Polícia Civil de Bertioga prende 'agiota' de Boraceia | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Polícia Civil de Bertioga prende 'agiota' de Boraceia

Da Redação
28 de agosto de 2019 às 15:34

Autor:
 


Após denúncia anônima, a Polícia Civil de Bertioga prendeu em flagrante um homem suspeito de praticar usura, ou 'agiotagem', em Bertioga. Ele foi detido em sua residência, no bairro Boraceia, na manhã desta quarta-feira, 28. De acordo com o delegado titular da cidade, José Aparecido Cardia,  o detido "usava um revolver calibre 38 para ameaçar as vitimas, provocando o medo e o terror".


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA7 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Usura, em seu sentido original, são juros excessivos cobrados por um empréstimo. Na Idade Média, usura era utilizada como sinônimo de juro, e era uma prática proibida, pois acreditava-se que dinheiro não poderia gerar dinheiro. 


De acordo com a denúncia o preso estava "emprestando dinheiro a juros, cobrando-os, posteriormente de forma exorbitante, deixando os tomadores de empréstimos sempre em divida com ele. De posse de um revolver cablibre 38, o utilizava para ameaçar as vitimas, provocando medo e terror".


Dr Cardia, que preside as investigações, informou que "diante da farta documentação e conversas de Whatsapp, foi possível postular o competente Mandado de Busca domiciliar, autorizado pela primeira Vara de Bertioga e, ao ser cumprido na data de hoje, 28, pela manhã, na casa do individuo foi apreendido uma maquina de cartão de crédito, um notebook de marca Dell, um telefone celular Motorola e um revólver calibre 38. O Individuo foi preso e autuado em flagrante delito".


Em vídeo exclusivo, enviado para a redação do Sistema Costa Norte de Comunicação Dr Cardia narra o ocorrido: "Recebemos denúncia consistente de que um individuo, no bairro Boraceia, estava praticando o crime de usura. O que significa isso? É uma pessoa que empresta dinheiro a outra e em seguida passa a cobrar juros exorbitantes, causando uma dependência eterna de uma dívida que não se consegue pagar em razão do anatocismo que é proibido no Brasil. Anatocismo nada mais é do que juros sobre juros".


"Tão logo recebemos a denúncia instruímos um pedido de busca e apreensão na casa desse suspeito. A equipe se deslocou até lá, cumprindo o mandado de busca a pedido do delegado titular de Bertioga e acabou se construindo a verdade, ou seja, foi encontrado um caderno que tem indícios da contabilidade de empréstimo de dinheiro, um notebook, um telefone celular, uma maquininha de cartão de crédito que era usado para fazer as antecipações financeiras. Diante desse grave quadro ainda foi encontrado um revólver calibre 38 municiado com seis tiros que, segundo informações, era utilizado para ameaçar pessoas" complementa o delegado em seu relato.


José Aparecido Cardia ressalta que "Isso surgiu na nossa cidade, já tomamos providência e acabamos com esse foco" e faz um alerta: "aqui nesta cidade as pessoas tem que ter a consciência de que prevalece a legalidade".

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - de 14 a 20 de fevereiro

  • Coroa - 14 a 20 de fevereiro

    COROA_ Momento de luz e equilíbrio, fase onde você valoriza mais as questões profissionais e busca o aperfeiçoamento para tais questões. Não será fácil manter o equilíbrio diante de muitas tarefas, mas a vontade de progredir é muito maior portanto você analisa os prós e os contras de tudo e decide o que vai fazer daqui pra frente. No amor o período é de paz e luz onde você consegue tranquilizar o seu coração e a pessoa amada entende seus esforços.

  • Candeias - 14 a 20 de fevereiro

    CANDEIAS_ Dias de luz e alegrias, fase de recomeços enfim você se conscientiza de certas questões e analisa o tempo em que perdeu com situações desagradáveis. Você está renascendo das cinzas, criando novos projetos, pensando numa nova fase muito mais positiva em questões amorosas, muitas vezes é preciso buscar a paz em todos os sentidos pois é o que a sua vida precisa agora, e a semana vai ser de muito raciocínio lógico principalmente na área trabalhista.

  • Roda - 14 a 20 de fevereiro

    RODA_ Confusões em seus pensamentos, pode ser que você tenha se precipitado em assumir um compromisso familiar no qual não estaria com tempo disponível para cumprir. Agora você enfrenta uma fase muito mais difícil pois não quer voltar atrás com a sua palavra, mas na verdade tudo é uma questão de tempo e em breve você vai conseguir conciliar todos os setores de sua vida. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual.

  • Sino - 14 a 20 de fevereiro

    SINO_ Infelizmente você apostou errado novamente, e acabou encontrando muitos problemas no meio do caminho, agora enfrenta as circunstâncias porém tudo pode ser diferente se você encarar a realidade e ir em busca de novas respostas que façam mais sentido para a sua vida. Principalmente no amor onde tudo está muito confuso em sua mente e em seu coração, estar com alguém por estar não faz sentido nenhum, vá atrás do que realmente você quer pra sua vida.

  • Moedas - 14 a 20 de fevereiro

    MOEDAS_ Dias de muitas alegrias, momento de paz e novas oportunidades onde tudo começa a fazer mais sentido em sua vida. Uma fase favorável para questões profissionais, momento oportuno em todos os sentidos, chegou a hora de progredir, vá em busca de novos aprendizados, busque o foco dos seus objetivos sem se prender a nada. No amor esta é uma fase de equilíbrio e muita luz, você busca a paz ao lado da pessoa amada e encontra motivos de sobra pra continuar.

  • Adaga - 14 a 20 de fevereiro

    MACHADO_ Você está ganhando forças diante das situações, muita luz espiritual e alegrias em todos os sentidos, este é um momento muito favorável onde você vai conseguir a resposta ideal para os seus objetivos. Uma resposta positiva no amor trará muita paz a você, chegou a hora de reverter este quadro que a um bom tempo só te trouxe preocupações. Os dias que se seguem serão de muito progresso principalmente nas questões profissionais.

  • Ferradura - 14 a 20 de fevereiro

    FERRADURA_ Momento de progresso, a semana será de muitas oportunidades pessoais, você está numa fase de boas negociações nas questões profissionais, boas respostas surgem e você arrisca um pouco mais. Você se preocupa demais com questões familiares e acaba se enrolando no meio do caminho, infelizmente muitas coisas precisam de tempo para serem resolvidas, e apesar dos seus esforços muitas delas acabam não sendo solucionadas. Deixe o tempo agir.

  • Taça - 14 a 20 de fevereiro

    TAÇA_ As mudanças que se seguem trarão as respostas ideais em seus caminhos, tudo pode mudar sim e será preciso manter a calma para lidar com algumas situações. Novas oportunidades em questões trabalhistas, cabe a você decidir qual caminho irá seguir, mas lembre-se que a liberdade sempre foi o seu lema, procure seguir os seus instintos pois neste momento será preciso manter o equilíbrio e a fé diante dos seus objetivos.

  • Capela - 14 a 20 de fevereiro

    CAPELA_ Momento de boas realizações, fase de progresso e luz, dias de muitas novidades e grandes respostas, é preciso manter a ordem dos seus objetivos, tentar buscar a paz interior para lidar com questões principalmente familiares, pois imprevistos acontecem mas você não deve generalizar os fatos, para tudo tem uma explicação. No amor surge uma grande confusão em seus pensamentos, é preciso saber lidar com os fatos.

  • Punhal - 14 a 20 de fevereiro

    PUNHAL - Avalie cada resultado ao seu redor, permita-se a este luxo nessa semana pois você tem batalhado muito para alcançar os seus objetivos. Construa a sua força interior, livre-se de certas situações que venham a te incomodar de  certa maneira. O momento é favorável a você e o seu precioso tempo deve ser valorizado com questões mais positivas. Você pediu respostas e estas chegaram, aproveite-as de maneira positiva.

  • Estrela - 14 a 20 de fevereiro

    ESTRELA_ Não adianta cruzar os braços e esperar que a resposta caia do céu, muitas vezes é preciso correr atrás dos seus objetivos, ir em frente na busca de dias melhores, de respostas realmente significativas e não ficar imaginando o que pode ter ocorrido, imprevistos acontecem o mais importante é a sua capacidade de dar a volta por cima, é hora de acordar e criar novas respostas. No amor não é diferente, se não deu certo não enrole pois a vida passa e as boas oportunidades também.

  • Machado - 14 a 20 de fevereiro

    MACHADO_ Você está ganhando forças diante das situações, muita luz espiritual e alegrias em todos os sentidos, este é um momento muito favorável onde você vai conseguir a resposta ideal para os seus objetivos. Uma resposta positiva no amor trará muita paz a você, chegou a hora de reverter este quadro que a um bom tempo só te trouxe preocupações. Os dias que se seguem serão de muito progresso principalmente nas questões profissionais.