Golpe por telefone visa usuários de cartão de crédito | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Golpe por telefone visa usuários de cartão de crédito

Da Redação
09 de novembro de 2019 às 13:45

Um aposentado de 80 anos, morador de Guarujá, foi alvo de um golpe em que os estelionatários visam usuários de cartão de crédito, e se passam por funcionários da central de segurança da operadora e da agência bancária. Para isso, eles entram em contato com a vítima, dizendo que seu cartão foi clonado e pedem que digite a senha e, posteriormente, seu cartão, cortado - mas com o chip intacto, é recolhido em casa. 


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNGUARUJA2 🕵‍ Informe-se, denuncie!


Conforme o idoso relatou à polícia, uma ligação foi feita ao seu telefone no dia 4 de novembro, originada de um número desconhecido. Nela, o estelionatário informou ser da central de segurança da Mastercard e detectou uma tentativa de compra com o cartão, sendo desconhecida pelo aposentado. Durante a conversa, o criminoso orientou que o cliente ligasse para o telefone impresso no verso de seu cartão para relatar o problema.


Em contato com o número oficial, ele foi atendido por uma outra suposta funcionária e, ao explicar o que ocorreu, foi orientado a informar a numeração do cartão de crédito e, posteriormente, digitar sua senha no telefone, para que fosse realizada a suposta consulta. Nisso, a estelionatária confirmou a suposta clonagem do cartão e, temeroso, o aposentado revelou possuir outros dois cartões, e passou as informações relacionadas a eles. 


A criminosa solicitou que a vítima cortasse todos os cartões, mas preservasse o chip, e escrevesse uma carta a próprio punho, com um texto ditado por ela. Ela orientou que o idoso levasse o envelope com o material em um endereço em São Vicente, onde supostamente seria o setor de segurança de seu banco. O homem se negou a ir, e informou que ligaria para o seu gerente do banco para verificar a situação.


Quando ligou e procurou pelo seu gerente, foi informado que ele não estava no local, sendo atendido por outro suposto gerente, que também seria da quadrilha. O aposentado esclareceu todo o caso e foi orientado a entregar o envelope a um motoboy, enviado a sua casa no mesmo dia. 


Após entregar o material, o idoso ligou para um amigo e relatou tudo o que aconteceu com ele. Nisso, o amigo alarmou o aposentado de que se tratava de um golpe e avisou que ele ligasse imediatamente para seu banco com outro aparelho telefônico para bloquear os cartões. 


Ao fazer o orientado pelo amigo, a vítima descobriu o golpe e que não havia nenhum gerente em sua agência com o nome informado na ligação anterior. Em um dos cartões foi constatada uma compra de R$ 3.190, feita em três parcelas, naquela mesma tarde. Ele contestou a compra, que está em análise pelo sistema. O caso é investigado pela delegacia sede de Guarujá.


Golpe antigo

Em maio de 2017, oito pessoas foram presas em Porto Alegre e São Paulo por praticar o mesmo golpe, seguindo exatamente o mesmo padrão de contato e orientações às vítimas. Conforme esclarecido pela polícia, os estelionatários sempre ligam para telefones fixos porque, ao pedir para a vítima ligar para a operadora do cartão de crédito, no número oficial, eles mantém a linha presa. 


Quando a vítima acredita encerrar a ligação, o estelionatário coloca uma gravação que dá o sinal de linha, por isso, ao terminar de discar, o criminoso coloca outra gravação padrão, para que a pessoa não suspeite do golpe. 


Na época, a Mastercard informou em nota à imprensa que "não telefona ou envia e-mail aos portadores de cartão para falar a respeito de transações. O contato com o consumidor a respeito de possíveis fraudes poderá ser feito pela instituição financeira que emite o cartão, não pela bandeira. Portanto, qualquer ligação com esse propósito que utilize o nome da Mastercard deve ser desconsiderada".



Comentarios

O que fazer em guarujá

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano de 4 a 10 de junho

  • Coroa - 4 a 10 de junho

    COROA -  (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Semana de muita correria, reuniões trabalhistas , acertos financeiros enfim chegou  a hora de correr atrás de seus objetivos com mais seriedade e fé. Bom momento para cuidar um pouco mais de você, da sua saúde física e espiritual.  Algumas questões familiares ainda precisam ser melhores resolvidas, mas tudo tende a ficar melhor depois de uma conversa franca sobre o assunto. No amor é hora de esclarecer as dúvidas e colocar fim em encrencas desnecessárias.

  • Candeias - 4 a 10 de junho

    CANDEIAS - (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Uma nova fase de luz e raciocínio lógico, você se desprende de situações desfavoráveis e segue mais confiante em questões profissionais. Esta será uma boa semana para negócios , você conseguirá resolver questões de maneira mais positiva. Pequenas crises amorosas podem surgir, mas com o passar dos dias tudo se resolve de maneira mais positiva. Você se afastou um pouco de sua fé, é hora de encontra-la novamente dentro de você.

  • Roda - 4 a 10 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Os dias que se seguem serão de luz e desapego, momento onde literalmente você chuta o balde diante das questões, se desprende das negatividades e encontra a paz ideal para os seus caminhos. Chegou a hora de evoluir, de buscar novas respostas profissionais, de manter o foco dos seus objetivos e esquecer de questões banais que só atrapalham o seu crescimento. No amor tudo segue tranquilo, você consegue resolver tudo de maneira positiva.

  • Sino - 4 a 10 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Em busca de dias melhores você segue na esperança de resolver certos assuntos, tenta entender a pessoa amada mas enfrenta algumas dificuldades em aceitar certas situações. Com o passar dos dias tudo tende a acontecer de maneira mais positiva, apesar da semana trazer certos desafios também te trará muita fé e confiança para os seus dias, onde você vai conseguir resolver assuntos profissionais com mais facilidade além de resolver importantes assuntos particulares.

  • Moedas - 4 a 10 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Momento de raciocínio lógico, uma fase de paz e tranquilidade onde você consegue resolver certos assuntos particulares. Chegou a hora de resolver as questões que te preocupa, ir ao encontro de soluções que farão mais sentido para a sua vida. No amor o segredo é não fantasiar tanto , não se entregar ao desespero e ao medo de perder pois muitas vezes você esquece de viver os bons momentos da relação e se entrega às desconfianças.

  • Adaga - 4 a 10 de junho

    ADAGA -  (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Uma nova luz em questões amorosas, fase de positividade e fé onde você encontra respostas mais favoráveis em seus caminhos. Em questões profissionais os dias que se seguem serão melhores, mais equilibrados em todos os sentidos, você encontra respostas que tranquilizarão o seu coração. As questões familiares que te rondam terão melhores soluções dentro em breve onde você vai conseguir tranquilizar o seu coração.

  • Ferradura - 4 a 10 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de luz e alegrias, momento onde você consegue se libertar de questões que antes te preocupavam e muito, agora chegou a hora de realizar os seus objetivos com mais seriedade, dar a volta por cima e colocar ordem em questões pessoais. No amor os dias que se seguem te trarão melhores respostas e você se dedicará mais à pessoa amada. Momento de luz, de cuidados espirituais onde a fé renasce dentro de você.

  • Taça - 4 a 10 de junho

    TAÇA -  (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO)  Dias de alegrias e paz, momento de reorganização pessoal, novas respostas trazem o equilíbrio ideal para os seus caminhos. Você busca uma nova luz profissional, tenta manter o equilíbrio em todos os sentidos, vai ao encontro de dias melhores e volta a apostar em seu potencial. No amor uma surpresa te trará mais alegrias nesta semana, algo que você já tinha dado por perdido em sua vida ganha uma nova resposta.

  • Capela - 4 a 10 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momento de luz, fase de paz e equilíbrio onde você se desprende de certos medos e vai em busca de novidades que farão mais sentido em seus caminhos. No amor uma nova resposta traz a paz ideal para o seu coração, depois de uma fase de muitas lutas chegou a hora de se entregar mais, de deixar tudo acontecer , e a semana te favorece neste sentido onde você ganha a certeza de que tudo acontecerá de maneira positiva.

  • Punhal - 4 a 10 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Você consegue dar a volta por cima diante de uma importante questão, livra-se das preocupações que antes te tiravam o sono, a semana promete ser proveitosa em todos os sentidos. Chegou a hora de evoluir seus projetos, seguir mais confiante diante das questões , respostas financeiras chegarão esta semana e te ajudará a seguir mais confiante. No amor deixe o tempo agir, ele trará a melhor resposta para o seu relacionamento.

  • Estrela - 4 a 10 de junho

    ESTRELA - 22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e raciocínio lógico, chegou o momento de buscar a paz interior, resolver todas as questões de maneira positiva. No amor não se deixe levar pelo ciúme, muitas vezes as questões que te rondam podem ser melhores resolvidas mas é preciso acordar para a realidade, não fantasiar tanto as situações. Chegou a hora de buscar a paz interior, deixar o tempo resolver tudo e seguir mais confiante em seus melhores planos.

  • Machado - 4 a 10 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Fase de luz e positividade, momento onde você se dedica mais às questões pessoais, se desprende de certos medos que antes atrapalhavam os seus caminhos, segue em frente mais confiante e com mais determinação. No amor o jogo vira, antes você corria atrás agora a pessoa amada é quem sentirá e muito a sua falta, isso te fará bem e você vai alcançar o equilíbrio que tanto deseja em todos os sentidos.Bom momento para dedicar-se mais às questões profissionais.