Guarujá cria força-tarefa para intensificar ações contra mortalidade infantil | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Guarujá cria força-tarefa para intensificar ações contra mortalidade infantil

Da Redação
06 de setembro de 2019 às 10:41

Na última segunda-feira, 2, o prefeito de Guarujá, Válter Suman, reuniu representantes de diversos setores da saúde e parceiros para criar uma força-tarefa, a fim de intensificar as ações de combate à mortalidade infantil no Município. As estratégias envolvem atuação socioeducativa e cuidados que passam pelo pré-natal, aleitamento materno e planejamento familiar.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNGUARUJA2 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


A reunião foi realizada no Paço Moacir dos Santos Filho, e reuniu cerca de 50 pessoas. Participaram representantes das Unidades Básicas e de Saúde da Família; Urgência e Emergência; Vigilância em Saúde; Diretoria de Planejamento em Saúde; Comitê Municipal de Vigilância à Mortalidade Materno, Fetal e Infantil; Conselho Municipal de Saúde; Agentes Comunitários; Hospital Santo Amaro, Hospital Guarujá; Organização Social Pró-Vida e representante Legislativo, além das Universidades de Ribeirão Preto (Unaerp) e do Oeste Paulista  (Unoeste).



O secretário de Saúde, Vitor Hugo Straub Canasiro, exibiu um panorama histórico da mortalidade infantil na Baixada Santista, e sua relação com a vulnerabilidade social. “Guarujá tem 46,2% da sua população vivendo em situação de vulnerabilidade alta, um problema que se arrasta há décadas e para o qual o poder público, atualmente, vem dedicando especial atenção”, introduziu.



Segundo o secretário, criar um enfrentamento à mortalidade infantil não envolve apenas ações relacionadas à saúde. “Engloba outros setores, tais como: assistência social, educação e segurança pública. Precisamos alinhar estratégias que passam por soluções multifatoriais”, apontou.


Já o chefe do Executivo afirmou que Guarujá está em guerra contra a mortalidade infantil. “É um encontro histórico e não mediremos esforços para mudar essa realidade, fazendo parcerias, chamando a responsabilidade de todos os setores e também co-responsabilizando os indivíduos quanto aos cuidados pessoais e de saúde”, declarou Válter Suman.



O que tem sido feito?

A Secretária de Saúde vem intensificando ações na linha de cuidado, tanto com a mãe quanto com o bebê. Dentre as iniciativas, o aumento da busca ativa das gestantes faltosas, rápida liberação de exames com alguma alteração, para agilizar o tratamento mais oportuno (já que causas infecciosas podem levar a partos prematuros), parceria com o laboratório prestador de serviços; aumento da oferta de exames de ultrassonografia obstétrica; aumento de 30% em vagas no pré-natal de alto risco, entre outras ações.

 

Paralelamente, as equipes que atendem diretamente a gestaste passam por capacitações periódicas, quanto ao pré-natal e à importância do aleitamento materno e do planejamento familiar. Campanhas de divulgação da importância do pré-natal, também estão sendo programadas.

 

Outra ponta de ação é o Programa Saúde na Escola (PSE), com palestras de orientação sobre gravidez na adolescência (e outros assuntos), oferecidas aos alunos do Fundamental II, da rede municipal.

 

Para a agente Comunitária de Saúde, Vandy Prudêncio, o empenho de cada equipe será fundamental. “Já conversei com os profissionais da minha unidade para intensificarmos as ações como levantamento das gestantes faltosas, planejamento familiar e um grupo de prevenção e educação sexual para adolescentes”, afirmou a agente Comunitária da Usafa Jardim Conceiçãozinha.

 

Já o professor José Isaias Costa, da Unaerp, ressaltou a alta capacidade técnica da equipe do Guarujá  e parabenizou o trabalho e  organização da reunião.

 


Positivo

Guarujá reduziu drasticamente a mortalidade materna, no ano passado, chegou a zero. “Não estamos parados. Temos trabalhado duro pela vida, tanto da mãe, quanto do bebê”, afirmou a coordenadora de Saúde da Mulher, a ginecologista e obstetra Adriana Machado.

Destaques

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Colunas e Blogs

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.