DO MAR PARA MESA

Bertioga se destaca como destino para pesca amadora e esportiva

Amantes da atividade encontram estrutura no canal de Bertioga; região é reconhecida pela abundância e variedade de espécies

Rebeca Freitas
Publicado em 15/03/2024, às 16h32 - Atualizado às 17h08

FacebookTwitterWhatsApp
Pescaria oceânica também é muito praticada por pescadores da região - Arquivo/ Douglas Oliveira
Pescaria oceânica também é muito praticada por pescadores da região - Arquivo/ Douglas Oliveira

Bertioga, no litoral de São Paulo, tem se tornado popular entre pescadores profissionais e amadores. Com fácil acesso, tanto para moradores da capital paulista, que chegam pelas rodovias Imigrantes e Mogi-Bertioga, quanto para visitantes do litoral norte, via Rio-Santos, a região se destaca pela abundância e variedade de espécies de peixes, especialmente, no canal de Bertioga, local privilegiado para prática da atividade.

Douglas Oliveira, pescador local há quatro anos, explica que a transição do verão para o outono traz consigo uma maior diversidade e mistura de peixes, incluindo corvinas e prejerebas. Ele compartilha alguns lugares para a prática da atividade, para além do canal. “O cascalho todo de Bertioga tem por volta de 12 a 14 metros, tem bastante diversidade de peixe, como as garoupas e os bagres brancos. E também tem a ilha próxima, que é o Montão de Trigo [São Sebastião]; lá é um berço de diversos tipos de peixes”, acrescenta Oliveira, que costuma passar de 12 a 24 horas contínuas pescando.

A pesca é uma atividade acessível, porém, é imprescindível possuir licença adequada, quer  para pescadores amadores, quer profissionais. A licença pode ser obtida com o governo federal. É importante respeitar as cotas estabelecidas, como os 10kg permitidos para pescadores amadores. Para a modalidade de pesca esportiva, no conceito de pesque e solte, não é necessária licença.

A pescaria oceânica também é muito praticada por pescadores da região. “Saímos de Bertioga e navegamos a 95 milhas da costa. Assim, você encontra peixes raros, como o atum, olhete, pitangola, as cavalas e olho de cão”, enfatiza o pescador. Para quem está começando, Oliveira sugere a contratação de um guia experiente, o uso de embarcações adequadas e material correto para a espécie de peixe que deseja, como elementos fundamentais para uma pescaria bem-sucedida.

Boutique do Peixe em Bertioga

Em breve, os visitantes de Bertioga serão recebidos por um novo empreendimento, que promete revolucionar o mercado de pescados na região: a Boutique do Peixe. Localizada estrategicamente ao lado da Arena Bertioga, em fase de construção, nas proximidades do receptivo turístico e do portal da cidade, a Boutique do Peixe será uma referência imperdível para quem chega à cidade, pela rodovia Rio-Santos (SP-55).

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!