Guarujá estuda integração de acupuntura na rede municipal | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Guarujá estuda integração de acupuntura na rede municipal

Da Redação
04 de novembro de 2019 às 16:32
Foto: Divulgação/Helder Lima

Foto: Divulgação/Hygor Abreu

 

Munícipes de Vicente de Carvalho, que retiram medicamentos de alto custo para problemas respiratórios na rede pública, poderão fazer parte de tratamento de acupuntura para melhora na qualidade de vida. O Atlas da Saúde é projeto piloto da Secretaria de Saúde (Sesau), em parceria com a Universidade Nove de Julho (Uninove), e visa integrar a acupuntura asmática na Rede Municipal de Saúde.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


O estudo terá duração de três meses e as avaliações médicas serão feitas, semanalmente, no Centro de Recuperação e Fisioterapia do Guarujá (Avenida Ademar de Barros, 210 - Santo Antônio). A pesquisa é um desmembramento do Atlas da Poluição, estudo que identificou picos de poluição no Distrito portuário da cidade, que resultou no acréscimo da retirada de medicações para problemas respiratórios na rede pública.


Foram realizados testes de espirometria - técnica que identifica a atividade pulmonar, com 30 pacientes selecionados (por iniciativa voluntária) para a pesquisa na última quinta-feira, 31. A atividade foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pae Cará, por fisioterapeutas da Universidade Católica de Santos (UniSantos) e é uma pré-avaliação para que os pacientes iniciem com a acupuntura.


O que é ?

A acupuntura consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratamento de doenças físicas e emocionais e está incluída nas Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares (PNPICs), que visam a implementação de tratamentos alternativos na saúde pública.


A professora de farmacologia e coordenadora do Projeto, Viviani Rastelli explica que a medida visa avaliar o impacto da poluição na qualidade de vida da população. “Qualquer tipo de medicamento possui seu efeito benéfico e reações adversas. Em longo prazo, os remédios para asma podem levar à hipertensão, diabetes e osteoporose. A acupuntura visa melhorar a qualidade de vida para que os pacientes utilizem menos medicamentos e tenham menos risco de efeitos colaterais”.

Junto da professora, participam da pesquisa alunos de Farmácia, que utilizam o estudo para iniciação científica, residência multiprofissional e pós-graduação em acupuntura.

Foto: Divulgação/Hygor Abreu
 

A munícipe Juçara Aparecida Nascimento, de 64 anos, mora na Vila Rã e faz uso de Alenia para tratar a asma. “Meu medicamento é para a vida toda. Se o tratamento trouxer benefícios e for implantado na rede, será muito melhor para mim e para quem também faz uso do remédio”.


No dia 24, os pacientes participaram de uma apresentação do projeto no Sindicato dos Servidores Públicos do Guarujá (Sindserv), Jardim Boa Esperança. No local, foram abordados os benefícios da acupuntura e o passo a passo do projeto, além de questionário que avaliou a qualidade de vida e o grau asmático de cada paciente, para que fossem selecionados grupos por gravidade da doença.

 


Atlas da Poluição

Em parceria com a Uninove, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Adventista de São Paulo (UNASP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), a Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá (Semam) apresentou, em setembro, os primeiros resultados do Atlas da Poluição, estudo que identificou picos de poluição na área portuária da cidade.


O principal objetivo do Atlas é fornecer dados para que sejam criadas políticas públicas que visem melhorar a qualidade de vida da população da cidade. O projeto tem duração de dois anos e está em seu nono mês de atividade. Para a pesquisa, são utilizadas bromélias barba-bode, que retém agentes poluidores em suas folhas, permitindo a coleta de dados precisos de poluição atmosférica.


O secretário de Meio Ambiente, Sidnei Aranha, também reforça a parceria da Semam com a Sesau na iniciativa. “O Meio Ambiente está mais que relacionado com nossa saúde. Não basta apenas eliminar os problemas ambientais, é nosso dever também cuidar dos moradores da região, que também sofrem com a poluição”.

 

O que fazer em Guarujá

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - de 14 a 20 de fevereiro

  • Coroa - 14 a 20 de fevereiro

    COROA_ Momento de luz e equilíbrio, fase onde você valoriza mais as questões profissionais e busca o aperfeiçoamento para tais questões. Não será fácil manter o equilíbrio diante de muitas tarefas, mas a vontade de progredir é muito maior portanto você analisa os prós e os contras de tudo e decide o que vai fazer daqui pra frente. No amor o período é de paz e luz onde você consegue tranquilizar o seu coração e a pessoa amada entende seus esforços.

  • Candeias - 14 a 20 de fevereiro

    CANDEIAS_ Dias de luz e alegrias, fase de recomeços enfim você se conscientiza de certas questões e analisa o tempo em que perdeu com situações desagradáveis. Você está renascendo das cinzas, criando novos projetos, pensando numa nova fase muito mais positiva em questões amorosas, muitas vezes é preciso buscar a paz em todos os sentidos pois é o que a sua vida precisa agora, e a semana vai ser de muito raciocínio lógico principalmente na área trabalhista.

  • Roda - 14 a 20 de fevereiro

    RODA_ Confusões em seus pensamentos, pode ser que você tenha se precipitado em assumir um compromisso familiar no qual não estaria com tempo disponível para cumprir. Agora você enfrenta uma fase muito mais difícil pois não quer voltar atrás com a sua palavra, mas na verdade tudo é uma questão de tempo e em breve você vai conseguir conciliar todos os setores de sua vida. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual.

  • Sino - 14 a 20 de fevereiro

    SINO_ Infelizmente você apostou errado novamente, e acabou encontrando muitos problemas no meio do caminho, agora enfrenta as circunstâncias porém tudo pode ser diferente se você encarar a realidade e ir em busca de novas respostas que façam mais sentido para a sua vida. Principalmente no amor onde tudo está muito confuso em sua mente e em seu coração, estar com alguém por estar não faz sentido nenhum, vá atrás do que realmente você quer pra sua vida.

  • Moedas - 14 a 20 de fevereiro

    MOEDAS_ Dias de muitas alegrias, momento de paz e novas oportunidades onde tudo começa a fazer mais sentido em sua vida. Uma fase favorável para questões profissionais, momento oportuno em todos os sentidos, chegou a hora de progredir, vá em busca de novos aprendizados, busque o foco dos seus objetivos sem se prender a nada. No amor esta é uma fase de equilíbrio e muita luz, você busca a paz ao lado da pessoa amada e encontra motivos de sobra pra continuar.

  • Adaga - 14 a 20 de fevereiro

    MACHADO_ Você está ganhando forças diante das situações, muita luz espiritual e alegrias em todos os sentidos, este é um momento muito favorável onde você vai conseguir a resposta ideal para os seus objetivos. Uma resposta positiva no amor trará muita paz a você, chegou a hora de reverter este quadro que a um bom tempo só te trouxe preocupações. Os dias que se seguem serão de muito progresso principalmente nas questões profissionais.

  • Ferradura - 14 a 20 de fevereiro

    FERRADURA_ Momento de progresso, a semana será de muitas oportunidades pessoais, você está numa fase de boas negociações nas questões profissionais, boas respostas surgem e você arrisca um pouco mais. Você se preocupa demais com questões familiares e acaba se enrolando no meio do caminho, infelizmente muitas coisas precisam de tempo para serem resolvidas, e apesar dos seus esforços muitas delas acabam não sendo solucionadas. Deixe o tempo agir.

  • Taça - 14 a 20 de fevereiro

    TAÇA_ As mudanças que se seguem trarão as respostas ideais em seus caminhos, tudo pode mudar sim e será preciso manter a calma para lidar com algumas situações. Novas oportunidades em questões trabalhistas, cabe a você decidir qual caminho irá seguir, mas lembre-se que a liberdade sempre foi o seu lema, procure seguir os seus instintos pois neste momento será preciso manter o equilíbrio e a fé diante dos seus objetivos.

  • Capela - 14 a 20 de fevereiro

    CAPELA_ Momento de boas realizações, fase de progresso e luz, dias de muitas novidades e grandes respostas, é preciso manter a ordem dos seus objetivos, tentar buscar a paz interior para lidar com questões principalmente familiares, pois imprevistos acontecem mas você não deve generalizar os fatos, para tudo tem uma explicação. No amor surge uma grande confusão em seus pensamentos, é preciso saber lidar com os fatos.

  • Punhal - 14 a 20 de fevereiro

    PUNHAL - Avalie cada resultado ao seu redor, permita-se a este luxo nessa semana pois você tem batalhado muito para alcançar os seus objetivos. Construa a sua força interior, livre-se de certas situações que venham a te incomodar de  certa maneira. O momento é favorável a você e o seu precioso tempo deve ser valorizado com questões mais positivas. Você pediu respostas e estas chegaram, aproveite-as de maneira positiva.

  • Estrela - 14 a 20 de fevereiro

    ESTRELA_ Não adianta cruzar os braços e esperar que a resposta caia do céu, muitas vezes é preciso correr atrás dos seus objetivos, ir em frente na busca de dias melhores, de respostas realmente significativas e não ficar imaginando o que pode ter ocorrido, imprevistos acontecem o mais importante é a sua capacidade de dar a volta por cima, é hora de acordar e criar novas respostas. No amor não é diferente, se não deu certo não enrole pois a vida passa e as boas oportunidades também.

  • Machado - 14 a 20 de fevereiro

    MACHADO_ Você está ganhando forças diante das situações, muita luz espiritual e alegrias em todos os sentidos, este é um momento muito favorável onde você vai conseguir a resposta ideal para os seus objetivos. Uma resposta positiva no amor trará muita paz a você, chegou a hora de reverter este quadro que a um bom tempo só te trouxe preocupações. Os dias que se seguem serão de muito progresso principalmente nas questões profissionais.