Luta contra as drogas ganha mais uma turma formada pelo Proerd | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Segurança
Foto: JCN

Luta contra as drogas ganha mais uma turma formada pelo Proerd

Formatura de 315 alunos de escolas municipais de Bertioga ocorreu na manhã desta quinta-feira, 25


25 de outubro de 2018 às 14:59
Por Mayumi Kitamura
Foto: JCN

Foto: JCN

Foto: JCN

Foto: JCN

Foto: JCN

Foto: JCN

A luta contra as drogas ganhou um reforço neste ano em Bertioga, com a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) 2018. Ao todo, 315 crianças e adolescentes participaram da cerimônia de término de curso e receberam certificados. 


Saiba primeiro! 📲 Participe do nosso grupo de WhatsApp: https://bit.ly/2NlExy3


O Proerd, realizado pela Polícia Militar em parceria com o município, é uma iniciativa de educação preventiva ao uso de drogas. O foco nas escolas visa evitar que crianças e adolescentes possam sequer iniciar o uso dessas substâncias. 


O comandante da PM em Bertioga, o capitão Silva Junior, reforça a importância da iniciativa nas escolas. "A escola tem uma participação muito boa na formação da resistência as drogas, ou seja, ensinar as crianças a dizer não para aquelas situações onde um amigo ou alguém tenta passar drogas que sejam lícitas, como cigarro ou bebida alcoólica, e até as ilícitas, como maconha e outras. Então o programa veio para mostrar para a criança como ela pode falar não de uma forma que ela não vai se sentir melindrada, dizendo realmente que não quer aquilo para a vida dela". 


A aluna da EM Giusfredo Santini, Kathelyn Souza, de 11 anos, comenta o que levará do curso para toda a sua vida. "Eu acho que é bom para o meu futuro, para não usar drogas, cocaína, tudo. Agora eu sei que vou conseguir falar não às drogas".


Mostrando que aprendeu direitinho os ensinamentos da iniciativa, o aluno de 12 anos da EM Delphino Stockler de Lima, Carlos Eduardo Detogli comenta algumas das consequências das drogas no corpo do usuário.  "Não se deve usar drogas porque elas fazem mal para o pulmão, que fica todo preto; prejudica a respiração, fica muito ruim; você não consegue comer direito; fica com os olhos vermelhos; e pode matar de câncer também".


Mãe de um dos formandos do Proerd, a doméstica Maria Aparecida Alexandre Alves comenta que já alertava os filhos em casa para não aceitar nada de estranhos, e a iniciativa só reforça o seu cuidado. Disse ela: "A gente vê muita coisa ruim acontecendo no mundo né? Ainda mais por causa de droga. Tem muita gente ruim que oferece, e eu sempre digo para eles que, quando alguém oferecer qualquer coisa, para não aceitarem. Por isso acho importante".


Na cerimônia de formatura, realizada no galpão ao lado da Secretaria de Educação de Bertioga, receberam certificados os alunos EM Delphino Stockler de Lima, EM Jardim Vista Linda e EM Giusfredo Santini.


Proerd

O Proerd é um programa de prevenção ao uso de drogas e à violência em que policiais militares fardados e previamente treinados vão até as escolas cadastradas, onde ensinam crianças e adolescentes do ensino fundamental os perigos das drogas e como agir. 


Entre os temas trabalhados com os alunos estão: auto estima; efeitos das drogas; e como viver longe das drogas e ter uma vida saudável e com responsabilidades. 


Últimas Notícias