Cubatão inicia discussão do Orçamento Participativo com a população para 2020 | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Cubatão inicia discussão do Orçamento Participativo com a população para 2020

Da Redação
14 de julho de 2019 às 11:33

Com a eleição de quatro delegados e a indicação de 25 demandas de obras e melhorias para as vilas Natal e Esperança, a prefeitura de Cubatão deu início na noite de sexta-feira, 12, na UME D. Pedro II, às sessões plenárias para a elaboração do Orçamento Participativo do município para 2020, em cumprimento à Lei 10.257 de 2001.

Com o slogan “Sua voz construindo nosso futuro”, o Orçamento Participativo vai discutir onde investir a receita prevista de pouco mais de R$ 1.2 bilhão para 2020 com os moradores de todos os bairros do município, dividido em seis regiões.

Na noite de sexta-feira, com a participação do vice-prefeito Pedro de Sá Filho, do secretário de Assistência Social Sebastião Ribeiro do Nascimento (o Zumbi) e dos vereadores Laelson Batista (o Lalá), Érica Verçosa e Márcio Silva Nascimento (o Marcinho), ocorreu a eleição de quatro delegados e a discussão do Orçamento Participativo da Região III, que engloba moradores da Vila Natal e da Vila Esperança.

Delegados – Para um mandato de dois anos foram eleitos delegados do Orçamento Participativo da região III os munícipes Anderson Rosa Matias, Petronilo de Souza e Antônio Procópio Pires, representando a Vila Natal. Pela Vila Esperança foi eleito Alan Mota.

Demandas – Durante a plenária os moradores apresentaram 25 propostas de obras e melhorias para os bairros, das quais três foram as mais votadas: cobertura do canal da rua 8 (Vila Natal) – com implantação de jardim e área de lazer e melhorias na drenagem evitar alagamentos. Duas propostas ficaram empatadas em terceiro lugar: urbanização e limpeza de esgoto na Vila Natal.

As demais demandas, todas da Vila Natal – com exceção de uma da Vila Caique e outra do Sítio Novo, foram: melhorias na segurança do bairro, cursos para geração de renda, fechamento do acesso da Via Anchieta (para retornar pela UME Dr. Luiz Pieruzzi Neto), melhorias para saúde, ciclovia, instalação de lombadas, revitalização do bairro, urbanização, alteração do itinerário da linha 13, UPA (Sítio Novo), escritura definitiva das casas, construção de creches, sinalização da ciclovia, melhoria no transporte público, iluminação das ruas e passarelas, área de lazer, limpeza fluvial, geração de empregos, manutenção da ciclovia e construção de praças.

Próximas Plenárias – Região I – dia 15, às 19 horas na UME Antônio Ortega Domingues (rua Martim Afonso, 160 – Jardim Casqueiro). Bairros abrangentes: Jardim Casqueiro, Vila dos Pescadores e Parque São Luiz.

Região II – dia 16, às 19 horas na UME Martim Afonso de Souza (av. Dep. Emílio Justo, 50 – Jardim Nova Republica). Bairros: Jardim Nova República, Bolsões e Ilha Caraguatá.

Região V – dia 18 às 19 horas na UME Padre José de Anchieta (rua Salgado Filho, 130 – Parque Fernando Jorge). Bairros: Centro, Vila Couto, Vila Elizabeth, Jardim São Francisco, Jardim Costa e Silva, 31 de Março e Vale Verde.

Região VI – dia 19, às 19 horas na UME Estado de Alagoas (rua Faixa do Oleoduto, s/nº – Pinhal do Miranda). Bairros: Fabril, Pinheiro do Miranda, Cotas, Pilões, Mantiqueira, Vila Noel, Vila Light e Jardim São Marcos.

A última plenária será da Região IV no dia 22, às 19 horas, na UME João Ramalho (av. 9 de Abril, 4000 – Vila Nova), com os moradores das Vilas Nova, Santa Rosa e São José.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.