Portal Eleições Limpas 2020, que checa idoneidade de fornecedores de partidos, é lançado | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Portal Eleições Limpas 2020, que checa idoneidade de fornecedores de partidos, é lançado

Da Redação
01 de julho de 2020 às 17:49
.

Foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (1º/7) o Portal Eleições Limpas 2020, ferramenta tecnológica à disposição dos partidos políticos, dos candidatos, das autoridades e dos demais atores do processo eleitoral para a checagem da idoneidade de fornecedores e prestadores de serviço contratados pelas campanhas. O portal, a partir da simples digitação do CNPJ ou do CPF, varre os bancos de dados e apresenta em uma única tela os dados relativos à pessoa jurídica ou pessoa física objeto da pesquisa.

"Esse portal vai nos trazer a tão importante transparência", declarou o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, que presidiu a solenidade realizada pela plataforma Teams e transmitida ao vivo pela página do MPSP no Youtube. A mesa virtual foi composta pelo procurador regional eleitoral, Sérgio Medeiros; pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edgard Camargo Rodrigues; pela corregedora-geral do MPSP, Tereza Exner; pelo vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Paulo Galizia; pelo procurador de Contas, Thiago Pereira Lima; pelo procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia; pelo procurador-geral de Justiça de Sergipe, Eduardo D'Avila; pelo secretário especial de Assuntos Eleitorais do MPSP, Luiz Fernando Rodrigues Pinto Junior; pelo promotor da 1ª Zona Eleitoral, Fábio Bechara; pelo presidente da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Caio Augusto dos Santos; pelo defensor Eduardo Fontes; pelo ouvidor do MPSP, Gilberto Nonaka; pelo diretor da Escola Superior do MPSP, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa; pelo secretário do Conselho Superior do MPSP, José Carlos Cosenzo; e pelo presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Paulo Penteado.

Em seu discurso, Sarrubbo ressaltou que as "eleições são de fato o momento em que se reafirma a democracia representativa no Brasil". Para ele, o pleito pode ajudar na superação de "qualquer movimento que venha contra o Estado Democrático de Direito".  O PGJ destacou três pontos que, em seu entendimento, são primordiais para que ocorram eleições limpas de fato: combate às fake news, candidaturas femininas efetivas e uma relação idônea entre as legendas e seus fornecedores.  "Convido a todas as agremiações que façam a adesão a essa iniciativa", disse Sarrubbo, que encerrou a sua manifestação com "um braço especialíssimo" à equipe eleitoral do MPSP, citando o secretário especial, Bechara e as assessoras Ana Laura Bandeira Lins Lunardelli e Vera Taberti.

O procurador regional eleitoral também homenageou o time. "O trabalho que eles têm desenvolvido é notável", disse Medeiros. Para ele, usando essa ferramenta os partidos vão ter muito menos problemas lá na frente. Em sua exposição, Bechara comentou que o portal pode ser utilizado pelos membros do Ministério Público de todo o Brasil. Ele agradeceu a todos os parceiros - Fiap, Instituto Ethos, Foccosp, MCCE, Transparência Internacional, OAB-SP e Insper - e sublinhou que o portal "só foi possível porque muitas mãos e muitas cabeças se engajaram e se envolveram".

Na opinião do secretário de Assuntos Eleitorais, o portal auxilia na lisura do pleito, já que "a rejeição das contas aponta para a anulação do resultado". Tereza viu na inovação um movimento em favor de "duas frentes cruciais: a transparência e o controle social".  O vice-presidente do TRE também elogiou o projeto. "Isso facilitará o processo de prestação de contas", afirmou Galizia. "A OAB estará ao lado do Ministério Público para que juntos possamos defender a transparência", declarou Santos. Oliveira e Costa informou que a Escola lançou um curso a distância sobre eleições, mostrando que o tema é prioridade para o MPSP. "É mais uma ferramenta em prol da democracia", constatou Penteado. O Ministério Público de Sergipe vai bater na porta do Ministério Público de São Paulo para trazer essa ferramenta para cá também, disse o procurador-geral do MPSE. "Estamos todos imbuídos desse mesmo propósito", afirmou o procurador-geral paranaense, referindo à realização de eleições limpas.

As legendas que já aderiram ao compromisso por eleições limpas em São Paulo até o momento são: Democracia Cristã, Patriota, PCB, PDT, PSB, PTB, Rede, Republicanos e UP.

Fonte: MPSP

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 30 de julho a 6 de agosto

  • COROA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Fase de revoluções onde você vira o jogo e busca respostas de uma maneira mais agressiva, é preciso ter cautela com as palavras para não ter problemas maiores. Cuidado para não confundir o seu relacionamento amoroso com suas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, buscando o equilíbrio para lidar com algumas questões particulares. Questões familiares são melhores resolvidas depois de uma conversa amiga.

  • CANDEIAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) O momento não te favorece muito, porém tudo pode mudar dentro de um determinado tempo, basta você saber lidar com todas as situações e não se precipitar diante dos fatos. Cuide-se mais em questões profissionais, fuja do comodismo e arrisque um pouco mais, as questões que te rondam podem não estar favoráveis mas isso não quer dizer que você não tenha a capacidade para dar a volta por cima. Saiba lidar com todas as situações.

  • RODA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Fase de renovação, de entusiasmo e muita fé, você se depara com boas respostas porém os dias esclarecem os assuntos e você passa a se preocupar menos, tudo começa a fazer mais sentido enfim até mesmo há uma melhora nas questões de saúde. O momento é de bons pensamentos, bons sentimentos enfim aquela nuvem de preocupações familiares começa a se dissipar e os dias ficam melhores, mais oportunos.

  • SINO - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO)  Momento de renovação, de fé e entusiasmo, você volta a agir diante das situações, consegue mudar o que for preciso e vai um pouco mais além daquilo que você precisa. As mudanças favorecem o seu astral, mas você precisa resolver certos assuntos pendentes, encarar de frente certas situações que acabaram te trazendo uma certa dor de cabeça. No amor tente entender a pessoa amada, muitas vezes voc~e age com grosseria sem necessidade.

  • MOEDAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Você tende a mudar a sua maneira de agir nas questões profissionais, está mais tranquilo(a) diante dos assuntos financeiros porém ainda enfrenta certas dificuldades em particular. Controle-se diante dos fatos, busque a paz acima de tudo, deixe o tempo agir e liberte-se do passado vivendo uma vida mais equilibrada no presente. No amor tudo tende a ficar bem dentro de alguns dias, os relacionamentos começam a acontecer de maneira positiva.

  • ADAGA - 30 de julho a 6 de agosto

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Fase de fé e determinação, momento de luz e boas energias astrais, você busca novidades para os seus caminhos, está decidido(a) a inverter as situações e seguir uma nova jornada muito mais positiva. Garra e determinação não vão faltar neste momento de mudanças radicais e sentimentos fortes e intensos, será preciso fôlego para seguir com seus bons planos. No amor será preciso tomar cuidado com as palavras pois sem querer você pode ofender a pessoa amada.

  • FERRADURA - 30 de julho a 6 de agosto

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Dias de luz e alegrias, momento de boas realizações e novidades que mudam o seu astral, é hora de agir diante das questões, favorecer a sua vida de maneira positiva. Concentre-se mais em seus objetivos, busque a paz espiritual para os seus caminhos, não se deixe levar pelos imprevistos que rondam a sua vida. Esqueça o passado e viva o presente, corra atrás dos seus objetivos com mais intensidade e muita fé.

  • TAÇA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Será preciso muito equilíbrio e muita compreensão de sua parte para virar o jogo diante das questões, não se deixe levar pelos fatos, faça o que for preciso para vencer seus obstáculos, deixe pra lá tudo aquilo que só atrapalha os seus caminhos, vá viver as suas oportunidades de maneira positiva sem se deixar levar pelos acontecimentos. Mudanças em sua maneira de pensar e de agir, reviravoltas favoráveis que trazem a ti uma alegria a mais para continuar, para criar uma nova história.

  • CAPELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Você decide seguir com mais fé e entusiasmo, porém ainda enfrenta certas situações de maneira firme e decidida, sabe que está enfrentando grandes batalhas porém ainda mantém o foco dos seus objetivos. Mudanças costumam acontecer em seus caminhos para que você aprenda a se desapegar de situações nada favoráveis. Tente manter o foco dos seus objetivos e se liberte de tudo aquilo que de uma certa maneira te perturba.

  • PUNHAL - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL)  Momento de reorganizar seus planos buscando o equilíbrio diante de todos os assuntos.No amor tente ser compreensivo(a) para não resultar num término desnecessário. Tudo tem o tempo certo para acontecer portanto não insista em algo que ainda está longe de te dar uma resposta positiva, você pode estar perdendo tempo e outras boas oportunidades que com certeza te trarão melhores respostas profissionais e financeiras.

  • ESTRELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO)  Fase de amor e fé, momento de boas realizações e de novidades que esclarecem os seus ideais, é hora de seguir em frente, aceitar os fatos e virar o jogo com mais entusiasmo e alegria, embora ainda existam certas questões a serem resolvidas você segue a sua intuição e as respostas surgem de maneira satisfatória em seus caminhos. Na busca de dias melhores tudo começa a acontecer de maneira positiva, você se liberta dos seus medos e encara uma nova jornada.

  • MACHADO - 30 de julho a 6 de agosto

     ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Boas vibrações, maravilhosas respostas, momento de luz e alegrias, fase de paz, de união e reviravoltas favoráveis em seus caminhos. Mudanças necessárias e oportunas surgem e você se depara com situações agradáveis que incentivam os seus bons projetos. Cuide-se bem sempre e não se deixe levar pelos imprevistos ao seu redor, continue focado(a) em seus objetivos pois você já sentiu que tudo tende a dar certo. No amor novas respostas surgem porém seu foco é outro nos dias de hoje.