RECORDES NO PORTO

Porto de Santos registra novos recordes na movimentação de cargas

Melhorias no sistema de agendamento e infraestrutura impulsionam produtividade portuária, com destaque para o agronegócio

Redação
Publicado em 29/08/2023, às 16h17

FacebookTwitterWhatsApp
Porto de Santos bateu novos recordes em julho deste ano ao movimentar 15,3 milhões de toneladas de mercadorias - Divulgação APS
Porto de Santos bateu novos recordes em julho deste ano ao movimentar 15,3 milhões de toneladas de mercadorias - Divulgação APS

O Porto de Santos, considerado o maior da América Latina, bateu novos recordes em julho deste ano ao movimentar 15,3 milhões de toneladas de mercadorias, marcando um aumento de 5,2% em relação ao mesmo período no ano anterior, quando o volume chegou a 14,5 milhões de toneladas.

No acumulado do ano, o movimento do porto já soma 96,3 milhões de toneladas, um aumento significativo de 0,8% em relação ao período anterior. O destaque fica por conta das cargas provenientes do agronegócio, no qual a soja se sobressai com 2,1 milhões de toneladas movimentadas apenas em julho, representando um impressionante aumento de 65,7% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

No acumulado do ano, foram 26,7 milhões de toneladas de soja movimentadas, indicando um aumento de 16,3%. Os dados foram divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), nesta terça-feira (29).

Outro setor que contribuiu para o crescimento portuário é o açúcar, com um movimento de 2,2 milhões de toneladas em julho e 10,4 milhões de toneladas nos primeiros sete meses de 2023, o que representa um aumento de 4,9% em ambos os períodos.

Já o volume embarcado de milho no ano alcançou 4,3 milhões de toneladas, apresentando um crescimento de 3,7%. A expectativa é de um crescimento ainda maior nos embarques de milho no segundo semestre, com a entrada da segunda safra.

O presidente da APS Anderson Pomini destacou a expansão da infraestrutura para atendimento às safras agrícolas no complexo portuário. Pomini ressaltou os investimentos realizados por players multinacionais de alimentos, como a Cofco, que está expandindo o terminal STS11 para se tornar o maior terminal para granéis vegetais do país.

As exportações de milho e soja também tiveram um papel relevante, com o Porto de Santos sendo responsável por escoar 27,2% das exportações nacionais de milho e 36,1% das exportações de soja de janeiro a julho deste ano.

No cenário geral, as operações de embarque atingiram a marca de 11,6 milhões de toneladas em julho, registrando um crescimento de 8,6%. No acumulado do ano, foram movimentadas 71,7 milhões de toneladas, representando um aumento de 2,9% em relação ao mesmo período de 2022.

Entretanto, as descargas apresentaram um ligeiro declínio, atingindo 3,7 milhões de toneladas em julho, com uma redução de 5,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O acumulado anual das descargas foi de 24,5 milhões de toneladas, apresentando uma redução de 4,8%.

Ainda de acordo com a relatoria da APS, os embarques de granéis líquidos também contribuíram para o crescimento, com destaque para o suco cítrico, que teve um aumento mensal de 16,1% e acumulado no ano de 8,3%, além do álcool, com um crescimento de 111,7% no mês e 35,1% nos primeiros sete meses do ano.

Apesar de uma leve redução na movimentação de contêineres, com 420,3 mil TEUs em julho (4,6% a menos em comparação com o ano anterior), o acumulado do ano se manteve 6,5% abaixo do mesmo período do ano anterior, totalizando 2,6 milhões de TEUs.

Os granéis sólidos alcançaram um aumento de 7% no ano, somando 52,8 milhões de toneladas, enquanto os granéis líquidos atingiram 10,8 milhões de toneladas, representando uma queda de 1,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A movimentação também se refletiu na atracação de navios, que alcançou 3.125 embarcações nos primeiros sete meses do ano, um crescimento de 3,8%.

Corrente comercial

Em termos de participação na corrente comercial brasileira, o Porto de Santos apresentou um crescimento, atingindo 28,4%. Além disso, 31,2% das transações comerciais nacionais com o exterior tiveram a China como parceira. São Paulo permanece como o estado com maior participação nas transações comerciais com o exterior, com 54%, por meio do Porto de Santos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!