Guarujá terá mais de 100 GCMs armados para temporada | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Guarujá terá mais de 100 GCMs armados para temporada

Da Redação
08 de outubro de 2019 às 17:24


Até o início da temporada de verão a prefeitura de Guarujá terá mais de 100 guardas civis municipais treinados e armados para garantir a segurança da população. Em seis meses de uso de arma de fogo, a Guarda Civil Municipal (GCM) já sente os primeiros resultados do investimento em segurança.


Além da diminuição de 20% nos números de furtos em próprios públicos, os agentes realizaram mais de 30 detenções, além de desenvolverem operações estratégicas.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNGUARUJA2 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


O Decreto nº 12.381/2017 regulamentou o uso de arma de fogo pela GCM de Guarujá. Hoje, a cidade conta com 73 GCMs aptos a usar armas de fogo, sendo que as primeiras 35 pistolas são utilizadas no patrulhamento diário desde março deste ano.

 

“Estudos comprovam que onde tem guarda armada há uma redução significativa da criminalidade, e temos comprovado isso na prática. É mais segurança para população e também para o guarda que tem condições técnicas para cumprir a sua missão”, afirmou o diretor da GCM, Luiz Carlos Mariano.


Treinamento

Para ser autorizado a portar arma, o guarda civil municipal deve comprovar a realização de um treinamento técnico de no mínimo 60 horas para porte de revólver, e 100 horas para porte de pistolas.


As primeiras turmas foram capacitadas por meio de um acordo de cooperação técnica com a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Agora, o treinamento passa a ser ministrado por corpo próprio de instrutores habilitados. Além disso, os agentes são submetidos a um plano de capacitação e aperfeiçoamento permanentes.


Operações

Nesses seis meses, a GCM iniciou importantes operações, entre elas destaca-se a operação permanente para reprimir invasões de áreas remanescentes de Mata Atlântica, no Jardim Enseada. O trabalho é coordenado pela Força-Tarefa e já resultou na detenção de seis pessoas por desrespeito à Lei de Crimes Ambientais.


Além disso, no mês de agosto, foi realizada uma operação de combate a receptação de fios de cobre e outros cabos utilizados por empresas de serviço. A ação envolveu mais de 30 agentes da GCM, Divisão de Investigação Gerais da Policia Civil (Dig) de Santos, Polícia Militar e Fiscalização de Comércio. Sete ferros-velhos foram interditados, cinco pessoas acabaram detidas e produtos sem procedência foram apreendidos.


Caso recente

Na última quinta-feira, 3, durante rondas pela Praia da Enseada, a GCM prendeu dois homens, um de 17 e outro de 28 anos, que haviam roubado um celular e uma caixa de som. Com eles também foi encontrado um simulacro de arma de fogo, usada para intimidar as vítimas.  Os homens foram conduzidos à Delegacia Sede de Guarujá e autuados nos artigos 157 (roubo) e 244 (corrupção de menor).


Ocorrências

O número de ocorrências envolvendo furtos em prédios públicos vem diminuindo em Guarujá. De janeiro até a primeira quinzena de julho deste ano, no comparativo entre 2018 e 2019, a cidade conseguiu reduzir em 20% o número deste tipo de ocorrência. Foram 58 ocorrências em 2018, contra 47 registradas em 2019, dentro do mesmo período.

 

Comparando dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, observa-se que a redução dos índices de criminalidade na cidade também se repetiu em quase todas as modalidades, quando comparados o primeiro e segundo quadrimestres de 2019.

 

"Com trabalho árduo e investimentos significativos na área de segurança pública, a prefeitura reafirma seu compromisso com o bem estar da população de nossa cidade", declarou o secretário de Defesa e Convivência Social, Luiz Cláudio Venâncio Alves.

O que fazer em Guarujá

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 21 a 27 de fevereiro

  • Coroa - 21 a 27 de fevereiro

    COROA_ Os dias que se seguem serão mais positivos, onde você conseguirá resolver tudo de maneira tranquila, até mesmo questões familiares serão resolvidas da melhor maneira possível. Você terá bons motivos para seguir em frente com seus projetos, pois novos apoios surgem em seus caminhos. Com o passar dos dias tudo pode ser diferente, basta focar mais nos seus objetivos maiores e se desprender de questões banais que em nada acrescentam.

  • Candeias - 21 a 27 de fevereiro

    CANDEIAS_ Os dias prometem ser melhores, a semana trará importantes respostas principalmente em questões amorosas onde você acabou tendo grandes indecisões em seus caminhos. Mas você precisa agir de acordo com a sua intuição, às vezes é necessário mudar, livrar-se de teimosias que acabam impedindo a sua felicidade. Decida-se, vá ao encontro daquilo que te faz feliz, por que teimar com situações desagradáveis, você merece o que há de melhor.

  • Roda - 21 a 27 de fevereiro

    RODA_ Mudanças em seus caminhos, fase meio complicada em questões profissionais, é preciso ter calma para não julgar precipitadamente as situações. Apesar de a semana não ser muito favorável em questões trabalhistas, no amor tudo acontece de maneira positiva e você consegue equilibrar o seu astral. Em questões familiares não adianta tentar resolver tudo de uma vez, deixe o tempo agir ele sempre traz a melhor resposta. Bom momento para cuidar da sua saúde.

  • Sino - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Moedas - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Adaga - 21 a 27 de fevereiro

    ADAGA_ Fase de paz e boas respostas, até mesmo questões amorosas mal resolvidas começam a ter melhores resultados, mas você está buscando algo mais significativo para os seus caminhos, portanto a pessoa amada vai precisar ser muito convincente para mudar a sua opinião. Em questões profissionais tudo acontece de maneira positiva e você tranquiliza o seu coração, semana favorável também para possíveis investimentos e também para transações financeiras.

  • Ferradura - 21 a 27 de fevereiro

    FERRADURA_ Você sente a necessidade de cuidar-se mais, tanto de maneira física como espiritual. A semana pode te trazer algumas dúvidas, principalmente em questões profissionais que ainda não foram resolvidos todos os assuntos, mas você terá o controle da situação depois de esclarecer certas pendências. No amor você precisa ser mais atenciosa(o) , saber entender a pessoa amada e não fazer julgamentos precipitados.

  • Taça - 21 a 27 de fevereiro

    TAÇA_ Os dias que se seguem serão mais tranquilos em questões profissionais, novas respostas trazem mais equilíbrio para os seus caminhos. Você está atento(a) a novas oportunidades e a semana será bem agitada , mas é preciso controlar a ansiedade para não estragar tudo. Fase positiva para o amor onde os desentendimentos se dissipam e as boas respostas surgem trazendo a luz e a paz desejada. Boa fase em questões familiares.

  • Capela - 21 a 27 de fevereiro

    CAPELA_ Uma nova luz levanta o seu astral, novas respostas tranquilizam o seu coração e você consegue mudar o que for preciso. No amor tudo fica bem depois de uma conversa franca, e os dias prometem ser melhores também em questões profissionais onde você obtém melhores respostas . Chegou a hora de realizar seus planos, fugir do comodismo e arriscar um pouco mais, pois o momento pede atitudes certas para que tudo fique melhor.

  • Punhal - 21 a 27 de fevereiro

    PUNHAL_ Apesar de certas situações ainda não terem muito sentido os dias que estão pela frente trarão melhores respostas. O seu coração enfrenta uma grande dúvida, mas tudo acontecerá de maneira positiva e você colocará fim a certas preocupações. Os dias são de muita energia positiva, de força e respostas, portanto não estranhe certas mudanças de planos no setor trabalhista e financeiro, tudo faz parte de uma nova fase mais segura.

  • Estrela - 21 a 27 de fevereiro

    ESTRELA_ Você está numa fase de raciocínio lógico, está pesando os prós e os contras de tudo, resolveu colocar a sua vida em ordem e começou a se desprender de todas as negatividades que estavam ao seu redor. Esta será uma semana voltada a  cuidados espirituais pois você sente a necessidade de voltar-se mais à sua fé. Chegou a hora de colocar fim em situações mal resolvidas e seguir novos caminhos com amor, fé e equilíbrio, apostando mais em seu potencial.

  • Machado - 21 a 27 de fevereiro

    MACHADO_ O seu coração enfrenta uma grande dúvida, você não sabe se permanece da maneira como está ou se coloca um fim em tudo, mas o destino se encarrega de trazer a resposta para os seus caminhos. Em questões profissionais uma nova resposta surge e você segue com mais entusiasmo e fé. Os dias serão de respostas positivas, mesmo que algumas questões estejam mal resolvidas de acordo com o seu ponto de vista, pois muitas vezes só é preciso ver melhor e deixar o ciúme de lado.