Guarda Civil Municipal de Guarujá recebe armamento | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Segurança
Prefeito Válter Suman na cerimônia de entrega do armamento
Prefeito Válter Suman na cerimônia de entrega do armamento Foto: Helder Lima

Guarda Civil Municipal de Guarujá recebe armamento

No total, 35 GCMs passaram por curso de capacitação para uso do equipamento e outros 150 receberão formação


14 de março de 2019 às 14:50
Por Da Redação
Prefeito Válter Suman na cerimônia de entrega do armamento
Prefeito Válter Suman na cerimônia de entrega do armamento Foto: Helder Lima

Foto: Helder Lima

A Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), de Guarujá, entregou o armamento à Guarda Civil Municipal (GCM). A cerimônia ocorreu na quarta-feira, 13, na sede da GCM (rua Dr. Carlos Nehring, 405 - Jardim Helena Maria). O decreto 12.381/2017 regulamentou o uso de arma de fogo de calibre permitido pela GCM de Guarujá. Foram licitadas 200 armas e, nesta primeira etapa, foram entregues 35 pistolas pt59s da marca Taurus.


O secretário de Defesa e Convivência Social Luiz Cláudio Venâncio Alves declarou: “Os guardas municipais precisam ter condições técnicas e de equipamentos para fazer a segurança pública de um modo geral. E é isso, que o nosso governo tem feito, valorizando e investindo na formação e aperfeiçoamento desses guerreiros”.


Para ter autorização para o porte, o guarda deve comprovar a realização de um treinamento técnico de, no mínimo, 60 horas para porte de armas de repetição e 100 horas para porte de armas semiautomáticas. No total, 35 GCMs passaram pelo curso de capacitação. O treinamento técnico foi ministrado pela Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, por meio de um acordo de cooperação técnica com as secretarias de ambas as cidades. O acordo prevê ainda a formação de 150 guardas de Guarujá.


Na mesma cerimônia, também foram entregues os certificados dos sete GCMs que participaram do curso de formação de armeiros, ministrado pela empresa Taurus, no município de São Leopoldo/RS. Esta capacitação habilita os agentes a manusear, realizar manutenção preventiva e pequenos reparos no armamento.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral