Vereadores de Cubatão aprovam plano municipal de saneamento básico | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Vereadores de Cubatão aprovam plano municipal de saneamento básico

Da Redação
04 de dezembro de 2019 às 17:33

O projeto de lei, que institui o Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico (PMISB) de Cubatão, foi aprovado pelos vereadores na sessão de terça-feira, 3. A iniciativa, de autoria do Poder Executivo, estabelece normas para a prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgoto na cidade. A matéria foi aprovada em primeira e segunda discussões, a última em regime extraordinário.


Na justificativa do projeto, a administração menciona que haverá uma fiscalização maior em relação ao abastecimento de água potável, no sentido de verificar o seu tratamento e distribuição. Também será fiscalizado o saneamento, bem como atividades de coleta, transporte e tratamento, desde as instalações nos prédios até o lançamento final no meio ambiente.


Participe dos nossos grupos  http://bit.ly/CNAGORA6 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


O princípio que norteará a condução dos serviços de abastecimento de água e esgoto será a universalização do acesso; a integralidade, entendida como conjunto de todas as atividades e componentes de cada serviço, de forma que garanta à população o acesso de acordo com as suas necessidades e a certeza de um serviço prestado com eficácia.


O vereador Rafael Tucla (PT) elogiou o projeto aprovado, uma vez que o legislador entende que este era um problema que deveria ser solucionado há muitos anos. “Teremos a garantia que todas as revindicações do povo sejam atendidas”.


O vereador Ivan Hildebrando (PSB) criticou os serviços prestados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), dentre eles o corte do fornecimento de água sem aviso prévio, e que era esperada uma contrapartida. Diante disso, o parlamentar entende que este novo contrato responderá às exigências estabelecidas pela municipalidade, uma vez que a empresa responsável não poderá  prestar os serviços sem a fiscalização. “Todas as ações da Sabesp na cidade serão devidamente fiscalizadas”, comentou.


No próximo dia 12,  ocorre a audiência pública para apresentar a documentação e colher sugestões e recomendações, além de esclarecer possíveis dúvidas. O encontro, das 18h às 21h30, no anfiteatro da Câmara Municipal, será aberto ao público, incluindo representantes de entidades da sociedade civil e de instituições públicas e privadas.


A realização da audiência pública atende o que determina a Lei Federal 12.305/2010; e o artigo 51 da Lei Federal 11.445/2007, combinado com o artigo 26, inciso II do Decreto Federal 7217/2010. Essa legislação estabelece Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico.


Antes da audiência, a comunidade também pode participar, encaminhando contribuições por intermédio do endereço eletrônico meioambiente@cubatao.sp.gov.br


Outros projetos

Ainda na sessão, três projetos de autoria dos parlamentares foram aprovados, dois deles em segunda discussão. O primeiro, de iniciativa do vereador Rodrigo Alemão (PSDB), institui no calendário oficial do município a Semana de Incentivo à Adoção”. O projeto que institui o programa Clínica Móvel, de autoria do vereador Toninho Vieira (PSDB), também teve a aprovação dos pares.


Já o vereador Aguinaldo Araújo (PDT) apresentou o projeto que denomina Maria Luiza da Silva Oliveira, o espaço Quem Gosta Cuida, nas dependências da área do Bom Prato. No documento, o parlamentar justifica que a homenagem é feita para a mãe do prefeito Ademário Oliveira, no sentido de reconhecer a mulher vitoriosa e guerreira que serviu de inspiração para muitas pessoas.


Este projeto também foi aprovado em primeira e segunda discussões,  a última em regime extraordinário.

O que fazer em Cubatão

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 23 a 29 de janeiro

  • Coroa - de 23 a 29 de janeiro

    COROA - Uma fase de luz e raciocínio lógico, você mantém a sua postura diante de certos assuntos profissionais, briga pelos seus direitos e vai à luta quando o assunto é progresso. No amor a fase é de paz e raciocínio, você busca manter a ordem em todos os sentidos, consegue entender a pessoa amada e entrega tudo nas mãos do destino, seguindo mais confiante de que, de agora em diante, tudo vai ser melhor, com equilíbrio e bom relacionamento.

  • Candeias - de 23 a 29 de janeiro

    CANDEIAS - Dias de luz e alegrias, fase de paz e boas decisões, chegou a hora de realizar os seus objetivos buscando a prosperidade acima de tudo. No amor o período é favorável onde você confia mais na pessoa amada se desprendendo de todas as situações desagradáveis que antes atrapalhavam o seu relacionamento. Chegou a hora de valorizar mais o seu lado profissional, focar mais em seus objetivos e não perder tempo com questões banais que não te trazem resultado algum.

  • Roda - de 23 a 29 de janeiro

    RODA - O período é de luz e crescimento pessoal enfim você consegue dar a volta por cima diante de certas situações, evita certos conflitos familiares desnecessários e segue em frente focando mais em seu lado profissional. Seus bons planos ganham forças depois de uma resposta positiva que a encoraja a seguir em frente, a semana também traz sorte financeira e equilíbrio nos assuntos profissionais. No amor a fase é tranquila, o momento é de paz.

  • Sino - de 23 a 29 de janeiro

    SINO - Semana de boas decisões, momento onde você coloca a cabeça no lugar e passa a raciocinar de maneira positiva. No amor é preciso deixar de lado certos jogos de pirraça que podem levar ao término do relacionamento, mantenha a calma e não julgue tanto a pessoa amada, por mais que você tenha os seus motivos chegou a hora de dar uma trégua a certas brigas banais. Em questões profissionais a semana segue tranquila e você consegue alcançar os seus objetivos.

  • Moedas - de 23 a 29 de janeiro

    MOEDAS - Momento de boas decisões onde você consegue raciocinar de maneira correta sobre os seus assuntos, dá a volta por cima e reflete sobre tudo o que está ao seu redor. No amor as respostas surgem e você tranquiliza o seu coração, chegou a hora de mudar o que for preciso e seguir com mais fé e entusiasmo diante das questões profissionais. Uma nova resposta trará o equilíbrio ideal para os seus caminhos, fortalecendo os seus planos financeiros.

  • Adaga - de 23 a 29 de janeiro

    ADAGA - Fase de luz e respostas em questões amorosas, chegou o momento de colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos, buscando assim o equilíbrio ideal para os seus caminhos. Em questões familiares o segredo é saber entender os fatos e não dar tanta importância a questões banais, o seu profissionalismo é mais importante no momento e prender-se a situações desagradáveis só trará a você um grande atraso para os seus bons planos.

  • Ferradura - de 23 a 29 de janeiro

    FERRADURA - Você começa a tomar boas decisões em questões profissionais, muda o que for preciso em seus caminhos e busca o foco dos seus objetivos, pois o seu trabalho será a sua prioridade dos próximos meses que estão pela frente. No amor esta é uma fase tranquila que te fortalece de uma certa maneira, você coloca fim a situações desagradáveis que antes te perturbavam e segue com  mais tranquilidade se desapegando de questões passadas que só te trouxeram dores de cabeça.

  • Taça - de 23 a 29 de janeiro

    TAÇA - Pequenos imprevistos podem surgir em seus caminhos, é preciso saber lidar com certas situações desagradáveis. Busque a paz para o seu coração, principalmente para  seu lado profissional. Os dias que se seguem serão de muita sorte em questões amorosas onde uma nova resposta fará mais sentido aos seus caminhos e te trará mais alegrias, apenas deixe tudo acontecer, o período é bem agradável em todos os sentidos. Segue em frente com seus bons planos e não deixe a sua vida parar por questões banais.

  • Capela - de 23 a 29 de janeiro

    CAPELA - Momento de respostas positivas, os dias serão mais agradáveis daqui pra frente, onde você conseguirá vencer os seus obstáculos. Não se deixe levar pelo medo, encare as situações de maneira positiva e arrisque um pouco mais em questões profissionais. No amor tudo pode acontecer de maneira positiva, as novas respostas que surgirem farão mais sentido para você, deixe o tempo virar o jogo e tudo ficará melhor.

  • Punhal - de 23 a 29 de janeiro

    PUNHAL - Semana bem agitada em questões profissionais, sua paciência vai estar bem curta por esses dias, mas você conseguirá resolver tudo de maneira positiva. No amor a semana não será muito favorável pois você pode ter sérias crises com a pessoa amada, por ser correta em suas atitudes enfrentará um grande duelo diante de certas atitudes da pessoa amada. Não será nada fácil colocar ordem em tudo, mas depois tudo acaba ficando bem.

  • Estrela - de 23 a 29 de janeiro

    ESTRELA - Cuidado para que o ciúme não te traga respostas negativas sobre o seu relacionamento, a semana será bem agitada neste sentido e será preciso manter a calma para não tomar conclusões precipitadas. Em questões profissionais o segredo é saber respeitar o tempo de tudo e não atravessar as situações na pressa de resolver tudo, o tempo sempre foi o seu melhor aliado portanto não o desafie tentando buscar um atalho para resolver certas situações.

  • Machado - de 23 a 29 de janeiro

    MACHADO - No amor o jogo é de paciência, você terá de manter a calma para lidar com a pessoa amada fugindo de encrencas desnecessárias. Os dias que se seguem serão de equilíbrio em questões profissionais onde você conseguirá as boas respostas que tanto precisa. Chegou a hora de manter a paz principalmente em questões amorosas, você precisa estar bem para aproveitar os bons momentos profissionais que se seguem, colocando ordem em tudo.