 23 horas.

Domingo também é dia de fechar a orla da Praia da Enseada para passar o Bloco Etanol, a partir das 17 horas; e o bloco da tradicional Escola de Samba São Miguel, às 19 horas – todas com concentração na Praça Horácio Lafer, a partir das 17 horas, e dispersão na esquina da Rua Chile, em frente ao Acqua Mundo.

Dia 12, segunda-feira


Segunda é dia de levar as crianças para brincar o Carnaval na rua com a Banda Nega Maluca, a partir das 17 horas, na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho - uma das bandas mais tradicionais da Cidade, com 30 anos de história e todos os integrantes e foliões desfilam com seus bonecos de pano devidamente fantasiados. Vale a pena conferir, bem como comprar o abadá com sua Nega Maluca para participar.

Para quem gosta de gastronomia, a sugestão é curtir os restaurantes da Praia do Perequê e pular o Carnaval na tenda montada no calçadão da orla, com a Banda Amigos Vila Nova Perequê, a partir das 18 horas. No mesmo horário tem o Bloco Além da Hora, organizado pelos comerciantes da Praia das Astúrias, que faz a folia na Rua Del Nero (canal das Astúrias).

Já às 19 horas é a oportunidade de levar seu pet para curtir o Carnaval, com a Banda Piui Piui, na Praia do Tombo. Não se esqueça de adotar os procedimentos de segurança, caso seu pet seja animal de grande porte.

No Guaibê, às 21h30 teremos apresentação da Escola de Samba São Miguel, seguida da Escola de Samba São Jorge

Dia 13, terça-feira


A folia estará concentrada no bairro Santa Rosa, com dois blocos simultâneos, a partir das 18 horas. Já Vicente de Carvalho receberá às 19 horas a Banda Fuxico.

Mas o grande destaque de terça-feira é o tradicional Bloco das Cabritas, este ano, na Arena da Folia, montada no estacionamento do Ginásio Guaibê, oferecendo segurança e conforto para toda a família curtir essa grande festa, a partir das 16 horas. Às 21h30 se apresenta, no mesmo local, a Escola de Samba Imperador da Ilha.

Últimas Notícias